Essas informações que muitas vezes são ignoradas podem ser a diferença entre manobrar várias vezes e estacionar tranquilamente
Saber o comprimento do carro é uma das preocupações do cidadão em tempos modernos, já que cada vez mais as garagens e vagas diminuem nas grandes cidades. Porém, todos os tamanhos do veículo são importantes para saber exatamente onde ele cabe e até se você cabe dentro dele.
VEJA TAMBÉM:
Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), as vagas de estacionamento e garagem tem como padrão (em ao menos 5% delas) 2,50 m de largura por 5,50 m de comprimento – padrão comum por conta da exigência da norma 9050, que determina o tamanho para locais reservados a PcDs.
Começando pela Fiat Strada, que há muito tempo é o carro mais vendido do Brasil (mesmo sendo classificado separadamente como comercial leve).
Esta pequena caminhonete sempre é lembrada quando o assunto é transporte de pequenas cargas, já que é muito versátil, resistente e também necessita apenas de uma CNH B. Isso sem falar do preço que é muito mais acessível que uma picape média, VUC ou caminhão.
Por isso, muitos pensam nela como carro de trabalho e até pessoal. Para quem por acaso tem uma garagem apertada, pode ficar tranquilo que esta compacta, mesmo tendo crescido desde sua última geração, ainda cabe na maioria das vagas de condomínios.
O Polo substituiu o Gol após seu falecimento, se tornando o carro (fora a picape da Fiat) mais vendido do Brasil.
O modelo que foi simplificado para assumir o posto de legítimo sucessor do Gol, se tornou o carro de passeio mais vendido do país. Além disso, o tamanho do carro manteve as dimensões de um hatch popular, mesmo sendo um degrauzinho acima.
Em terceiro lugar temos o hatch mais popular da Fiat, o Argo. Este pequeno, além de ter a vantagem de caber em qualquer lugar com seus 3,98 m de comprimento, também é famoso pela sua confiabilidade, já que tem um simples motor 1.0 de câmbio manual. Para os desconfiados com 3 cilindros, a variante 1.3 firefly possui 4.
O SUV mais vendido do país se enquadra na categoria dos utilitários compactos. Claro que não é como um dos hatches já citados, mas comparando com variantes de sua categoria não foge da média e cabe sim nas garagens dos pequenos condomínios.
O Chevrolet Onix ainda é um dos carros mais vendidos do mercado Brasileiro, mesmo tendo perdido o posto para o Polo. Com variante sedã, que esbanja porta-malas, o hatch é uma opção para quem em pouco espaço na garagem. Com seu comprimento de 4,16 m ele ainda entra em praticamente qualquer garagem padrão.
O SUV da coreana Hyundai tem feito tanto sucesso que ultrapassou até o seu irmão menor HB20. A variante recebeu uma atualização no fim de 2024 e agora conta com o motor mais potente dentre os SUVs compactos no país. Porém a versão de entrada 1.0 turbo segue no catálogo e mantendo mais acessível o desejo de quem quer um SUV compacto na garagem.
Em 7º lugar, o hatch HB20 mantém sua estrutura bem semelhante desde que chegou ao Brasil, alías é a mesma plataforma de 2012. Com pouco mais de 4 metros de comprimento, este carro bastante confiável é uma escolha bem considerável para quem tem receios com modelos de dimensões maiores.
O Fiat Mobi entra nessa lista como o menor carro! Medindo apenas 3,59 metros, ele é considerado um ultra compacto e uma das melhores escolhas para quem realmente quer entrar em qualquer lugar.
Como concorrente direto, este italiano tem o francês Renault Kwid, mas que infelizmente não está entre os mais vendidos do Brasil – porém é outra opção de ultracompacto.
O japonês Honda HR-V é um SUV compacto, mas que encosta nos modelos de porte médio. Ele é um pouco maior que o Creta e ocupa o segundo lugar da lista, considerando claro apenas o tamanho do carro em comprimento.
Por fim, a variante SUV Compacto da estadunidense Chevrolet. Com pouco mais de 4,20 m de comprimento este utilitário pode ser encarado como um modelo de tamanho bem mediano para sua categoria que é a dos compactos.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |