Quando se recomenda desligar o controle de estabilidade?

O controle de estabilidade (ESP ou ESC) é um dos dispositivos mais importantes atualmente nos automóveis; mas deve-se desligá-lo em alguma circunstância?

controle de estabilidade tecla
Por Boris Feldman
Publicado em 20/05/2018 às 19h30
Atualizado em 09/03/2020 às 16h01

O controle de estabilidade (ESP ou ESC) é um dos dispositivos mais importantes atualmente nos automóveis. E, assim como outros, usá-lo ou não fica a critério do motorista. Mas, é preciso ficar atento aos riscos de desligar o controle de estabilidade.

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[TRANSCRIÇÃO]

Existem alguns destes novos dispositivos eletrônicos de segurança que permitem serem desligados pelo motorista, para isso basta acionar um botão no painel. Um deles é o ESC ou ESP, o controle de estabilidade.

Quando o dispositivo de segurança é desligado, aparece uma luzinha de alerta no painel com o desenho da traseira de um carro e com as marcas de um zigue-zague pela estrada, ou seja, cuidado pois o carro está sem esse controle e poderá derrapar numa curva.

O que deixa uma dúvida em vários motoristas: em que condições eu posso ou devo desligar o controle eletrônico de estabilidade?

Só mesmo em situações muito especiais, como um profissional testando algum componente do carro, ou quando o automóvel está numa estrada com neve. Ou seja, a rigor, jamais desligar o ESP.

Controle de estabilidade: luz no painel
(Ford/Divulgação)
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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
6 Comentários
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ANONIMO 4 de março de 2021

Adoro desligar pra fazer uns “drift” =D

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JULIO CESAR FLORES 17 de setembro de 2020

Boa tarde, tenho um corolla altis 2020 e no painel antes de dar partida, vejo a luiz do ESC en off, só que não consigo ligar, já apertei o botão que aciona no consoli e nada muda. Gostaria de passar para ON. Se puder me dar uma explicação de como fazer. obrigado

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JOÃO DONÁ NETO 3 de janeiro de 2021

Também passei por essa mesma situação.No meio do morro o motor parou.
Retornei, desliguei e consegui a subir o korro.

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leonesio augusto de castro 23 de maio de 2020

hoje estava numa estrada de terra com muita lama em uma traker 2020 1.0 tubo , com o controle de tracao ligado quase fiquei encalhado na estrada poia quando a roda girava em falso acionava o abs parando as rodas , passei o maior sufoco e os carros mais velhos sem tracao passando de boa , ai desliguei o controle de tracao no botao o carro melhorou 80% , pode ser bom em pista ou cidade no asfalto ou de terra seca , agora no barro escorregadio em lama nao presta e uma bosta aconselho deligar nessa cituacao

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Alexandre Caldeira 18 de junho de 2018

Em cidades como São Paulo por exemplo, me admira ninguém se atentar para a extrema necessidade de desligar o ESC em áreas de alagamento que o motorista não tem outra opção a não ser enfrentar… passei por tal situação para constatar que o sistema inviabiliza a passagem por identificar a perda de aderência causada por leve flutuação do veículo, e mesmo com possibilidade de desligar 100% o sistema no meu veículo Renault RS , o tempo para resolver a situação não me permitiu desligar e tomei iniciativa de abrigar o veículo numa rampa de entrada de uma garagem salvando assim nossas vidas e o veículo.

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Fabricio Menezes 31 de maio de 2018

A rigor o sistema de estabilidade não deve ser desligado em nenhuma condição de vias públicas, muito menos em caso de neve em que a baixa aderência resulta na parte de estabilidade e consequentemente perda do controle do veículo. O que pode ser desligado em condições específicas (como neve e areia) é o controle de tração (já existem veículos com modos de condução para diferentes tipos de terreno contemplando uma calibração específica ao controle de tração), que apesar de estar contido no mesmo sistema do ESC, é uma função que atua em condições de uso diferentes. Desligar ESC só em pista de corrida e por piloto experiente 😉

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