Correia banhada a óleo: GM estende garantia a todos os carros

A ação promovida nas concessionárias da marca visa ganhar a confiança dos clientes, dando uma garantia maior que a do veículo

chevrolet onix 2022 linha completa hatch e seda em pista de provas
Onix hatch e sedã a partir do modelo 2019/2020 estão na campanha (Foto: Chevrolet | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 17/04/2025 às 13h00

O vice-presidente da General Motors no Brasil, Fábio Rua, adiantou para o AutoPapo em nosso podcast que a empresa estava trabalhando em uma campanha para tranquilizar os donos de Chevrolet Onix com correia dentada banhada a óleo. Essa ação já está em andamento e começou sem grandes alardes.

Proprietários de Onix e Onix Plus a partir do modelo 2019/2020 receberam um e-mail sendo convocados para reativar a garantia da correia dentada banhada a óleo. A Chevrolet já havia estendido a cobertura dessa peça para 240 mil km em novembro de 2024 para todos os veículos que estiveram com as revisões em dia.

VEJA TAMBÉM:

A nova campanha visa reativar a garantia para carros que não foram revisados na rede autorizada. Com isso a Chevrolet busca recuperar a confiança do público, já que seu motor de três cilindros vem sendo alvo constante de vídeos alarmistas em redes sociais.

Segundo o portal Autos Segredos, é preciso realizar uma inspeção básica para reativar a garantia da correia dentada banhada a óleo na linha Onix. O concessionário Chevrolet irá checar o componente, se tudo estiver em ordem será feita uma troca de óleo lubrificante e de seu filtro, no valor de R$ 660. Com isso, a garantia de 240 mil km estará valendo.

Caso seja detectado algum dano na correia dentada, será realizada uma troca do componente pelo valor de R$ 700 e a garantia será reativada. O AutoPapo já apurou que o valor da troca do componente ronda entre R$ 3.700 e R$ 4.000 na rede autorizada, esse valor da ação é promocional para quem deseja ter a cobertura da peça.

Com isso feito, o proprietário precisa continuar fazendo as trocas de óleo nas concessionárias Chevrolet para manter a garantia até 240 mil km. O prazo do serviço na linha Onix é a cada 10 mil km ou 1 ano, o que vencer primeiro. Em uso severo esse prazo é reduzido.

Óleo lubrificante correto evita problemas

correia dentada banhada a oleo em funcionamento continental
Nos carros da Chevrolet é preciso usar o ACDelco Dexos 1Gen3 (Foto: Continental | Divulgação)

Por trabalhar dentro do motor e ser banhada pelo óleo lubrificante, a correia dentada usada nos motores de três cilindros da Chevrolet possui composição diferente. Ela é feita de borracha de nitrila butadieno hidrogenada (HNBR), que é resistente a altas temperaturas e a óleos. Na composição também vai um revestimento em teflon para aumentar a resistência.

O óleo lubrificante também precisa ser adequado para esse trabalho e receber uma aditivação especial que não agrida a correia. A Chevrolet utiliza o ACDelco Dexos 1GEN3, com viscosidade 0W20 para o motor aspirado e 5W30 para o motor turbo.

No mercado já existem óleo com essa certificação Dexos 1GEN3, fornecidos pela Havoline, Motul e outros fabricantes renomados. Se você não deseja realizar as manutenções na rede autorizada, é preciso prestar atenção se há a certificação correta na embalagem do lubrificante.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
7 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Carlos Alberto Ranieri 29 de abril de 2025

Troca de óleo em concessionária: caríssimo.

Avatar
Rodolfo 23 de abril de 2025

Uma vez conversei com um Engenheiro Mecânico e ele disse que determinada montadora testava os seus carros com gasolina padrão E22 (22% de etanol) e de boa qualidade. Então perguntei se testavam com gasolina adulterada (batizada) com solventes, então ele me disse: – – “Lógico que não”.
Então fica a pergunta que são quer se calar:
O que gasolina batizada com solventes faz na correia dentada banha a óleo?

Avatar
Anderson Oliveira 20 de abril de 2025

Boa tarde a todos, gostaria de saber quem comprou o carro de outras pessoas,para quem vai ser enviado este email,para o primeiro comprador ou para o segundo comprador,mesmo o carro sendo adquirido em uma concessionária.

Avatar
Edr 2025 19 de abril de 2025

Sem coragem e loucura alguma para adquirir uma bomba dessa!
Por que, como mostram diversos casos, mesmo fazendo tudo na concessionária, tem a questão do combustível adulterado z que se vende aos montes por todo o país, e infelizmente a concessionária se nega a dar a garantia aos clientes, isentando a GM da culpa, exigindo que o cliente pague caríssimo pelo serviço.
Somente depois disso que cliente vai entender pq tanta gente não quer essa bomba, quando ele for tentar vender e não aparecer ninguém interessado.

Avatar
cleriston rabelo dos santos 19 de abril de 2025

C@gada feita e agora tentam consertar, o melhor seria trocar o kit por corrente e mão fica inventando, assume que errou implantando essa b…. Antes que seja tarde e mate o carro de vez.

Avatar
Santiago 18 de abril de 2025

Boa iniciativa da GM!
Os veiculos com essa correia existem, foram comprados aos milhares, e agora a situação está colocada e demanda uma medida objetiva que nem essa.
Desejo mesmo que as coisas se acertem, e que os problemas ao menos se reduzam a indices justificáveis e sustentáveis.
Mesmo assim é uma tecnologia para se ficar com o pé atrás, e seria aconselhável que ela seja revista e sucedida por algo mais plausível de se confiar.

Avatar
Polvo 17 de abril de 2025

Sei lá, acho que o problema dos danos nessas correias é que além do óleo errado, ainda tem a questão do combustível, muitas vezes adulterado, que contamina o lubrificante e, pra piorar, a grande maioria dos proprietários faz uso severo, rodando pouco e em trechos urbanos, ou seja, a troca do óleo teria de ser feita na metade do tempo previsto. Está bem claro que esse motor não tolera esquecimento, nem desleixo com óleo.

Avatar
Deixe um comentário