[Vídeo] Design: importância vai além do visual

O design vai além da beleza, e se não for capaz de se adequar à função designada, criará problemas para o carro

Por Boris Feldman04/08/18 às 15h00
com Felipe Boutros

O design é um dos fatores decisivos quando o consumidor vai comprar um carro novo. Mas além de bonito, o carro deve ser funcional. O AutoPapo explica isso melhor.

O que leva uma pessoa a se decidir por um determinado carro? As pesquisas indicam as coisas mais diversas. Eu tenho pra mim que, entre carros de preços semelhantes, o design é preponderante.

Aliás, o design tão importante, que teve o chefe de design da Audi que foi chamado por uma empresa coreana, a Kia, para ser lá o diretor de design. Mas eles acharam que isso era tão importante, que ele virou presidente da empresa. Só que design precisa de tomar cuidado, porque se o carro foi mal-arquitetado pelo designer, o que poderia ser bom pode ser muito ruim!

A funcionalidade, por exemplo, tem que ser levada em conta e em um carro bem desenhado, o conjunto ótico tem que iluminar bem, fazer com que o carro seja visto, isso tudo sem abrir mão da beleza. E em tempos de preocupação com o consumo de combustível e emissões, as linhas têm que ter formas aerodinâmicas, para ter uma menor resistência ao ar.

E claro, o mais importante, ou um dos mais importantes, o designer tem que pensar no espaço interno: o carro tem que ser funcional e oferecer conforto para os ocupantes. Não adianta ele ter linhas esportivas e aerodinâmica, se, por exemplo, a cabeça esbarrar no teto, o que não é o caso aqui nesse carro.

design

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário