Viagem de carro: esses 7 itens podem evitar que você fique a pé
Pequenas falhas podem deixar o veículo parado no meio de estrada; porém, o transtorno pode ser bem menor se o motorista tiver alguns objetos simples à mão
Pequenas falhas podem deixar o veículo parado no meio de estrada; porém, o transtorno pode ser bem menor se o motorista tiver alguns objetos simples à mão
Você quer aproveitar as férias para fazer aquela viagem de carro com a família? Seja lá qual for o seu destino, é bom estar prevenido para situações inesperadas. Se o trajeto for muito longo, as chances de ocorrer algum imprevisto aumentam. Para evitar que a jornada se transforme em aborrecimento, o AutoPapo listou 7 itens que você deve levar consigo. Apesar de simples, eles podem fazer a diferença na estrada. Confira:
Atualmente, muitos celulares já possuem uma fonte de luz integrada. Porém, nem todos são capazes de proporcionar boa iluminação. Se seu aparelho não tiver essa função, ou se ela não for suficientemente potente, vale a pena investir em uma lanterna. Modelos com LEDs são pequenos e ocupam pouco espaço no porta-luvas. Esse item simples é essencial: pode fazer toda a diferença se for preciso trocar um pneu ou resolver algum outro problema durante uma viagem de carro noturna. Qualquer empecilho torna-se muito maior se você estiver às escuras no meio da estrada.
A maioria dos automóveis vem apenas com uma chave de roda. É conveniente ter mais algumas ferramentas para o caso de uma emergência. Não precisa ter um estojo abarrotado de apetrechos: basta levar os instrumentos básicos, como alicate e chaves Philips, de fenda e de boca nas medidas mais comuns. A falta desses itens pode inviabilizar a viagem de carro. Mesmo que você não entenda de mecânica, alguém pode aparecer no momento da emergência precisando apenas da ferramenta certa para ajudar…
Não chega a ser fundamental, mas é prudente ter certos itens de reserva em uma longa viagem de carro. Vale a pena carregar alguns fusíveis extras, que podem evitar que o motorista fique a pé no meio da estrada. Uma correia Poli-V sobressalente pode, do mesmo modo, ser conveniente. Essa peça, também chamada de correia auxiliar, movimenta o alternador, a direção hidráulica e, em alguns modelos, a bomba d’água do motor. Por fim, leve consigo uma ou duas lâmpadas, para não correr o risco de ficar sem faróis (obrigatórios também durante o dia nas rodovias do país).
Com esses itens, nenhum pneu murcho prejudicará sua viagem de carro. O selante é capaz de vedar furos no pneumático: basta utilizá-lo para conseguir chegar até o destino. Já o compressor, que funciona conectado à tomada 12V do veículo, pode ser usado para calibrar ou encher o componente. De quebra, pode também inflar boias ou bolas da criançada.
Dizem que qualquer coisa pode ser consertada com silver tape. Talvez não chegue a tanto, mas ninguém duvida tratar-se de um item extremamente versátil. Impermeável, pode ser usada para fixar provisoriamente determinados componentes mecânicos, como mangueiras. Se alguma peça do acabamento se soltar, ela também resolve rapidamente. E ainda pode quebrar o galho caso o veículo sofra alguma avaria externa.
Há pelo menos duas décadas, as chaves incorporam componentes eletrônicos. Eles permitem abrir as portas à distância e evitam que similares descodificadas liguem a ignição. Por outro lado, ficaram sensíveis a quedas e à umidade. Isso sem falar na maior dificuldade de reposição em caso de perda. Se alguma dessas situações ocorrer justamente durante uma viagem de carro, poderá trazer sérios problemas.
Para não correr riscos, leve também a chave reserva. Uma boa estratégia é deixá-la sob os cuidados de algum companheiro de estrada. Outra opção é utilizar silver tape para fixá-la na parte interna do para-choque ou em algum outro local estratégico.
Utilizar o celular ao volante é uma prática ilegal e insegura. Porém, a possibilidade de espelhar o aparelho na central multimídia do carro ou afixá-lo em suporte apropriado permite utilizar algumas de suas funções sem problema algum. Muitos motoristas já habituaram-se a usar aplicativos de navegação, como o Waze.
Em uma viagem de carro para locais desconhecidos, as rotas via GPS são extremamente úteis. Portanto, não arrisque ficar sem bateria em momentos cruciais. Leve consigo o cabo USB com o carregador ou uma bateria externa. Vale lembrar que ficar perdido, além de tomar tempo, pode levar o motorista a transitar por locais perigosos.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |