Você pode estar fazendo uso severo do carro e nem percebeu

Essa condição obriga a adiantar as manutenções do veículo, porém muitos motoristas não sabem que situações comuns são consideradas como severas

carros enfileirados em transito na capital sao paulo
Usa o carro só na cidade? Melhor adiantar a revisão (Foto: Shutterstock)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 22/04/2025 às 08h00
Atualizado em 22/04/2025 às 09h55

O que dita os prazos para as revisões dos carros é o intervalo entre as trocas de óleo. Hoje o padrão é levar o carro para as manutenções preventivas a cada 10 mil km ou 1 ano, exceto em casos de uso severo.

Muitos motoristas acabam ignorando essa segunda parte e consideram apenas o prazo de 10 mil km. Afinal, como só usam o carro para ir trabalhar e levar os filhos na escola, não consideram isso como severo.

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O que é considerado como uso severo do carro

As definições sobre o que é considerado como uso severo pode variar dependendo do fabricante, mas algumas condições são constantes. Se o seu uso do carro bate com algum desses requisitos, você deveria adiantar as revisões.

  • Quando a maioria dos percursos exige o uso constante da marcha lenta do carro por muito tempo, como o anda-e-para do trânsito urbano ou engarrafamentos;
  • Quando a maioria dos percursos são curtos, geralmente abaixo de 6 km, e o motor trabalha apenas frio sem atingir a temperatura de trabalho;
  • Rodar frequentemente em rodovias com muita poeira, estradas de terra, areia ou trechos alagados;
  • Usar para puxar reboques e carretas com frequência;
  • Rodar sempre com a carga máxima;
  • Uso profissional como motorista de aplicativo, táxi, viatura policial ou atividades similares;
  • Condições climáticas extremas, como temperaturas altas ou frio excessivo;
  • Rodar frequentemente perto da velocidade máxima do veículo ou aceleração plena;
  • Rodar em vias em contato minério de ferro.

Todas essas condições exigem mais do veículo e aceleram o desgaste dos fluídos e componentes. Por isso é recomendado adiantar as manutenções.

Uma situação comum, que muitos não consideram como severa, é a do trânsito urbano. Em baixas velocidades e com o carro em marcha lenta não há o fluxo de ar ideal para ajudar no arrefecimento, o que faz a ventoinha armar com frequência.

Além disso, o movimento de iniciar o movimento do carro é um que gera mais desgaste, pois exige mais do motor e da transmissão.  Na cidade também é usado mais os freios e a aceleração costuma ser mais forte.

VOLKSWAGEN AMAROK EXTREME 2025 CINZA OLIVE EM MOVIMENTO NA POEIRA
Estradas de terra ou vias com muita poeira aceleram o desgaste do carro (Foto: Volkswagen | Divulgação)

Em máquinas pesadas e caminhões é levado em consideração as horas de funcionamento do motor para realizar as manutenções por esse motivo, mas são raros os carros que mostram esse dado. O veículo que roda 5 mil km em trânsito urbano engarrafado pode ter ficado com o motor em funcionamento por mais tempo que um veículo que rodou 10 mil km em rodovias.

Rodar com o motor frio também é prejudicial. Ele foi feito para trabalhar em uma faixa de temperatura específica, enquanto está frio há um consumo maior de combustível e o desgaste das peças internas é maior. É por isso que não é bom retirar a válvulas termostática.

Para saber com exatidão quais são os requerimentos do seu carro, confira no manual do proprietário.

Prazo de revisão para carros com uso severo

Movimento Right to Repair está ganhando força no Brasil recall
Geralmente a recomendação é levar para a revisão com metade do prazo (Foto: Shutterestock)

O intervalo padrão para a revisão nos carros modernos é de 10 mil km ou um ano, o que vencer primeiro. Praticamente todos os carros feitos nos últimos 15 anos possuem esse prazo, salvo algumas exceções.

As montadoras recomendam realizar as revisões na metade do prazo caso as condições de uso severo que citamos anteriormente sejam atendidas. Ou seja, 5 mil km ou 6 meses, o que chegar primeiro.

Se o uso severo for rodar em vias com muita poeira ou estradas de terra, é recomendado realizar uma inspeção do filtro de ar antes desse prazo. Para quem reboca com frequência ou roda com carga elevada, esse cuidado adicional deve ser feito com as pastilhas de freio, líquido de arrefecimento e óleo do câmbio.

O uso severo também reduz os prazos para a troca de alguns fluídos, como o líquido de arrefecimento, óleo do câmbio e fluido de freio. Em algumas marcas há prazos para a troca de óleo do câmbio, seja ele manual ou automático, apenas para quem roda nessas condições.

A nova geração da Ford Ranger faz o monitoramento do uso do veículo por conta própria e faz o aviso de revisão com base nisso. Ela possui monitoramento eletrônico do óleo e de outros componentes de desgaste.

Segundo a marca, o prazo de revisão do manual é uma sugestão e o serviço pode ser adiantado ou adiado conforme o diagnóstico do veículo. Isso pode ser verificado pelo aplicativo FordPass.

Qual uso não é severo

nissan versa exclusive 2024 cinza lunar frente em rodovia
Pegar muita estrada, rodar vazio e não ficar no anda-e-para força menos o carro (Foto: Nissan | Divulgação)

Se muito do que é feito pela maioria dos motoristas é considerado como uso severo, quais são as condições para realizar as manutenções no prazo maior? Geralmente são as condições onde o veículo trabalha com menor esforço.

O uso não severo envolve rodar muito em estradas asfaltadas e o funcionamento do motor em temperatura ideal de trabalho. Mas se a estrada for poeirenta ou ter tráfego constante de caminhões que transportam minério, é considerado como severo. A Nissan especifica em seus manuais serviços adicionais para quem roda na região de Belo Horizonte (MG) ou do Quadrilátero Ferrífero por esse motivo.

Também é incluído rodar cidades com vias expressas de velocidade constante e boa fluidez, como as avenidas de Brasília. Quem usa o carro na cidade fora de horários de pico também pode se preocupar menos, desde que haja poucas paradas longas.

Dirigir sozinho ou com apenas um passageiro com frequência também é uso brando. Estar com o carro carregado ou rebocando alto gera esforço adicional mesmo se for em condições rodoviárias.

Por fim, rodar com a manutenção do carro em dia ajuda a reduzir as paradas para manutenção. Problemas no sistema de arrefecimento, óleo vencido e outras negligências geram maior desgastes e obrigam a adiantar a manutenção.

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1 Comentário
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Rodolfo 22 de abril de 2025

No manual do meu Onix 1.4-L ano 2019 diz também que é uso severo:
– Ficar mais de 2 dias sem usar o carro.

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