Fabricante fechou parceria com agência espacial do Japão JAXA, que quer lançar um rover tripulado no espaço em 2029
A Toyota revelou, na terça-feira (12), um projeto de veículo lunar para ser usado pelo governo japonês durante a exploração programada para 2029. O rover fará uso de tecnologia de célula de hidrogênio para gerar eletricidade, e poderá andar autonomamente ou com tripulação. Fabricante afirma estar interessada na “propriedade intelectual” por trás do projeto, que espera ser valiosa no futuro.
A marca revelou imagens do conceito de “mobilidade espacial”. Ele terá 6 metros de comprimento, 5,3 m de largura, e 3,8 m de altura. Serão seis rodas para ajudá-lo a se mover sobre a superfície da Lua. A tarefa é desafiadora, já que o satélite tem gravidade seis vezes mais fraca que a Terra.
Além disso, o terreno também tem muitos declives, montes, e outros obstáculos. Um veículo lunar tripulado também deve ser capaz de se manter pressurizado. Um outro desafio é o combustível, já que é difícil transportar material.
Entretanto, a Toyota afirma que seu projeto terá autonomia de 10 mil quilômetros, mesmo que nessas condições. Ele será capaz de transportar dois ocupantes normalmente, ou quatro no caso de uma emergência.
A revelação do conceito do veículo lunar foi acompanhado do anúncio de uma parceria com a Agência de Exploração Aeroespacial Japonesa, a JAXA. O país está programando uma missão de pouso na Lua para 2029. Ela vai envolver a exploração da superfície do satélite por astronautas.
Em comunicado oficial, o vice-presidente da JAXA, Koichi Wakata, considerou que veículos desse tipo se tornarão comuns no futuro. “Rovers tripulados e pressurizados serão um elemento importante no suporte à exploração lunar humana, o que imaginamos acontecerá na década de 2030. Nós queremos lançar um rover desse tipo no espaço em 2029″, disse ele.
Imagens Toyota | Divulgação
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |