Tração integral ou 4×4 não é coisa só para jipeiro ou piloto de rali

Tração integral ou 4x4 são sinônimo de fora de estrada, mas saiba que há condições em que torque nas quatro rodas também é fundamental no asfalto

audi rallye quattro a2 19841
A Audi fez história com o Quattro que inaugurou a tração integral nas provas de rali e se tornou referência nos carros de rua (Foto: Audi | Divulgação)
Por Boris Feldman
Publicado em 04/10/2023 às 19h03

Um seguidor nosso mandou uma questão interessante. Ele foi a uma loja comprar um automóvel e o vendedor defendeu o modelo que ele queria. E disse que era um pouco mais caro porque tinha tração nas quatro.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

E o consumidor falou: “eu vou pagar para ter tração nas quatro, se eu não tenho sítio, fazenda, não ando na lama. Tração nas quatro”, diz ele, “que eu saiba, é para jipe”. E aí é que está o engano de muita gente!

VEJA TAMBÉM:

Tração nas quatro, é claro, é fundamental para andar na terra, na lama. Mas no asfalto molhado, o carro com tração nas quatro é tão importante quanto. Não vou dizer neve, porque no Brasil muito raro tem estrada com neve.

Isso é mais para Estados Unidos e Europa. Mas a segurança de uma tração integral, tração nas quatro, quando você principalmente está no molhado, é fundamental.

Tração integral Audi

Não se esqueça que a Audi ficou famosa com as suas participações em rallys da Europa com o Audi Quattro. Os carros tinham um comportamento muito melhor e ganharam vários ralis com isso.

Não é para dar desempenho e velocidade, não! É para sua segurança. As quatro rodas tracionando o automóvel em uma curva molhada, você nem imagina a diferença em termos de estabilidade e segurança.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Regis 6 de outubro de 2023

Gostei desse Passat Quattro Sulam da foto…

Avatar
bruno vasconcelos 4 de outubro de 2023

Sim, na chuva 4×4 é muito mais seguro, e até no seco, o carro 4×4 fica mais preso no chão como se tivesse rodando sobre trilhos… eu tenho certeza que se fizer um teste de Alce por exemplo num Renegade 4×2 e 4×4, ambos com os mesmos pneus e o mesmo motor 1.3 turbo, o Renegade 4×4 vai fazer em maior velocidade e com menor risco de destracionar, derrapar ou capotar…

Avatar
Deixe um comentário