VW T-Cross 200 TSI: motor 1.0 turbo não decepciona no SUV
Versões de entrada e intermediária do novo SUV da Volkswagen repetem os mesmos defeitos e qualidades da configuração top de linha Highline
Versões de entrada e intermediária do novo SUV da Volkswagen repetem os mesmos defeitos e qualidades da configuração top de linha Highline
A Volkswagen apresentou oficialmente as versões de entrada e intermediária do seu novo SUV, o T-Cross: o T-Cross 200 TSI e o T-Cross 200 TSI Comfortline. Elas são equipadas com o motor 1.0 TSI de até 128 cv a 5.500 rpm, com etanol – com gasolina, são 116 cv, à mesma rotação. O torque máximo é de 20,4 kgfm, com gasolina ou etanol, sempre na faixa de 2.000 a 3.500 rpm.
A versão de entrada é equipada com câmbio manual de seis marchas, enquanto as duas intermediárias têm a transmissão Tiptronic automática, também de seis velocidades.
O consumo motor 1.0 turbo do T-Cross 200 TSI automático com gasolina é de 11 km/l na cidade e 13,5 na cidade – combinado 12 km/l. Com etanol é de 7,6 km/l na cidade e 9,5 km/l na estrada – combinado 8,4 km/l.
Já o T-Cross 200 TSI manual percorre 13,1 km/l com gasolina (combinado cidade/estrada) e 9,1 km/l com etanol.
No mais, o T-Cross 200 TSI e o T-Cross Comfortline são os mesmíssimos carros em relação ao top de linha, o T-Cross Highline 250 TSI. Montado sobre a plataforma MQB, a mesma que está em diversos carros novos da Volkswagen, como o Virtus. Por isso, o SUV tem o mesmo entre-eixos do sedã (2,65 metros) o que coloca o espaço interno como um dos seus principais atributos.
Versão do T-Cross | Preço |
---|---|
200 TSI | R$ 84.990 |
200 TSI Automático | R$ 94.490 |
Comfortline 200 TSI Automático | R$ 99.990 |
Highline 250 TSI Automático | R$ 109.990 |
Itens de série: o T-Cross conta com seis airbags (frontais, laterais e de cortina), ar-condicionado, assistente de partida em rampas, banco do motorista com ajuste de altura, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, direção elétrica, computador de bordo, controle de estabilidade e tração, bloqueio eletrônico do diferencial e assistente de partida em rampa.
Os espelhos laterais do SUV têm ajuste elétrico e setas integradas, o Volkswagen ainda conta com faróis de neblina, Isofix, iluminação em LED, rodas de liga leve de 16″, rack de teto, sensor crepuscular, sensor de estacionamento traseiro, alarme anti-furto com comando remoto, sistema de som Media Plus com quatro alto-falantes, suporte para smartphone com entrada USB, vidros elétricos com função one-touch e volante multifuncional.
Essa versão do T-Cross conta com os equipamentos listados acima e adiciona a transmissão automática de 6 velocidades, saídas traseiras de ar-condicionado, descanso de braço central, piloto automático, mais dois alto-falantes, duas novas entradas USB, volante funcional em couro, shift paddles, e central multimídia Composition Touch com tela de 6,5 polegadas.
A configuração ganha, ainda, ar-condicionado digital, banco do motorista com ajuste da lombar, câmera de ré, rodas de liga leve de 17″, porta-malas com sistema de ajuste variável de espaço, sistema de frenagem automática pós-colisão, indicador de controle de pressão de pneus e sensor de estacionamento dianteiro.
O AutoPapo experimentou VW T-Cross 200 TSI com câmbio automático. Dinamicamente, o modelo repente o bom acerto da versão mais potente. O motor, claro, não tem tanto brilhantismo, mas empurra o SUV compacto muito bem. Ele é bem-disposto em baixa rotação e proporciona agilidade em trânsito urbano. Na estrada, consegue manter velocidade sem dificuldade e ultrapassar veículos mais lentos com segurança.
A suspensão tem ótimo acerto: filtra bem as imperfeições do solo sem deixar a carroceria solta. A estabilidade surpreende para um veículo de altura elevada. Direção e freios, com discos nas quatro rodas, também são responsivos.
O calcanhar de Aquiles do T-Cross é o acabamento: praticamente todas as forrações do habitáculo são de plástico rígido, material que fica ainda mais evidente nas versões de entrada, que não têm apliques metalizados no painel e nas portas. Por mais que o padrão de montagem seja bom, não é o que se espera de um veículo cujos preços situam-se em torno de R$ 100 mil.
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Comprei um 200 2022 e até gostei do carro. Mas tenho duas observações: uma é o reflexo do painel que é muito claro, no parabrisa. Em dias de sol forte torna-se até perigoso pois tira a visão da frente… E outro pelo banco do motorista. Depois de duas horas dirigindo as nádegas doem. É pouco anatômico e duro. Sou do tipo normal, 1,76 m e 80 kg…..
Mais uma coisa, o uso do piloto automático, que acelera bastante quando necessário, aumenta em muito o consumo médio….. e deve gastar mais os pneus de tração..
Comprei um 200 2022 e até gostei do carro. Mas tenho duas observações: uma é o reflexo do painel que é muito claro, no parabrisa. Em dias de sol forte torna-se até perigoso pois tira a visão da frente… E outro pelo banco do motorista. Depois de duas horas dirigindo as nádegas doem. É pouco anatômico e duro. Sou do tipo normal, 1,76 m e 80 kg…..
Comprei um t-cross 200 tsi 2020 (seminovo). Estou bem satisfeito com o carro. Muito tecnologia embarcada, conforto muito bom, boa performance na estrada e economia muito boa tbm. Chega a fazer 14km\l na velocidade de 120km\h. Na cidade faz em torno de 11km\l. O carro é muito macio, silencioso e com recursos que impressiona para a categoria (intermediária), não é a top de linha. Acabei de realizar a terceira revisão, 29.000km. Estou satisfeito com a aquisição mas penso em, no futuro breve, migrar para a versão top de linha.
O meu já amaciou e mesmo assim não faz mais de 7,5 na cidade. Quase não viajo mas acho o consumo bem aquém do informado.
Estive com um VW T-Cross Comfortline 1.0 Turbo por 12 dias (alugado) em viagem nas estradas brasileiras (que estão bastante esburacadas, em geral) e minha experiência com esse modelo é a seguinte: consumo de 9,0 Km/l na estrada, com etanol; turbo responde bem quando se pisa fundo, mas esse motor é inadequado para estrada (o modelo com motor 1.4 deve ser mais adequado para viagem); suspensão muito boa, não é tão dura como a tradição dessa marca; sensação de estabilidade e aderência nas curvas a 110 Km/h; bagageiro pequeno para viagem, com pouco espaço na vertical (o pneu estepe fica embaixo do bagageiro, tomando espaço); sistema eletrônico de monitoramento automático um desastre, a marca deveria trocar todo o sistema (na minha experiência: 1) o painel emitiu alertas de problemas que não existiram, como nível de óleo e de refrigerante baixos; e 2) o veículo parou e desligou no meio de uma rua, por sorte, acusando porta-malas aberto; se fosse numa rodovia, talvez eu não estaria aqui para contar esta história).
Gostei muito do carro, porém o consumo real de combustível deixa muito a desejar. Na cidade vem fazendo 7,5 km P/ litro e na estrada não muda muito, as vezes piora. Na revisão de 1 ano abordei o assunto e responderam que era normal por que na estrada se acelera mais.
Infelizmente o consumo do T-Cross modelo 1.0 Confortline é pessimo se vc comparar com o selo do Inmetro que é parcial para os consumidores e benefico para as montadoras. O selo do Inmetro diz 10,8 , enganoso. Ele faz com gasolina de 7,90 a 8,20/km/litro. Agora no computador de bordo ele chega a marcar até 17,5/km/litro, que é pura fantasia. Vc quer ver, encha o tanque no clik e zere a km parcial e no reabastecimento no clik divida o km pela quantidade de litros e vc terá o consumo honesto e verdadeiro.
Eu acho que a VW não ia lançar um carro sem os reforços de liga e materiais que um carro turbo exige, mesmo porque a VW tem uma legião de compradores que exigem que um carro que sai da VW não capote em curva do nada, e não tenha motor fraco. Um dos motivos do alto valor de revenda da VW é a durabilidade. Se a VW furar com esses motores 3 cilindros turbo a coisa vai ficar feia nas próximas vendas para montadora. Até agora o meu motor turbo só trouxe surpresas positivas, mas meu carro tem 20.000 km. Vamos ver no futuro.
comprei um golf tsi 2017, com 22.000 tive que trocar o kit de embreagem, saiu da oficina e so problema, ficou com um barulho na frente, retornei na oficina e qdo sai de novo da oficina perdeu forças, e esta com as luzes spc e tambor parecido motor acesa. e o pior o kite de embreagem ficou em R$3.000.00 e mais 1000.00 de não de obras. tinha um sonho de um golf, mas acho terminou. obs, vejam qto custa essas peças do motor tsi
Carro faz mais de 5 com o litro do etal?
o polo faz 6 e com o mesmo motor
Fiz hoje o test drive na versão 1.0 e seus comentários me ajudaram muito, gostaria de saber sobre a resposta do carro na subida com 4 passageiros grata Celina
Comprei um t Cross 200 t s i estou muito satisfeito recomendo
carro muito bom gostei faz 14 km
Eu quero ver este carro depois de 50.000 Km. Vamos ver se não é um cavalo paraguaio.