E se eu andar com o carro sem a chave presencial?

A eletrônica evoluiu para tentar contornar essa situação

Por BORIS FELDMAN29/03/18 às 17h45

Saiba o que acontece se você, por acaso, ligar o carro e andar sem a chave presencial porque a esqueceu em casa.

Uma das novidades tecnológicas que a eletrônica trouxe para o automóvel é a tal chave presencial, também chamada de sistema keyless. Ela pode ficar no console do carro ou no bolso do motorista, e basta apertar um botão para ligar o carro e o motor. Entretanto, ela andou causando alguns problemas.

Imagine que o motorista pode chegar em casa e a mulher dele, por exemplo, pede o carro para ir no supermercado. Ele entra em casa, com a chave no bolso, e ela só percebe que está sem a chave ao voltar ao estacionamento com as compras do supermercado. Ela vai tentar, então, ligar o carro e não vai conseguir, porque a chave ficou com o maridão em casa.

O que as fábricas pensaram para evitar esse constrangimento é que se o carro continua rodando, mas a chave não está em seu interior, o motor não desliga, mas um aviso aparece no painel: “atenção, chave não detectada”, ou seja, um aviso para o motorista voltar e resgatar a chave.

andar sem a chave presencial keyless

Foto Ford | Divulgação

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário