Ford relembra viaturas que faz para a polícia desde 1950

Animação mostra evolução dos modelos especiais, que receberam melhorias mecânicas até chegarem aos carros híbridos

viatura ford police responder hybrid sedan
Viatura policial feita pela Ford (Foto: Ford | Divulgação)
Por AutoPapo
Publicado em 08/08/2019 às 09h00
Atualizado em 09/07/2020 às 13h25

Tendo sido fundada em 1903 e feito o primeiro carro de produção em massa, o Ford T, não é surpresa que a Ford faça parte da história dos Estados Unidos. Até mesmo quando o assunto é a polícia, a fabricante esteve fornecendo veículos para serem viaturas desde a metade do século passado.

Uma animação produzida pela marca conta essa história, e mostra a evolução dos veículos de serviço. Ela começa com o Mainline, em 1950, com a pintura preta e branca acompanhada dos pneus com faixa branca, clássicos da época.

Em cima da viatura, a sirene e sinal luminoso parecem acompanhar o estilo dos para-choques e acabamentos do modelo.

Na sequência, foi lançado o Interceptor, em 1952, com motor V8 de 127 cavalos de potência. Os equipamentos incluíam bancos dianteiros especiais para “24 horas de serviço”, e um isqueiro. Em 1956, o modelo evolui, e ganha motor mais potente, de 217 cv.

viatura ford police responder hybrid sedan Animação mostra evolução dos modelos especiais de viatura da Ford, que receberam melhorias mecânicas até chegarem aos carros híbridos.
O híbrido Police Responder Hybrid Sedan opera em diversas cidades dos EUA

O Interceptor continuou recebendo melhorias, como suspensões reforçadas. Em 1971, é a vez do Galaxie. Com motor de 405 cv, o modelo foi imortalizado por diversos filmes policias da época.

Já em 1982, a viatura da Ford é nada mais, nada menos que um Mustang SSP, com motor 5.0 V8 capaz de alcançar a maioria dos criminosos em fuga.

Viaturas da Ford acompanharam evolução do carro

Depois dele, em 1983, é a vez do clássico Crown Victoria, com motor 5.8 V8 de 167 cv com injeção eletrônica, transmissão automática de 4 velocidades, e exterior modernizado. Em 1998, o “Crown Vic” continuava servindo a polícia, mas com estilo totalmente diferente, e típico dos sedãs daquela década.

O motor era um 4.6 V8 que podia alcançar 240 km/h. Em 2009, o modelo continuava servindo de viatura, agora coberto de preto, mas com design ainda bastante semelhante ao adotado na década anterior.

viatura ford police responder hybrid sedan cabine Animação mostra evolução dos modelos especiais de viatura da Ford, que receberam melhorias mecânicas até chegarem aos carros híbridos.
Interior do carro híbrido que virou viatura

Já em 2013, entra em cena o Taurus Interceptor, com design mais próximo aos carros da atualidade. O aspecto é agressivo, com faróis afilados e uma linha lateral que parece levantar a traseira do modelo.

Então, já aparecem também algumas tecnologias de assistência, como o controle eletrônico de estabilidade (ESC) e o monitoramento de ponto cego. O motor é um V6 twin turbo.

Por fim, a animação chega aos carros híbridos com o Police Responder, um protótipo pensado para ser uma viatura em 2018. Hoje, o veículo já é usado por algumas corporações dos EUA.

Fotos Ford | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Daniel Janeti Gonçalves 17 de janeiro de 2020

Se no Estado de São Paulo não tivesse um monte de governadores desgraçados era para ter essas viaturas importadas aqui igual fizeram com os caminhões de bombeiros.

Avatar
Fabio 8 de agosto de 2019

Deveriam trazer uma exposição dos veículos para o Brasil. Eu sugiro como local, um estádio de futebol em Itaquera. Será que alguém vai visitar ?

Avatar
Deixe um comentário