Thor vai ajudar a melhorar a segurança dos carros; entenda!
Comprovar a segurança dos automóveis ficará mais difícil, visto que avaliações pós-acidente também serão realizadas
Comprovar a segurança dos automóveis ficará mais difícil, visto que avaliações pós-acidente também serão realizadas
A cada dois anos, o Programa Europeu de Avaliação de Carros Novos (Euro NCAP) atualiza e reforça seus protocolos de testes de impacto. Este ano, novos ensaios serão introduzidos para atender a algumas necessidades de proteção dos ocupantes, melhorar a proteção pós-acidente e promover tecnologias avançadas de assistência ao motorista.
As principais inovações dos testes de impacto europeus serão:
LEIA MAIS
Uma mudança importante é a implementação de uma nova barreira móvel ao teste de colisão frontal do carro em movimento, substituindo o teste de barreira deformável por deslocamento moderado. Esse novo método de testes de impacto não apenas avalia a proteção dos ocupantes dentro do carro, mas também como as estruturas da parte dianteira contribuem para ferimentos na colisão.
Os impactos laterais são responsáveis pelo segundo maior índice de mortes e ferimentos graves. As atualizações mais recentes nessa área da avaliação de segurança incluem ajustes na velocidade e na massa do teste de barreira lateral, aumentando sua gravidade.
Mais significativamente, o Euro NCAP avaliará pela primeira vez a proteção contra impactos do lado oposto, concentrando-se na proteção do motorista e na interação potencial entre motorista e passageiro do banco da frente.
Com o último teste, a proteção oferecida pelas novas medidas do mercado, como os airbags centrais, pode ser verificada adequadamente.
O Euro NCAP continua avaliando a última geração de sistemas de prevenção de acidentes e assistência ao motorista.
Novos cenários de testes são adicionados à taxa da tecnologia AEB para carros e usuários vulneráveis da estrada, incluindo situações de retorno e retorno em uma travessia. Além disso, é dado o primeiro passo para avaliar os sistemas de monitoramento do status do motorista, projetados para detectar a fadiga e a distração como parte da avaliação do Assistente de Segurança.
Em nota à imprensa, o órgão afirmou que “melhorar a segurança dos carros não significa apenas mais airbags ou melhores sistemas de assistência ao motorista. A segurança pós-acidente também desempenha um papel vital na sobrevivência do acidente”.
Por isso, em parceria com a Associação Internacional de Serviços de Incêndio e Resgate, o Euro NCAP desenvolveu novas regras de classificação. Os fabricantes serão recompensados quando as informações de resgate forem precisas e facilmente disponíveis.
O Euro NCAP também verifica, durante os testes de impacto, a facilidade de remoção, maçanetas elétricas e endossa as funções avançadas do eCall.
Aguardemos o dia em que os novos padrões cheguem também à América Latina.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |