Descanse em paz: Toyota deixa de produzir o Etios Cross

Com vendas em baixa, versão aventureira do hatch respondeu por apenas 3% dos emplacamentos da gama no ano passado; design carregado e sem harmonia provavelmente é uma das causas da rejeição

Por AutoPapo07/03/18 às 19h09

A Toyota vai lançar a linha 2019 do Etios nesta sexta-feira (9) sem a versão Cross, que integrava o portfólio  da marca desde 2013. A configuração aventureira, inclusive, já recebeu a sentença de morte: nem está mais sendo fabricada na unidade industrial de Sorocaba. Essas informações foram reveladas em primeira mão pelos detetivões do Autos Segredos.

Toyota Etios Cross dá adeus ao mercado
Malagrine

A retirada do mercado se deve às baixas vendas: das mais de 70 mil unidades da linha Etios comercializadas no ano passado, apenas cerca de 2.300, o que corresponde a 3% do mix, eram da versão Cross. Vale lembrar que a configuração aventureira não passou pela reestilização aplicada ao restante da gama, também em 2017.

Os motivos que levam determinados modelos a serem rejeitados pelos compradores nem sempre são muito claros, mas, no caso do Etios Cross, esse fenômeno, muito provavelmente, está relacionado ao seu design nada harmonioso. Beleza  é questão de gosto, mas é preciso ter um olhar muito apaixonado para enxergar harmonia nas linhas do Etios Cross.

A questão do estilo é ainda mais latente entre os consumidores de veículos aventureiros, que se costumam se sentir atraídos pelos adereços de inspiração off-road aplicados à carroceria. No caso do Etios Cross, a Toyota parece ter errado a mão na maquiagem: exagerados, os apliques plásticos nos para-lamas e nas portas estão mais para dia das bruxas que para noite de festa.

Outro ponto a ser lembrado é que, para o público que deseja fazer um uso mais utilitário dos aventureiros, utilizando-os em estradas de terra e vias de pior conservação, o Etios Cross é inútil. Afinal, ele não tem suspensão elevada como alguns concorrentes. Na verdade, o para-choque dianteiro mais volumoso até diminuiu o ângulo de entrada do modelo.

Como nada é tão feio que não possa ficar ainda pior, a versão Cross era uma das mais caras da linha Etios. O preço de tabela do modelo, atualmente, é de R$ 66.260. A julgar pela resposta dos compradores nas lojas, parece que o aventureiro da Toyota vai deixar poucas viúvas para lamentar sua morte.

Fotos: Malagrine Estúdio/Toyota/Divulgação

Veja mais sobre:


5 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Joao costa 10 de Março de 2018

    Conprei um etios nao prestuo tentei devovolver com 7 dias elis nao aceitarao mas. A suspesao foi condenada pela pericia que foi feita.o caibo com 18 mes de uso estouro.esta na justicia.

  • Fernando 10 de Março de 2018

    Eu tenho um croos otimo carro, parou a fabricação q pena, os outros etios x xs xls e plat. eu não compro nem com 50% de desconto, é carro mais feio fabricado hoje no mercado

  • JOSINALDO LUIZ DA SILVAh 9 de Março de 2018

    Esse carro já era pr ter saído de linha .

  • Renato Freire 9 de Março de 2018

    Esse carro era medonho. Como poderia sobreviver sendo tão horrível assim???? Toyota discrimina quem não tem um poder aquisitivo. Aos bem afortunados um corola lindo. Aos Fumados um carro de entrada que de feio não tem nada porque na verdade são horrorosos.

  • Gesy 9 de Março de 2018

    tenho um Etios Cross e ia trocar por outro. Amo o meu tomatinho

Deixe um comentário