Excesso de falácias da filial brasileira da BYD, engana o consumidor, com direito a uma simulação de inauguração de sua instalação em Camaçari
Você gosta de melancia? Pois é, mas no AutoPapo, ela virou prêmio, o Troféu Melancia. Que vai desta vez para a chinesa BYD, que “inaugurou”, no início de julho, sua fábrica em Camaçari, ao lado daquela que foi da Ford.
VEJA TAMBÉM:
Mas está longe de ficar pronta. O que mostrou, na verdade, foram carros montados com peças todas importadas da China e colocados lá no final da linha, simulando terem sido fabricados no Brasil. A própria BYD confirma que a fabricação ainda vai demorar, pois disse que não tem sequer alvará de funcionamento.
Nem tem setores básicos de uma fábrica como a cabine de pintura. Ela deverá ter tudo isso, mas, por enquanto, só máquinas espalhadas pelo piso. Até aí, nenhum problema, a complexidade de uma fábrica de automóvel exige mesmo semanas ou meses de testes até estar pronta.
Eu sou engenheiro e trabalhei 20 anos na indústria automobilística. Conheço dezenas de fábricas pelo mundo. O carro ter componentes importados também é normal. Nenhum modelo produzido hoje no Brasil tem 100% de peças produzidas localmente.
Mas a grande mentira da BYD é já anunciar o Dolphin Mini como carro 100% brasileiro, na internet, na tevê… Peraí, isto é propaganda enganosa pois o Dolphin não foi, como ela diz “feito por brasileiros para brasileiros”. Ela provavelmente será uma grande e moderníssima fábrica. Mas por enquanto, é uma simples montagem de componentes vindos da China, no regime SKD. Que são iniciais em inglês, para semi-desmontado.
Eu respeito, e muito, a BYD na China, e a qualidade de seus automóveis. Mas o comportamento dela no Brasil é execrável, a começar da própria construção da fábrica por operários chineses em regime de escravidão que foi até interrompida pelo Ministerio do Trabalho. Pela assistência técnica deficiente para seus clientes.
E por mentiras como essa do carro “brasileiro” para iludir o público. A BYD levou a sério seu próprio nome: Build Your Dream. Construa Seu Sonho. Mas, por enquanto, tá só construindo. Aliás, sabe por que o troféu é melancia? Semente demais!
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |
O problema não é a BYD, mas sim esse povo pouco inteligente que compra esse lixo chinês e tira empregos daqui, prejudica fabricantes de peças locais, destrói economias, envia divisas para fora, acaba com a evolução tecnológica local e ainda reclama da vida. Vejam até a Ford, outra que não merece nenhum respeito, chutou o Brasil, está trazendo lixo cheio de recalls para cá, e ainda consegue vender aqui para esse povinho.
Como os infelizes da esquerda, que continuam esperando a picanha, a cerveja, o combustível barato, etc… e só tão ganhando impostos e taxas até para comprar suas bluzinhas baratas chinesas de má qualidade… aproveitam todas as oportunidades para envolver ideologias fracassadas em todos os temas abordados. Um sujeito desses deve ser daqueles que reclamam de tudo e vive na lama.
Esse premio deveria ser dado ao AutoPapoFurado e as suas mentiras e erros de informação, que estão se tornando cada vez mais constantes.
As brechas! Aquelas lá, nas nossas Leis.
Graças a elas pode-se importar o carro 100% pronto, apenas com as portas dianteiras desparafusadas da carroceria. Assim que o carro chega aqui as portas são parafusadas no devido lugar e…o carro vai pra loja como “fabricado no Brasil”.
E como a China têm um gigantesco e eficiente sistema global de logística conectado às suas indústrias, ela pode dar-se ao luxo de fabricar tudo por lá mesmo e em seguida despachar para o mundo inteiro.
Se não consertarmos as nossas brechas legais, e não tomarmos cuidado com as letras miúdas nos acordos firmados, vai continuar tudo do mesmo jeito.
Exatamente. Ótimo comentário.
Chora mais bolsominio, o choro é impresso pra vc.
Como os infelizes da esquerda, que continuam esperando a picanha, a cerveja, o combustível barato, etc… e só estão ganhando impostos e taxas até para comprar suas bluzinhas baratas chinesas de má qualidade… aproveitam todas as oportunidades para envolver ideologias fracassadas em todos os temas abordados. Um sujeito desses deve ser daqueles que reclamam de tudo e vivem na lama.