Carro usado: 10 fatos sobre o Honda Civic 2008

Oitava geração do sedã médio japonês rompeu com tradicionalismo da categoria e é valorizada entre no mercado de usados

2006 Honda Civic Sedan
Geração "New Civic" é uma das populares do sedã japonês (Fotos: Honda | Divulgação)
Por Fernando Miragaya
Publicado em 28/09/2024 às 11h00

Falar de Honda Civic é sempre uma tarefa fácil e difícil ao mesmo tempo para qualquer escriba. Fácil porque é um carro com uma trajetória de sucesso e com qualidades irrefutáveis. Difícil porque achar defeito no tradicional sedã médio é comprar briga até com pai e mãe.

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Além disso, também é missão quase impossível eleger uma fase melhor do três-volumes da marca japonesa. Por isso, vamos destacar 10 fatos do Honda Civic 2008, da oitava geração global do modelo e terceira a ser produzido no Brasil.

Trajetória do Honda Civic no Brasil

honda civic vx hatchback verde agua frente parado com arvores ao fundo
A primeira geração do Civic (no Brasil) estreou no início dos anos 1990 e virou sonho de consumo imediatamente

Com a abertura do mercado às importações, o Honda Civic foi um dos primeiros carros estrangeiros a aportar no Brasil, em 1992. Os sedãs vendidos aqui eram da quinta geração e eram fabricados em Ohio, nos Estados Unidos, com motor 1.6 de 125 cv e versões manuais ou automáticas, estas com câmbio de quatro marchas.

O Honda Civic de sexta geração foi o que inaugurou a fábrica da montadora japonesa em Sumaré (SP), a partir de 1997. Entre as inovações, suspensão traseira independente e barras de proteção laterais nas portas. O motor era o 1.6 com bloco e cabeçotes de alumínio e “opção” de comando variável de válvulas – quando a potência saía dos 106 cv para 127 cv..

Na virada de 2000 para 2001 surgiu a sétima geração do Honda Civic no Brasil, que trouxe motores mais modernos e eficientes, porta-malas maior e aprimorou a lista de equipamentos. Com motor 1.7 16V, e potências de 115 cv e 130 cv, foi o modelo que tirou a liderança do segmento do Toyota Corolla no início do século.

honda civic lx 1997 prata de frente
Honda Civic nacional chegou no final dos anos 1990

Um dos grandes momentos do Honda Civic no Brasil foi mesmo o lançamento da oitava geração, em 2006. Ganhou design arrojado para os padrões do modelo e do segmento, além de novos motores. Essa fase do design será decantada nos outros tópicos desta matéria.

Depois dessa, o Honda Civic ainda teve mais duas renovações no país. Em 2012, quando encaretou novamente, e em 2016, quando ousou para valer pela última vez como um produto feito no Brasil. Deixou de ser produzido em 2021 e hoje a 11ª geração é importada da Tailândia com conjunto híbrido e preço estratosférico.

O New Civic

HONDA CIVIC 2008 PRATA EM MOVIMENTO
Geração “New Civic” revolucionou o design do sedã japonês, que é cobiçada até hoje no mercado de usados

Como dito, em 2006 a Honda quebrou o conservadorismo do segmento com o New Civic. O design foi o ponto alto do sedã médio, com faróis integrados à grade e linhas mais fluidas, em um estilo muito mais moderno que os rivais do segmento.

Dentro, o Honda Civic também ousou. Destaque para o quadro de instrumentos em duas seções com mostradores digitais e o painel voltado para o motorista, além de acabamento com detalhes com ares mais esportivos.

Nesta geração, o sedã veio de motor 1.8 16V de 140 cv e câmbio automático de cinco marchas. Em 2008, o Honda Civic, já linha 2009, passou por reestilização para celebrar as 300 mil unidades produzidas no Brasil e seu propulsor virou flex.

Em 2008, o Honda Civic ainda teve aqui sua versão mais divertida, a Si. Com motor 2.0 de 192 cv e câmbio manual de seis marchas, recebeu calibragem mais firme nos freios, direção e suspensão, e adotou bloqueio do diferencial. Foi o esportivo nacional mais potente do país, salvo um um VAR da Volks que alegava que o Golf GTI era mais potente quando usando gasolina de alta octanagem.

Foi Acura

Um detalhe é que esse New Civic foi vendido como Acura, a marca de luxo da Honda. Chamado de CSX nos Estados Unidos, tinha detalhes diferentes na grade, faróis maiores e acabamento bem mais caprichado, mas a base e a casca eram as mesmas. Inclusive teve versão Type S com a mesma mecânica do nosso Civic Si.

Melhor ano de vendas

HONDA CIVIC 2008 PRATA LATERAL PERFIL
Design fluido com capô curto e para-brisas inclinado seguia a tendência dos monovolumes

Uma das maiores rivalidades automotivas é a disputa Civic x Corolla. No Brasil o modelo da Toyota historicamente leva a melhor dentro do segmento de sedãs médios. Porém, a oitava geração do Honda mudou um pouco essa regra.

Em seu primeiro ano cheio, 2007, o modelo feito em Sumaré já arrebatou a liderança da categoria, com 47.747 emplacamentos. Mas foi em 2008 que o Honda Civic teve seu melhor desempenho em vendas e a maior distância para o rival: 67.676 contra 45.634, Em 2009, porém, o Corolla retomou a ponta.

Desempenho do Civic

O motor 1.8 16V segue aquela receita do sedã. Tem força, mas sem arroubos nas arrancadas ou nas retomadas. São 140 cv de potência com etanol e 138 cv, com gasolina e respectivos 17,7/17,5 kgfm de torque a 4.300 rpm (o Honda Civic virou flex em 2008) que garantem esse desempenho pacato, sem ser manco.

HONDA CIVIC 2008 MOTOR
Motor 1.8 do Civic continuou em linha na primeira geração do SUV HR-V até 2022

O câmbio automático de cinco marchas segue a pegada de conforto. Faz mudanças suaves, porém segura qualquer tentativa mais assanhada no pedal do freio. Desta forma, o 0 a 100 km/h fica entre 11 e 12 segundos. E o consumo na cidade anota médias apenas regulares de 7 km/l com etanol e de 8,5 km/l, com gasolina.

Conforto

Nesta era, o entre-eixos do Honda Civic foi para 2,70 m e a engenharia da montadora melhorou o aproveitamento da cabine. Motorista tem boa posição de dirigir e banco confortável, além do volante de boa pegada. Os instrumentos afastados facilitam a visualização rápida e mantêm os olhos do motorista por mais tempo na via.

HONDA CIVIC 2008 INTERIOR PAINEL
Quadro de instrumentos de dois níveis virou marca registrada do New Civic

No banco traseiro, dois adultos e uma criança têm espaço suficiente para pernas e joelhos. O acabamento interno ficou mais caprichado e a densidade dos assentos e encostos deu um belo upgrade no Honda Civic 8. A suspensão, porém, bate meio seca em buracos e quebra-molas.

Porta-malas ruim

O porta-malas de 340 litros do Honda Civic foi muito criticado. Volume inferior até na comparação com sedãs compactos. Tudo porque o modelo da marca japonesa foi projetado para ter estepe de uso temporário, algo que não era permitido pela legislação brasileira à época.

Por causa disso, a Honda teve de improvisar um estepe nas mesmas dimensões dos pneus originais e elevar o assoalho do compartimento de bagagem, que perdeu espaço.

Dica de versão

Vamos de Honda Civic 2008 na versão EXS com câmbio automático e já como linha 2009. Tem controles eletrônicos de estabilidade e tração, airbag duplo frontal, freios com ABS e EBD e cintos de três pontos e encostos de cabeça para todos os cinco ocupantes do sedã médio.

2006 Honda Civic Sedan
O ponto negativo do New Civic era seu porta-malas de apenas 340 litros

No conforto, ar automático, trio elétrico, bancos de couro, controle de cruzeiro, ajustes de altura e de profundidade do volante, descansa-braço dianteiro, troca de marchas na direção e som com CD player (lembre-se que é um carro de mais de 15 anos).

O Honda Civic EXS 2008 tem preços entre R$ 40 mil e R$ 52 mil nas plataformas de compra e venda de veículos (valores levantados na segunda quinzena de setembro de 2024).

Manutenção do Civic 2008

O Civic carrega aquela fama de Honda que nunca dá problema. A manutenção do motor 1.8 é tida como tranquila e os preços dos componentes são fiéis ao que se vê no segmento de sedãs médios.

Veja os preços de algumas peças do Honda Civic 2008:

  • Jogo com 4 pastilhas do freio dianteiro: R$ 80 a R$ 140
  • Kit com 4 velas de ignição: R$ 180 a R$ 300
  • Kit troca de óleo (4 litros 10W30 + filtro): R$ 230 a R$ 350
  • Bomba de combustível: R$ 260 a R$ 330
  • Jogo de amortecedores traseiros: R$ 380 a R$ 500
  • Farol dianteiro: R$ 500 a R$ 1.000
  • Para-choque traseiro: R$ 260 a R$ 480

Principais problemas

O Honda Civic está longe de ser uma fonte de problemas, mas tem defeitos comuns em detalhes de sua mecânica. Por exemplo, um pequeno filtro que fica dentro dos bicos injetores costuma ressecar com facilidade e entope a peça. Já a rosca do filtro de óleo pode rachar e provocar vazamento de lubrificante.

Fique atento também à suspensão dianteira. É comum o desgaste precoce das buchas, amortecedores, batentes e bieletas. Observe também o estado do tensor da corrente de distribuição.

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