Os serviços que você sempre tem de fazer no carro a cada 10 mil km
Hoje em dia, o período de 10 mil km virou o padrão para as revisões periódicas, listamos o que deve ser verificado nelas
Hoje em dia, o período de 10 mil km virou o padrão para as revisões periódicas, listamos o que deve ser verificado nelas
Quando você compra um veículo 0 km você tem de seguir as revisões obrigatórias para manter a garantia. Geralmente são intervalos de 10 mil km entre os serviços- ou um ano -, que valem também para carros usados e que não estão mais cobertos pela fábrica.
Isso porque existem serviços que você sempre tem de fazer no carro a cada 10 mil km. Outros componentes merecem vistoria regular. Veja agora 7 itens que devem ser checados e trocados dentro deste intervalo.
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Esse é mandatório entre os serviços que têm de ser feitos a cada 10 mil km. É preciso trocar o óleo dentro desse intervalo para que ele não perca suas propriedades, o poder de lubrificação das partes metálicas e mantenha o motor funcionando corretamente e dentro da temperatura ideal.
Óleo que passa desta quilometragem fica velho, faz o propulsor perder desempenho e o carro beber mais combustível. Além disso, pode contribuir para a formação de borra, o que pode levar à quebra do motor. Importante retirar todo o óleo velho antes de colocar o novo, respeitar o volume do cárter e usar o óleo dentro das especificações da fabricante do veículo.
O item deve ser inspecionado a cada revisão de 10 mil km do carro, e tem quem diga que dá para substituí-lo só a cada 20 mil km. Mas, na boa: trocou o óleo, troque o filtro. Até porque é uma peça que geralmente não passa dos R$ 50.
Com o rodar e o passar do tempo, a peça retém resíduos do lubrificante oxidado e pode contaminar o óleo novo que foi colocado no cárter. Por falar nisso, outro item que deve ser trocado a cada mudança de óleo é o(a) anel/arruela de vedação do cárter – ou bujão.
Mais um filtro na lista de itens que devem constar na revisão de 10 mil km do seu carro. O componente tem a missão de reter as impurezas presentes no combustível e preservar o cilindro de combustão e o motor como um todo
Com o tempo, o poder de filtragem da peça diminui. Isso pode fazer com que essas impurezas (poeira, ferrugem, partículas orgânicas ferro) contaminem o conjunto mecânico, o que acarretará em aumento do consumo de combustível e perda de rendimento do automóvel.
Deve ser checado nas revisões periódicas do carro. A água desmineralizada que ajuda a manter a temperatura do conjunto mecânico precisa estar sem colorações diferentes e com o aditivo que evita seu congelamento.
As pastilhas e discos de freio do carro devem ser checadas a cada 10 mil km. São peças que dizem respeito direto à segurança do automóvel e de seus ocupantes. Desta forma, é importante observar se não há desgaste prematuro das peças e se, no caso do disco, ele não apresenta empeno ou fissuras.
Outro item que não precisa ser trocado, mas deve ser verificado, é o do fluido do freio. É necessário observar se existe sujeira no reservatório, a coloração do óleo, se houve contaminação de água e se o nível está correto.
O tempo de duração da peça é superior aos 10 mil km e costuma estar no manual do proprietário. Mesmo assim, deve ser inspecionada nas revisões periódicas. Afinal, se a correia arrebentar vai afetar diretamente o funcionamento do motor. Por isso, é importante que o mecânico veja se ela não está desgastada, com ranhuras ou ressecada.
Outra peça que tem durabilidade maior, mas que está entre os itens que devem ser checados no carro a cada 10 mil km. Algumas montadoras recomendam fazer a limpeza do componente e a regulagem dos eletrodos durante as manutenções periódicas.
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Esqueceu de citar para revisão: O filtro de ar do motor, e o filtro de ar da cabine( se tiver)….
Observação importante: Itens que são observados pela PRF são: Paletas do limpador, esguinchos entupidos e lampadas de iluminação de placa( as vezes queimam e veículos sem computador de bordo não há avisos …. observar também pneus carecas inclusive o reserva. Abraço a todos.