Cinco tendências que odiamos nos carros modernos
As novas tecnologias melhoram os carros em muitos aspectos, mas também conseguem tornar a convivência pior de outras formas
As novas tecnologias melhoram os carros em muitos aspectos, mas também conseguem tornar a convivência pior de outras formas
Os carros modernos evoluem em vários sentidos, mas em meio a isso vêm novas tendências que acabam atrapalhando. Muitas vezes isso ocorre na tentativa de emplacar alguma novidade e acaba sumindo se o público não curtir.
Hoje vivemos em uma época onde os fabricantes tentam se superar nas ideias inovadoras, principalmente quando o assunto é carro elétrico. Por isso, resolvemos listar aqui as cinco tendências automotivas que mais nos irrita.
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Nos últimos anos a central multimídia veio ganhando importância para os consumidores. No lugar de ter um rádio com alguma mídia externa, agora podem simplesmente parear a conta do Spotify na tela e espelhar o seu navegador de preferência.
Para aproveitar que praticamente todos os carros já vêm com uma tela, muitos fabricantes estão colocando funções importantes nela. Com isso o painel fica mais simples de fazer, já que não têm mais uma série de botões. Além de poder usar uma tela gigante, tendência criada pela Tesla com o Model S.
Não pense que isso acontece apenas em carros mais caros, o compacto Peugeot 208, por exemplo, traz os comandos do ar-condicionado apenas na central multimídia. Isso é um grande inconveniente para o motorista, já que precisa tirar os olhos da via para fazer uma regulagem que deveria ser simples.
Carros conceitos costumavam eliminar os espelhos retrovisores em nome do estilo, colocando as câmeras como tecnologia futurista. Esse futuro chegou, carros elétricos como o Audi e-tron e o Honda e usam essa tecnologia.
A maior vantagem disso é reduzir o arrasto aerodinâmico, que reduz o consumo e ajuda na autonomia. Para quem está dirigindo não há tantas vantagens, pois a câmera fica posicionada exatamente onde ficaria o espelho. Ainda tem o inconveniente do brilho da tela enquanto dirige a noite.
O uso bom de câmera como retrovisor é quando substitui o central. Hoje muitos carros possui área envidraçada pequena e isso gera grandes pontos-cegos, nesses casos a câmera ajuda.
O volante é redondo por um motivo óbvio: o movimento feito para esterçar é circular. A Tesla decidiu reinventar a roda fazendo uma espécie manche para seus carros, mas ela não mudou a caixa de direção.
O resultado foi desastroso: a direção dá 3 volta entre os batentes e ficou inconveniente para manobrar. A situação só não foi pior pois os fãs da marca defendem até as piores burradas de Elon Musk.
Alguns argumentaram que carros de corrida usam volantes similares, porém eles não dão tantas voltas nem precisam ficar realizando manobras para estacionar. A Lexus agora oferece um volante similar no SUV RZ, mas ele traz uma relação direta.
O público chinês ainda é novo quando o assunto é carro. Por isso, suas preferências são voltadas à tecnologia e interatividade. Hoje eles exigem que os carros venham com aplicativos como TikTok e karaokê na central.
Por isso, fabricantes de outras partes do mundo estão aderindo a isso para não perder em vendas. Junto está vindo as câmeras de selfie no carro. Aqui podemos ver isso nos carros da BYD, tudo regido pela grande tela giratória que traz vários aplicativos mas não tem Apple Carplay ou Android Auto.
Pagar a mais no ato da compra para ter um equipamento opcional está demodê, hoje a tendência é pagar assinatura por isso. A BMW começou com isso no exterior, cobrando mensalidade para quem quiser usar o aquecimento dos bancos e outros recursos.
Felizmente a marca alemã não adota essa prática no Brasil. Mas no exterior os clientes que não pagarem a assinatura serão privados de usar algo que já está presente no carro. Ou seja, o sistema de aquecimento está lá, mas só pode ser ativado por quem pagar.
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Eu q ando De moto gostei do lance do retrovisor. O startstop é um saco. É pobre de quem queimar a multimidia
Não odeio isso que colocaram pois nunca tive nenhum carro estes itens…
Mas o que eu odeio no meu é o start stop, coisa chata pra poha!!!
Meu Deus, o autor dessa matéria não tem primeiro grau de ensino!!! Não tem noção de concordância verbal! Inútil!
É verdade ninguem vai entender nada do que esta escrito aí!!!!
Tu ainda é do tempo da concordâcia verbal??
Tu deve ter uma Barça em casa, né?
Fala sério!!! KKKKKKKKKKKKKK
E nem do resto !!!
Eu sou fã de teorias da conspiração ! Vejo-as por todo lado !
Em nossa língua, então !
Caro Eduardo: “carros conceitos” são dois substantivos, independentes entre si; para q façam o efeito pretendido aqui, deve ser escrito “carros-conceito”, que corresponde a uma terceira idéia; da mesma forma, “ar condicionado” e “pontos cegos” não podem ser unidos por hífen !!! São, nos dois casos, um substantivo e um adjetivo q qualifica o substantivo; jamais esse hífen aí ! Assim como, da mesma forma, “teto solar” ! Nunca, nunca, nunca, jamais, em lugar algum, “teto-solar” (como já li em algum outro texto). Por favor, preserve a língua ! O texto vai se tornando ininteligível à medida q esses erros se somam a outros.
Espero estar contribuindo positivamente !
O volante do Tesla me faz lembrar do Kitt, da série “A Super Máquina” dos anos 80. Aliás, essa foi a melhor série que existiu para os amantes de carros de verdade e, com certeza, foi muito a frente do seu tempo trazendo tudo o que vemos nos mais modernos carros da atualidade.
Quanto aos demais itens destacados, o que mais me entristece é ver que hoje, basta colocar um monte de Tablet pendurado num suporte para chamar de painel. Os painéis dos carros perderam identidade, perderam a alma e a essência das marcas.
Muita eletrônica supérfula, que só encarece o veículo e complica a manutenção e eventuais reparos.