Os 8 SUVs 4×4 mais baratos do Brasil: ranking e análise dos modelos

Utilitário esportivo (SUV) virou carro de família e para ir ao mercado fazer compras. Porém, ainda tem muito que ostenta alguma origem lameira

2 montagem 8 suvs andre willis
Por Fernando Miragaya
Especial para o AutoPapo
Publicado em 26/07/2019 às 12h17

Utilitário esportivo (SUV) virou carro de família e para ir ao mercado fazer compras. Porém, ainda tem muito que ostenta alguma origem lameira. São versões com tração quatro rodas que permitem uma ida ao sítio no fim de semana ou aquela aventura mais ousada, sempre sob controle. Só que ter essa vocação fora de estrada tem um preço mais salgado. Separamos os SUVs 4×4 mais baratos do mercado.

8. Jeep Renegade Longitude

SUVs 4x4 mais baratos: jeep renegade longitude 2019
  • Preço: R$ 134.990
  • Motor: 2.0 16V turbodiesel
  • Potência: 170 cv a 3.750 rpm
  • Torque: 25,7 kgfm a 1.750 rpm
  • Câmbio: automático de nove marchas
  • Tração: integral com reduzida

As versões a diesel do Renegade são as mais gostosas de dirigir e uma delas está entre os SUVs 4×4 mais baratos. Isso porque tem-se um conjunto robusto e harmonioso. O motor 2.0 oferece força de sobra em baixos giros e a transmissão ZF garante mudanças ágeis, precisas e suaves com suas nove marchas.

Os ângulos de entrada (30°), de saída (35°) e o vão livre do solo (22,4 cm) deixam o Jeep Renegade à vontade até em trilhas mais pesadas. Ele foi o primeiro do grupo FCA a usar a arquitetura Small-Wide 4×4, voltado para veículos compactos, com capacidade para enviar até 20 kgfm de torque para as rodas traseiras e sistema Selec-Terrain com diferentes modos: neve, areia, lama, pedras, além do automático.

O acabamento usa materiais de qualidade e tem surpresinhas que remetem à história da marca. O porte caixotinho do Jeep Renegade, contudo, cobra a conta no espaço do banco traseiro – só para dois adultos – e no porta-malas limitado.

7. Subaru New XV S 2.0

SUVs 4x4 mais baratos: subaru xv
  • Preço: R$ 129.990
  • Motor: 2.0 16V a gasolina
  • Potência: 156 cv a 6.000 rpm
  • Torque: 20 kgfm a 4.000 rpm
  • Câmbio: do tipo CVT com sete marchas simuladas
  • Tração: 4×4 permanente

O último no ranking dos SUVs 4×4 mais baratos (tabelado em R$ 129.990), o Subaru New XV S 2.0 é um misto de hatch parrudo e SUV: tem tração integral permanente, com 40% nas rodas traseiras e opção X-Mode, espécie de reduzida. Ele funciona abaixo dos 20 km/h e atua no controle de tração, no acelerador e no câmbio para entregar mais força em terrenos de baixa aderência. Nesse modo, o controle de descida também é acionado automaticamente.

No mais, o novo Subaru XV adicionou 6 cv ao motor com quatro cilindros contrapostos (Boxer): 156 cv no total. O desempenho é interessante tanto no asfalto como na terra, e a adoção de sete marchas virtuais à caixa CVT deu até mais appeal ao modelo.

A estabilidade é um dos destaques do Subaru XV, graças ao centro de gravidade baixo e à melhora na rigidez da carroceria, segundo a marca japonesa. A Subaru, contudo, tem baixo valor de revenda e pós-venda caro.

6. Mitsubishi ASX HPE AWD

SUVs 4x4 mais baratos: mitsubishi asx
  • Preço: R$ 122.990
  • Motor: 2.0 16V flex
  • Potência: 170/160 cv a 6.000 rpm
  • Torque: 23/22 kgfm a 4.250 rpm
  • Câmbio: do tipo CVT com seis marchas simuladas
  • Tração: integral sob demanda

Em 6º no ranking dos SUVs 4×4 mais baratos (R$ 122.990), o Mitsubishi ASX meio que parou no tempo, mas ainda é um dos 4×4 com preços abaixo de R$ 130 mil. A tração sob demanda tem a opção 4WD, que a Mitsubishi recomenda até para uso mais esportivo e em trechos com muitas curvas, além da Lock, que bloqueia o diferencial central e é recomendado para pisos com menor aderência.

O motor 2.0 do ASX bebe etanol e gasolina e oferece respostas lentas, além do comportamento pouco inspirador da transmissão continuamente variável. O espaço é um dos pontos positivos, com bom vão para cabeças e pernas dos ocupantes de trás, além da farta lista de equipamentos.

O acabamento é simples e o desenho, bastante datado, inclusive a da central multimídia, que, pelo menos, espelha smartphones.

5. Suzuki Vitara 4Sport

SUVs 4x4 mais baratos:: suzuki vitara 4sport 9
  • Preço: R$ 121.490
  • Motor: 1.4 16V turbo a gasolina
  • Potência: 146 cv a 5.500 rpm
  • Torque: 23,5 kgfm a 1.700 rpm
  • Câmbio: automático de seis marchas
  • Tração: integral sob demanda

Desempenho e comportamento dinâmico são os destaques no Suzuki Vitara 4Sport, SUV da Suzuki, 5º entre os SUVs mais baratos com preço de R$ 121.490. O motor turbo com injeção direta rende bem já nas arrancadas, com acelerações certeiras e bom diálogo com a caixa de seis velocidades. As respostas ao pedal do acelerador também são ágeis em situações de ultrapassagens.

A tração 4×4 sob demanda empresa robustez para trechos de terra pouco maltratados, mas atenção que o vão livre do solo é de apenas 18,5 cm e o ângulo de ataque fica em 19°.

A posição de dirigir do Vitara 4Sport lembra a de um hatch, por não ser tão alta, e a estabilidade em curvas é beneficiada pelo entre-eixos curto. Só que o espaço no banco traseiro é apertado, com pouco vão para pernas e joelhos. O acabamento também é simples para um carro deste preço.

4. Suzuki S-Cross 4Style Allgrip

SUVs 4x4 mais baratos: suzuki s cross 2019 3
  • Preço: R$ 120.490
  • Motor: 1.4 16V turbo a gasolina
  • Potência: 146 cv a 5.500 rpm
  • Torque: 23,5 kgfm a 1.700 rpm
  • Câmbio: automático de seis marchas
  • Tração: integral sob demanda

Outro meio SUV, meio hatch aventureiro, o Suzuki S-Cross tem pegada mais arrojada que o Vitara, com quem compartilha o conjunto mecânico. O porte mais baixo deixa o modelo grudado nas curvas, auxiliado pelo sistema de tração Allgrip com quatro modos, que atuam também nas respostas do motor e da direção: Auto, Sport (15% a mais de torque para as rodas traseiras e volante mais firme), Snow/Mud (50% para a dianteira e 50% para a traseira e ESP com funcionamento antecipado) e Lock (bloqueio do diferencial).

O acabamento aparenta muita simplicidade, mas a central multimídia é bastante intuitiva e fácil de operar, além de ter wi-fi e conectividade com Apple CarPlay e Android Auto.

3. Ford EcoSport Storm 4WD

SUVs 4x4 mais baratos: ecosport storm
  • Preço: R$ 108.390
  • Motor: 2.0 16V flex
  • Potência: 176/170 cv a 5.500 rpm
  • Torque: 22,5/20,6 kgfm a 4.500 rpm
  • Câmbio: automático de seis marchas
  • Tração: integral sob demanda

Sim, existe um EcoSport que ultrapassa a barreira dos R$ 100 mil, mas pelo menos tem tração integral sob demanda, que ajuda naquela aventura bem moderada do fim de semana. Não dá é para abusar do fora de estrada, muito devido aos pneus para asfalto que o EcoSport Storm usa – que acabam sendo mais confortáveis no uso urbano que as borrachas de uso misto.

O EcoSport Storm, medalha de bronze entre os SUVs 4×4 mais baratos, também tem grade diferenciada e abrutalhada, diversos adesivos pela carroceria e cobertura do estepe externo exclusiva. O motor é o valente 2.0 com injeção direta e que garante desempenho bom na estrada e na cidade, e a lista de equipamentos é recheada como a da topo de linha Titanium. De ruim, consumo elevado devido aos 100 kg a mais, acabamento simples e espaço de menos no banco traseiro e no porta-malas.

2. Renault Duster Dynamique

SUVs 4x4 mais baratos: renault duster dynamique 4x4
  • Preço: R$ 82.090
  • Motor: 2.0 16V flex
  • Potência: 148/143 cv a 5.750 rpm
  • Torque: 20,9/20,2 kgfm a 4.000 rpm
  • Câmbio: manual de seis marchas
  • Tração: dianteira com 4×4 e bloqueio do diferencial

O Renault Duster Dynamique é um dos SUVs 4×4 mais baratos a oferecer tração integral no mercado. O Duster Dynamique tem um bom ímpeto fora de estrada. O Duster se vale de ótimos ângulos de ataque (30°) e de saída (34,5°), reforçado pelo sistema de tração 4×2 com opções 4×4 e bloqueio do diferencial, o que pode fazer o jipão encarar trechos mais inóspitos.

O Renault Duster Dynamique só não é mais valente porque o motor 2.0 tem pouco torque em baixos giros, algo importante para situações off-road. O curso da suspensão também merecia melhor calibragem para o aventureiro. O espaço interno é o melhor da categoria (ainda mais por este preço), o custo de pós-venda não espanta, mas o acabamento continua sendo um ponto fraco.

1. Suzuki Jimny 4Work: o campeão entre os SUVs 4×4 mais baratos

SUVs 4x4 mais baratos: suzuki jimny 4work
  • Preço: R$ 71.490
  • Motor: 1.3 16V a gasolina
  • Potência: 85 cv a 6.000 rpm
  • Torque: 11,2 kgfm a 4.100 rpm
  • Câmbio: manual de cinco marchas
  • Tração: traseira com 4×4 e reduzida

Esse é para quem é jipeiro raiz e não quer gastar muito. O Suzuki Jimny é um veículo robusto cuja destreza no off road é garantida já pela estrutura, com chassi cobre longarinas e suspensão por eixo rígido e molas helicoidais na frente e atrás.

Ângulo de ataque de 37° e de saída de 46°, além do vão livre do solo de 20 cm, já ditam a ampla capacidade para a aventura do Jimny. A tração traseira tem opções de 4×4 e de reduzida, e o porte pequeno do jipinho ajuda em trechos de terra e esburacados.

O motor de 85 cv não é o suprassumo da força e não ache que trata-se de um veículo urbano para a família. O Suzuki é pequeno e tem porta-malas de apenas 113 litros, além de acabamento bem simples. Mas com o preço de R$ 71.490, ele é o SUV 4×4 mais barato do Brasil.

Fotos Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
11 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Fransérgio Gomes Delgado 17 de julho de 2023

São os 8 MAIS BARATOS e não os 8 melhores…

Avatar
Djair 22 de agosto de 2021

O Jeep Renegade desmonta na terra, quero ver o teste de um mês na terra, a maioria são carros prá afaslto.

Avatar
Fransérgio Gomes Delgado 5 de março de 2020

“Faltou esse…” “Faltou aquele…” A reportagem diz: “os 8 SUVs 4×4 mais baratos do Brasil”, logo não aparecem o 9º, o 10º, o 11º, o 12º… Gente burra…

Avatar
Francisco Gerson Rodrigues Chaves 17 de julho de 2023

Como vai ter no 9 19,11,12… Se o cara disse, “” os 8″”

Avatar
Fransérgio Gomes Delgado 17 de julho de 2023

Foi o que eu disse.

Avatar
João E. Rodrigues 13 de janeiro de 2020

O Renegade por ser um 4×4 da Jeep deveria vir com a entrada do filtro de ar mais alta por se tratar de um 4×4.. Qualquer marolinha numa rua cheia d’água ,
corre o risco de perder o motor do carro..

Avatar
Elias 21 de agosto de 2020

Estou esperando o mini renegade

Avatar
André Silva 26 de julho de 2019

Faltou o Troller.

Avatar
Fransérgio Gomes Delgado 17 de julho de 2023

São os 8 MAIS BARATOS e não os 8 melhores…

Avatar
Marcus Vinicius 26 de julho de 2019

Faltou o honda CR-V

Avatar
Fransérgio Gomes Delgado 17 de julho de 2023

São os 8 MAIS BARATOS e não os 8 melhores…

Avatar
Deixe um comentário