Trocar o óleo do motor aos 5 mil ou 10 mil km? A cada 6 ou 12 meses?

Muitos motoristas ainda ficam na dúvida sobre o prazo para a troca do óleo do motor do carro, mas isso depende das condições de uso do veículo

Por Boris Feldman22/07/19 às 19h30

A troca do óleo do motor deve ser feita aos cinco mil quilômetros ou aos 10 mil quilômetros?

Depende: se você roda num trânsito urbano congestionado, no para e anda, a troca tem que ser feita aos cinco mil quilômetros. Ou se você roda um pouquinho de manhã até o escritório e mais um pouquinho de noite, de volta para casa, a troca é também aos cinco mil quilômetros, pois essas são consideradas condições severas.

Porém, se você roda sempre em trechos livres – marginais ou estradas – o óleo pode ser trocado aos 10 mil quilômetros. E a outra dúvida: trocá-lo aos seis meses ou aos 12 meses? Todos os óleos em motores mais modernos permitem sua troca aos 12 meses, independentemente da quilometragem rodada. Isso, graças ao extraordinário avanço tecnológico dos aditivos utilizados, hoje, na composição do óleo do motor.

oleo lubrificante troca fluido motor shutterstock
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (7 votos, média: 4,86 de 5)
loadingLoading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
7 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    renato carniel 24 de julho de 2019

    tem muita gente ficando neurotico com a saida da ford. os carros são bons o que vou fazer e recomendar e nunca mais comprar carro da ford. e um desrespeito com os compradores da marca. comprei um e ja quero me livrar dele não pelo carro, mas pela imcompetencia da ford com o povo brasileiro. ABAIXO FORD E NÃO VOLTE MAIS AO BRASIL.

  • Avatar
    Ira 23 de julho de 2019

    Sigo o manual. E não há especificão quanto ao “uso severo”.

  • Avatar
    Júnior 23 de julho de 2019

    Nosso combustível é batizado a rodo no Brasil, já na Argentina não sei, mas lá dizem que a gasolina é pura.

  • Avatar
    Fernando B 23 de julho de 2019

    Eu jamais deixaria um carro meu com o mesmo óleo por 15 mil km ou mais de um ano. A receita para um motor funcionar muitos milhares de km é simples: óleo recomendado, filtros e combustível de boa qualidade.

  • Avatar
    bruno carvalho 23 de julho de 2019

    Eu tenho um argo 18/18 1.3 com 8.500 km e um ano de uso, fui a consecuonaria fazer a primeira troca chegando lá falaram q a primeira troca e feita por km não por tempo e q eu poderia rodar até os 10 mil km tranquilo independente do tempo .será pq ? Será q isso é certo?

  • Avatar
    bruno carvalho 23 de julho de 2019

    Eu tenho um argo 18/18 1.3 com 8.500 km e um ano de uso, fui a consecuonaria fazer a primeira troca chegando lá falaram q a primeira troca e feita por km não por tempo e q eu poderia rodar até os 10 mil km tranquilo independente do tempo .será pq ?

  • Avatar
    Ernesto 22 de julho de 2019

    A VW do Brasil recomenda a troca do óleo do motor aos 10.000km, sendo que para o mesmo carro exportado para a Argentina a recomendação é de trocar aos 15.000km.
    Qual o motivo?

Avatar
Deixe um comentário