Os serviços que você sempre tem de fazer no carro a cada 10 mil km

Hoje em dia, o período de 10 mil km virou o padrão para as revisões periódicas, listamos o que deve ser verificado nelas

oficina mecanica shutterstock
Saiba o que não pode ser esquecido nas revisões (Fotos: Shutterstock)
Por Fernando Miragaya
Especial para o AutoPapo
Publicado em 28/08/2023 às 17h02

Quando você compra um veículo 0 km você tem de seguir as revisões obrigatórias para manter a garantia. Geralmente são intervalos de 10 mil km entre os serviços- ou um ano -, que valem também para carros usados e que não estão mais cobertos pela fábrica.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Isso porque existem serviços que você sempre tem de fazer no carro a cada 10 mil km. Outros componentes merecem vistoria regular. Veja agora 7 itens que devem ser checados e trocados dentro deste intervalo.

VEJA TAMBÉM:

Óleo lubrificante

mecanico trocando oleo motor carro automovel concessionaria
É importante respeitar o prazo e a especificação

Esse é mandatório entre os serviços que têm de ser feitos a cada 10 mil km. É preciso trocar o óleo dentro desse intervalo para que ele não perca suas propriedades, o poder de lubrificação das partes metálicas e mantenha o motor funcionando corretamente e dentro da temperatura ideal.

Óleo que passa desta quilometragem fica velho, faz o propulsor perder desempenho e o carro beber mais combustível. Além disso, pode contribuir para a formação de borra, o que pode levar à quebra do motor. Importante retirar todo o óleo velho antes de colocar o novo, respeitar o volume do cárter e usar o óleo dentro das especificações da fabricante do veículo.

Filtro de óleo

filtro oleo mecanico shutterstock fluido seminovo
O filtro deve ser trocado junto do óleo

O item deve ser inspecionado a cada revisão de 10 mil km do carro, e tem quem diga que dá para substituí-lo só a cada 20 mil km. Mas, na boa: trocou o óleo, troque o filtro. Até porque é uma peça que geralmente não passa dos R$ 50.

Com o rodar e o passar do tempo, a peça retém resíduos do lubrificante oxidado e pode contaminar o óleo novo que foi colocado no cárter. Por falar nisso, outro item que deve ser trocado a cada mudança de óleo é o(a) anel/arruela de vedação do cárter – ou bujão.

Filtro de combustível

filtro combustivel shutterstock 1
É ele que ajuda a limpar a gasolina que seu motor vai queimar

Mais um filtro na lista de itens que devem constar na revisão de 10 mil km do seu carro. O componente tem a missão de reter as impurezas presentes no combustível e preservar o cilindro de combustão e o motor como um todo

Com o tempo, o poder de filtragem da peça diminui. Isso pode fazer com que essas impurezas (poeira, ferrugem, partículas orgânicas  ferro) contaminem o conjunto mecânico, o que acarretará em aumento do consumo de combustível e perda de rendimento do automóvel.

Líquido de arrefecimento

reservatorio do liquido de arrefecimento chevrolet tracker rs 2024 1 2 turbo
A troca desse líquido é bem espaçada, mas é importante checar seu estado periodicamente (Foto: Eduardo Rodrigues | AutoPapo)

Deve ser checado nas revisões periódicas do carro. A água desmineralizada que ajuda a manter a temperatura do conjunto mecânico precisa estar sem colorações diferentes e com o aditivo que evita seu congelamento.

Sistema de freio

disco de freio velho e enferrujado foto shutterstock
O estado dos discos, pastilhas e lonas devem ser verificados pela sua segurança

As pastilhas e discos de freio do carro devem ser checadas a cada 10 mil km. São peças que dizem respeito direto à segurança do automóvel e de seus ocupantes. Desta forma, é importante observar se não há desgaste prematuro das peças e se, no caso do disco, ele não apresenta empeno ou fissuras.

Outro item que não precisa ser trocado, mas deve ser verificado, é o do fluido do freio. É necessário observar se existe sujeira no reservatório, a coloração do óleo, se houve contaminação de água e se o nível está correto.

Correia dentada

shutterstock correia dentada comando duplo de valvulas
Correia e tensores podem ter o desgaste acelerado por fatores externos

O tempo de duração da peça  é superior aos 10 mil km e costuma estar no manual do proprietário. Mesmo assim, deve ser inspecionada nas revisões periódicas. Afinal, se a correia arrebentar vai afetar diretamente o funcionamento do motor. Por isso, é importante que o mecânico veja se ela não está desgastada, com ranhuras ou ressecada.

Velas de ignição

mao segurando vela de ignicao de motor de carro
Problemas nas velas podem aumentar o consumo

Outra peça que tem durabilidade maior, mas que está entre os itens que devem ser checados no carro a cada 10 mil km. Algumas montadoras recomendam fazer a limpeza do componente e a regulagem dos eletrodos durante as manutenções periódicas.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
HAF 28 de agosto de 2023

Esqueceu de citar para revisão: O filtro de ar do motor, e o filtro de ar da cabine( se tiver)….
Observação importante: Itens que são observados pela PRF são: Paletas do limpador, esguinchos entupidos e lampadas de iluminação de placa( as vezes queimam e veículos sem computador de bordo não há avisos …. observar também pneus carecas inclusive o reserva. Abraço a todos.

Avatar
Deixe um comentário