Tendências da tecnologia para 2019 são apontadas em pesquisa da Ford
Fabricante divulgou resultado de pesquisas feitas em 14 países, incluindo o Brasil, com a qual tentou descobrir o que o consumidor espera
Fabricante divulgou resultado de pesquisas feitas em 14 países, incluindo o Brasil, com a qual tentou descobrir o que o consumidor espera
A Ford divulgou, na sexta-feira (14), o Relatório de Tendências de 2019. A pesquisa buscou entender como o avanço tecnológico está influenciando o comportamento das pessoas em áreas-chaves da vida. A pesquisa de tendências da tecnologia foi feita em 14 países, incluindo o Brasil.
“Essas mudanças podem nos levar do sentimento de desamparo à sensação de poder, esperança e progresso”, diz Sheryl Connelly, gerente de Tendências Globais de Consumo e Futuro da Ford.
Entre outros pontos interessantes, o relatório de tendências da tecnologia feito pela Ford aponta que 89% dos brasileiros acreditam que é possível treinar o cérebro para pensar diferente. Em outro achado, o levantamento aponta que 53% dos brasileiros acreditam que o progresso em questões ambientais vai depender da tecnologia, enquanto outros 91% apontam a mudança no comportamento humano como o caminho.
Além disso, 55% dos brasileiros acreditam que carros autônomos serão mais seguros que motoristas humanos. Ao todo, o estudo de tendências da tecnologia feito pela montadora encontrou sete principais pontos:
1. Divisão da tecnologia: Mais do que nunca, a tecnologia tem um profundo impacto em como nos conectamos e vemos o mundo. Mas existe uma divisão entre as pessoas que têm acesso à tecnologia e as que não têm acesso.
2. Desintoxicação digital: Embora não abram mão de seus aparelhos digitais, cada vez mais pessoas estão conscientes e alarmadas com a dependência a esses aparelhos e buscam meios de controlar o tempo que passam on-line. A Ford descobriu que momentos de empolgação – como dirigir um carro de corrida – geram efeitos no cérebro que contribuem para o bem-estar geral. Assim, uma das tendências da tecnologia, curiosamente, será de ficar longe dela.
3. Recuperando o controle: Em um mundo que, para muitos, parece estar fora de controle, os consumidores estão buscando maneiras de recuperar o poder sobre suas vidas. A tecnologia é apontada pela Ford como uma forma de oferecer a motoristas a sensação de confiança ao assumir tarefas que antes ficavam em mãos humanas.
4. As muitas faces do eu: As mídias sociais desempenham um papel importante na vida dos consumidores e muitos assumem várias personas, o que influencia o que compram, usam e dirigem, bem como suas escolhas de tecnologia. A Ford considera que com o carro não é diferente, e pensa que ele deve refletir a identidade de seu proprietário.
5. O trabalho da vida: Segundo a fabricante, o modo como encaramos o trabalho mudou e muitas pessoas no mundo agora trabalham para viver, em vez de viver para trabalhar. Com isso, a marca afirma querer investir em sua relação com os próprios funcionários, assim como outras empresas, oferecendo mais benefícios como forma de angariar talentos.
6. Eco-momentum: Mudar hábitos é difícil, mas a maioria dos consumidores concorda que o progresso ambiental depende de mudanças no comportamento humano. Com base nisso, a empresa acredita que a sustentabilidade deve ser priorizada. A redução das emissões de CO2, dentro do definido no Acordo de Paris, deve ser outra das tendências da tecnologia.
7. Caminho fácil: Mobilidade, hoje, não é simplesmente ir do ponto A ao B, mas o que fazemos com o nosso tempo no meio do caminho. Os americanos gastam mais tempo dentro do carro do que em férias, por isso a capacidade de realizar tarefas durante o caminho pode mudar a experiência de viagem.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |