Alguns motores ainda possuem uma diferença grande na força gerada quando o tanque está com etanol ou com gasolina
Os motores flex apresentam uma diferença na potência dependendo do combustível usado. A variação depende do projeto do motor e das prioridades dadas pelo fabricante.
Com exceção do 1.8 aspirado do Honda HR-V, que tinha 2 cv a mais com gasolina, o mais comum é ter mais potência com etanol. Mas hoje, com gerenciamento eletrônico mais avançado, muitas marcas conseguem ter a mesma forma com ambos combustível.
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Quando há variação, a média é que fique em até 5 cv. São poucos os motores que passam disso, listamos a seguir quais são:
Os carros que possuem uma diferença maior de potência entre os combustíveis demonstram isso com um desempenho melhor com o etanol. Quando o valor é idêntico ou pequeno, o motorista só sente a mudança vendo o consumo.
Apesar de todos os avanços, os carros flex seguem bebendo mais com o etanol que com a gasolina. Mas essa diferença reduziu muito nos últimos anos, com os motores ficando mais eficientes na queima do combustível vegetal.
O motor 170 TSI da Volkswagen, que está na lista que mostramos acima, está entre os mais econômicos de seu segmento com gasolina ou com etanol. Já o 1.3 turbo do Renault Duster, mesmo com essa diferença de 7 cv, possui médias bem próximas independente do combustível.
Mesmo com todos os avanços, o consumo de um carro ainda é algo que varia muito entre modelos e motores. Vale a pena realizar médias com os dois combustíveis para saber qual é o mais vantajoso para o seu uso e a região onde mora.
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Rapaz… tivemos um Fiat Linea motor aspirado 1.8Flex, 130cv na gasolina e 132vc no etanol… apesar de 2vc de diferença teórica.. na prática o motor, dava pra sentir uma diferença muito grande nas saídas de sinal e na BR nas ultrapassangens, de maneira que precisava se reacostumar com a pisada no acelerador… ou seja, seu eu estivesse acostumado a pisar 40% de pedal nas saídas de semáforo abastecido com gasolina….na semana que rodava abastecido com etanol, só precisava pisar 20% nas mesmas condições, se não prestasse atenção a isso… destracionava e cantava pneu nas saidas… principalmente na chuva. Dava pra destracionar e cantar pneu até saindo de segunda marcha, completamente parado… era muito gostoso de guiar aquele eTorq1.8 no etanol. Saudades…