Combustível de qualidade nunca será o mais barato do mercado, mas é fundamental para evitar prejuízos ao seu carro
A sabedoria popular diz que nós somos aquilo que comemos. De fato, uma alimentação equilibrada nos garante melhor qualidade de vida e saúde. Já uma alimentação irregular é garantia de mal-estar e gastos com medicamentos. É confiável comprar carne de aspecto estranho, num estabelecimento sem preocupação com a higiene? Ou é melhor pagar um pouco mais por um produto fresco e manuseado corretamente?
VEJA TAMBÉM:
Com nossos automóveis não é muito diferente. A qualidade do combustível é fundamental para o bom funcionamento do veículo. Seja carro, moto, picape ou caminhão, a qualidade é fundamental para o bom funcionamento e evitar prejuízos.
Afinal, combustível muito barato não é filantropia do dono do posto. Na verdade é adulteração, sonegação e outros ilícitos que só beneficiam quem comercializa esse tipo de combustível e lesa a sociedade e o motorista.
Todo combustível tem um preço tabelado para as distribuidoras. Assim, não há como vender com valores abaixo da média do mercado e manter o negócio de forma milagrosa.
Sabe aquela gasolina com preço tentador? Ou aquele litro do diesel bem abaixo da média do mercado? A economia de centavos no litro pode parecer uma grande vantagem num primeiro momento, mas na verdade é uma “poupança” para um grande problema.
Isso porque o combustível adulterado conta com todo tipo de mistura. Solventes, água e outros líquidos que comprometem o funcionamento do motor e podem provocar grandes estragos.
Bomba de combustível, bicos injetores, pistões e válvulas sofrem com a queima de combustível adulterado. E a troca destas peças pode provocar um rombo no orçamento do consumidor.
É por estas e outras que a Rio Branco Energias, que controla a rede de postos Rio Branco, é exemplo de qualidade e transparência. Para atestar a qualidade da refinaria ao tanque do carro dos motoristas, a empresa conta com laboratório móvel, que monitora a qualidade dos combustíveis nos postos da rede.
O programa Rota da Qualidade atua em complemento aos testes padrões da ANP nos 60 postos da empresa espalhados nos estados de Minas Gerais, Goiás e Espírito Santo. Tudo isso garante que o combustível da Rede Rio Branco ofereça qualidade máxima.
A Rio Branco Energias também o compromisso de pagamento do CBIO (crédito de descarbonização), que compensa os impactos da queima de combustíveis fósseis no meio-ambiente. O que é uma prática corriqueira para a empresa, muitas vezes é negligenciada por outras distribuidoras, pois impacta no faturamento.
A Rede Rio Branco sabe que seus combustíveis nunca serão os mais baratos do mercado. E ela se orgulha disso, pois ela investe pesado para que o motorista sempre abasteça com o melhor produto, que proteja seu veículo de desgastes precoces e danos caríssimos.
Assim, muitas vezes vale a pena pagar um pouco a mais para encher o tanque. Afinal, há um investimento elevado para garantir que o motorista brasileiro tenha qualidade.
E tem mais, a cada litro abastecido nos postos da Rede Rio Branco, uma fração desse valor custeia o trabalho da Fundação Rio Branco, que há 20 anos promove atividades sociais. Afinal, aquele centavo que você deixou de economizar, com um litro de gasolina adulterada, vai ajudar crianças e adolescentes a se desenvolverem no esporte e na educação.
Seu carro merece o melhor e a sociedade também. É, ou não é?
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |