Regulagem de farol: tudo que você precisa saber a respeito

Ter os faróis bem regulados ajudam na visibilidade, não ofusca outros motoristas e ainda te livra de uma multa

shutterstock farois de um carro em fumaca
O farol baixo não pode ficar atrapalhando os outros motoristas (Foto: Shutterstock)
Por Laurie Andrade
Com Eduardo Rodrigues
Publicado em 17/12/2022 às 13h32
Atualizado em 21/02/2024 às 16h07

A regulagem de farol, muitas vezes subestimada pelo motorista, é um item relevante na revisão do carro. Os faróis desalinhados diminuem a visibilidade, contribuem para os acidentes de trânsito e colocam em risco a vida dos ocupantes dos carros e terceiros.

De acordo com o diretor da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), Dirceu Alves, com o anoitecer, a percepção do motorista cai 50%. Dimensionar espaços, distâncias e velocidades fica mais difícil.

VEJA TAMBÉM:

No ano passado, 880 acidentes aconteceram em rodovias federais em razão de restrição da visibilidade. Mais de 97 pessoas morreram e 898 se feriram porque o motorista não conseguia enxergar bem.

Alguns desses acidentes poderiam ter sido evitados pela regulagem de farol. De 19h às 06h, quando as luzes se fazem extremamente necessárias, 31 mil acidentes foram registrados pela Polícia Rodoviária Federal em 2017. Nesse mesmo período, quase três mil pessoas perderam a vida nas estradas.

Se os riscos de sofrer um acidente de trânsito por falta da regulagem de farol não são suficientes para o motorista, o Código de Trânsito Brasileiro coloca a obrigação.

Art. 223. Transitar com o farol desregulado ou com o facho de luz alta de forma a perturbar a visão de outro condutor:
Infração – grave;
Penalidade – multa;
Medida administrativa – retenção do veículo para regularização.

De acordo com dados apresentados pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), de janeiro a agosto de 2018, 2.295 multas foram aplicadas no Brasil por transitar com o farol desregulado ou com o facho de luz alta de forma a perturbar a visão de outro condutor. O número é maior que todas as autuações emitidas em 2017 pela mesma razão (2.121).

O índice de autuações com base no art. 223 foi 53% maior nos primeiros oito meses deste ano, se comparado às 1228 multas aplicadas de janeiro a junho de 2017.

A regulagem de farol pode salvar outro motorista

shutterstock regulagem de farol em uma oficina
Na oficina pode ser feita uma regulagem mais precisa

O ofuscamento da visão é um fator complicador quando a questão são os acidentes de trânsito. Leva-se aproximadamente quatro segundos para voltar a visão à normalidade depois de cruzar um foco de luz de um farol desregulado numa via. Nesse pequeno período, caso o carro esteja a 100 km/h, o motorista já cruzou de 80 a 120 metros. Distância suficiente para uma colisão grave.

“Quando enfrentamos de frente ou mesmo através dos retrovisores um feixe de luz ocorre uma contratura da pupila com objetivo de reduzir a quantidade de luz que deve chegar à retina. Ao desaparecer subitamente o foco de luz, temos a escuridão e nessas condições a pupila tende a se dilatar com objetivo de permitir maior entrada de luz”, explica Alves. Por isso a regulagem de farol e o cuidado no uso da luz alta são imprescindíveis para os motoristas.

Quando realizar a regulagem de farol

É recomendável fazer a regulagem de farol sempre que o automóvel tiver uma lâmpada substituída. Se o carro sofrer alguma alteração na suspensão, como rebaixamento, ou até quando o carro estiver muito pesado em uma viagem, deve-se checar o alinhamento das luzes.

Como realizar elétrica dos faróis

shutterstock botao da regulagemde altura do facho farol
A regulagem elétrica ajuda a fazer durante a viagem

Para fazer a regulagem manual é simples:

  • Abra o capô do carro;
  • Localize uma alavanca próxima ao farol;
  • Use essa alavanca para regular a altura do facho.

Em alguns carros existe uma regulagem elétrica dos faróis, por meio de um botão que costuma ficar no lado esquerdo do painel. Essa regulagem é para ser usada quando o veículo está carregado, situação onde a traseira acaba ficando mais baixa que a dianteira — fazendo o facho ficar mais alto.

Essa regulagem é graduada, ou seja, você pode regular o farol conforme o peso carregado. Uma forma fácil de ver se o seu farol não está ofuscando outros carros é medir na parede da garagem. Ou notar se o facho está pegando o vigia do carro a frente no trânsito, se tiver é preciso abaixar mais.

Fotos: Shutterstock

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário