[Vídeo] Você sabe verificar a condição do amortecedor?

O amortecedor é um dos principais responsáveis pela estabilidade do veículo e a sua durabilidade vai além da quilometragem rodada com ele

Por Sérgio Melo29/12/17 às 16h50

O amortecedor (a despeito do nome) é um dos principais responsáveis pela estabilidade do veículo. Por isso causam tanta preocupação. Mas ao contrário do que muitos ainda acreditam, a durabilidade do componente não está condicionada a quilometragem.

Várias condições influenciam no estado do amortecedor. A principal é a condição do piso por onde o carro circula. Uma estrada de terra ou de calçamento exige muito mais da peça do que uma estrada lisinha; neste caso, a durabilidade pode variar até quatro vezes.

A real condição do amortecedor só pode ser atestada com equipamentos próprios, disponível em algumas oficinas. Mas, para ter uma ideia de como eles estão, é possível fazer um teste simples. Em um lugar plano, com o freio de mão puxado e o câmbio desengrenado, vá aos quatro cantos do carro e os empurre até o limite máximo inferior. Ao soltar, eles não podem balançar mais do que duas vezes. Se estiverem boa condição, o amortecedor não permite uma oscilação constante.

Confira no vídeo as dicas do Sérgio Melo sobre o estado dos amortecedores.

[TRANSCRIÇÃO]

Uma coisa que costuma preocupar a todos os motoristas é o estado dos amortecedores, não é mesmo? E isso se justifica, porque eles são um dos principais responsáveis pela estabilidade do veículo.

A primeira coisa que precisa ser dita é que a durabilidade deles não é de acordo com uma quilometragem fixa percorrida. Um veículo que roda só em asfalto liso pode ter a durabilidade quatro vezes maior do que um outro que gosta de uma estradinha de terra, né?!

Embora um bom teste da situação dos amortecedores só possa ser feito em oficina com equipamento próprio, se você tiver cismado com alguma coisa, eu vou te ensinar uma forma fácil de você ter uma ideia de como é que eles estão.

Em um lugar plano, desengrenado e com o freio de estacionamento acionado, você vá aos quatro cantos do veículo e balance vigorosamente. Ele não permite uma oscilação constante. Agora vamos testar esse outro aqui também para sabe se também está bom… Já era! Só outro novo.

Durabilidade do amortecedor não está ligada a quilometragem percorrida
Amortecedor

1 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • José Antonio Alves 26 de abril de 2018

    Boa noite,

    Sr Boris, tenho um prisma maxx 1.4 2007, acho que ele está bebendo além do normal, muito bem! Eu troco o óleo rigorosamente, troquei: velas, cabos, filtros (todos) o carro está alinhado, balanceado e continua um pé de cana! Não chega fazer 6 lt com álcool no transito urbano com gasolina talvez 7 e olhe lá. So abasteco com gasolina aditivada e álcool comum e acho q combustível de procedência.

Deixe um comentário