Atenção! Alguns SUVs são mais perigosos do que outros
Os consumidores gostam dos SUVs, porque são mais altos, mas a estabilidade deles é menor! Por isso, você deve observar algo importante se for comprar um
Os consumidores gostam dos SUVs, porque são mais altos, mas a estabilidade deles é menor! Por isso, você deve observar algo importante se for comprar um
Muito cuidado, porque muita gente não entendeu o que eu disse aqui em 2019 à respeito do controle eletrônico de estabilidade dos SUVs, os utilitários esportivos. Qual é o problema?
VEJA TAMBÉM:
Os consumidores gostam dos SUVs, porque são mais altos. Mas, paga-se o preço por isso: com o centro de gravidade mais alto, a a estabilidade dele é menor. Por isso ele tem que vir equipado com um sistema eletrônico chamado ESC (ou ESP), que é o controle de estabilidade.
Se você fizer um movimento brusco no volante, o carro tende a sair “arrastando” e corre o risco de capotar – o controle de estabilidade não permite isso! Se isso é importante no automóvel, quanto mais no SUV, que é mais alto – a tendência a capotar é maior.
A partir de 2020, todos os novos modelos (novos projetos) já são obrigados a ter o sistema eletrônico de estabilidade, inclusive os SUVs. Mas e os modelos antigos? Aí é que ficou a dúvida: só em 2022 que todos terão que ter o ESC.
A maioria dos SUVs já vêm com o controle de estabilidade, os mais antigos ou os recém-lançados. Mas os modelos de entrada, aqueles mais simples, menos sofisticados, não têm o ESP – que será obrigatório só em 2022.
Então, quando você for comprar um SUV, um utilitário esportivo, pergunte lá na concessionária se for um novo, ou na loja, se for um usado: “Esse carro já vem com sistema eletrônico de estabilidade, o ESC?”
Se não tiver, não recomendo a compra, hein?!
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Quer um ”SUV” que nao capota? Bota 4 adultos com a bagagem num KWID e manda ver no acelerador que ele nao correr nem reza brava… Nem precisa de ESP… Kkkkk
Não existe carro perfeito. O SUV pegou no Brasil por dois motivos. Piso ruim com valetas e lombadas e Status. Tem seus prós e contras. Mas o grande problema é que a maioria dos SUV que circulam no Brasil são ultrapassados ou adaptações baratas feitas pelas montadoras ou falsos SUVs. Eles tem restrições de estabilidade, mesmo com ESC. Ainda se for Blindado é pior, pois o centro de gravidade fica muito alto e capota fácil numa tocada mais forte ou estradas em Serra. As pessoas devem consultar as especificações técnicas dos veículos antes de comprar e prestar atenção para os itens de segurança ativa e passiva. Agora um detalhe importante. SUV quer dizer Sport Utility Vehicle. Para atender o nome, um Purista diria que um verdadeiro SUV tem, no mínimo, 1500 KG, 250 CV e 35 kf/m e, ainda assim, seria um Mini SUV. Abaixo disso é apenas um carro alto ou um Falso SUV. Não comprem gato por lebre.
Por gentileza… poderia abordar um assunto super interessante e que o BRASIL irá adorar, é sobre os barulhos encontrados nos veículos fabricados pela VW… a VW gosta muito de ostentar título de melhor motor… entretanto, carro não é só motor… carro é segurança, conforto e muita qualidade… o que adianta um veículo com um ótimo motor, porém sem conforto??? pois bem…os carros da VW, pelo menos no BRASIL, são famosos pelos BARULHOS internos.. é banco que bate… painel que vibra… porta… etc…
A questão de Suv ser mais duro, posição ruim de dirigir..etc.. tenho um compass 4×4 diesel , digo que foi o melhor carro que já tive( econômico, anda bem, faz curva igual carro de passeio- meu segundo carro é um mini cooper countryman S)
Já tive BMW, volvo xc60, Mercedes c200, ranger diesel
Acredito que possa dar opinião no assunto
Infelizmente já senti na pele o que é capotar um SUV, exatamente pelo motivo citado na reportagem, e por milagre estou aqui. O saldo foi 3 vertebras fraturadas e escalpelamento parcial. O resultado é que comprei outro SUV igual, pois mesmo correndo o risco de caporamento, sinda é mais seguro que um carro normal
Em que universo um SUV é mais seguro que um carro normal? Por que seria? Centro de gravidade alto, menos estável, normalmente freio pior pelo peso e suspensão de curso longo. Não há nada que o faça ser mais seguro, pelo contrário.
Caro amigo Boris, gostaria de sua explicação sobre esse assunto A partir de 2020, todos os novos modelos (novos projetos) já são obrigados a ter o sistema eletrônico de estabilidade, inclusive os SUVs. Mas e os modelos antigos? Aí é que ficou a dúvida: só em 2022 que todos terão que ter o ESC.
Eu tenho uma Ecosport xlt 1.6 2012 terei que colocar o sistema ESC.
Modelos novos de carros (que ainda não existem no mercado, por exemplo uma futura SUV da toyota) a partir de 2020. Modelos que já são produzidos (por exemplo Ecosport, que já são comercializados, não são projetos novos) a partir de 2022 a fábrica vai ter que adaptar ou tirar de linha, mas isto só para carros zero km.
Alteraram tudo por causa do covid.
Ficou para 2024
Nem sempre , controle de estabilidade evita derrapagens e capotamento. Auxilia a derrapagem, se dirigir dentro dos limites, se ultrapassar , esqueça, capotagem é na certa. O povo é muito burro, acha que veículo dele é equipado com esp , abusam das velocidades. , consequencia capotamento.
Com ou sem controle de estabilidade, dirigir com prudencia é a melhor prevenção de acidentes.
Quero comprar um SUV e gostaria de saber quais não vem com ESC?
Gosto é igual bunda, cada um tem a sua, gosto de suv e não importo com os “problemas”que eles teem , acho muito deselegante ficar colocando defeitos nos suvs, se vocês não gostam, não comprem, deixem quem gosta comprar, se eles compram é
porque podem manter.
Perdeu a oportunidade ficar calado,
Esse é o famoso posta *, a matéria fala sobre segurança para você e sua família, e me vem com um comentário desses.
Mas a matéria aqui não é o poder aquisitivo e sim de segurança ,veja o canal no YouTube km77.com para assistir a o que o velhinho está se referindo
Gosto é igual bunda, cada um tem a sua, gosto de suv e não importo com os “problemas”que eles teem , acho muito deselegante ficar colocando defeitos nos suvs, se vocês não gostam, não comprem, deixem quem gosta comprar, se eles compram é porque podem manter.
Perdeu a oportunidade ficar calado.
Pelo o que pude entender da reportagem… não tem ninguém “colocando defeito” nos modelos de veículo SUVs… mas sim alertando sobre os riscos de o veículo não possuir controle de estabilidade.
Pessoal! Ele não tem culpa de ser analfabeto funcional! Muita gente não entende o que lê! Por isso, fazem comentários incoerentes com o contexto! O problema dele é falta de capacidade de interpretação.
Antes de comprar um SUV verifique se vc anda muito na terra, se precisa mesmo de espaço ou de status. O SUV tem manutenção mais cara, posição de dirigir cansativa, menos estabilidade, visibilidade ruim, consome mais combustível, é muito mais difícil de manobrar em vagas de prédios, supermercados, shopping,
O início está correto
Mas quanto os itens só o primeiro e o terceiro dependendo com que comparar
O resto não
Alguém pode informar qual SUV não vem com ESC?
Geralmente os de entrada de todas as marcas. Tenho uma Ecosport Freestyle 2014 que já tem controle de tração e estabilidade, mas a grande maioria na época não tinha nem como opcional.