[Vídeo] SUV: vale a pena comprar um? Prós e contras

Veja o que o Boris acha dos utilitários esportivos; quais são os prós e contras do segmento que está dominando o mundo

ilustra coluna boris suv1
Por Boris Feldman
Publicado em 04/12/2017 às 18h07
Atualizado em 23/12/2019 às 18h20

O SUV não é moda apenas no Brasil. Aqui, no entanto, tem pelo menos uma justificativa razoável: é mais adequado para sobreviver com integridade em nossas ruas e estradas com “algum asfalto entre crateras”. Confira no vídeo o que o Boris acha dos utilitários esportivos.

O carro que está na moda não é um automóvel. É um “utilitário esportivo”, o chamado SUV. É uma verdadeira onda de SUVs no Brasil e em outros países também. Mas por que esse amor, essa paixão, de repente, pelos utilitários esportivos?

Os sedãs já estão perdendo vendas, os hatches também. As peruas, então, nem existem mais. Quase desapareceram do nosso mercado porque todo mundo quer ter um utilitário esportivo.

Eu detesto SUV. Eu adoro dirigir um automóvel que anda perto do chão, que tem estabilidade, que dá prazer ao volante. O SUV é alto. Para ter estabilidade tem que encher de eletrônica. Até porque, senão capota.

Pontos negativos dos SUVs

O utilitário esportivo é grande, pesado e, por conseguinte, difícil de manobrar. Já cansei de assistir motoristas de SUVs levando mais de 20 minutos para sair de uma vaga no shopping. Como o utilitário esportivo é grande, é alto e é pesado, o consumo também é muito elevado.

Ainda tem alguns com o famigerado pneu sobressalente na tampa do porta-malas. Tão bonitinho isso, né? É, muito bonitinho, mas quando você vai manobrar para estacionar, coitado do capô do carro que estava parado lá atrás.

Pontos positivos dos SUVs

As vantagens do SUV? Sem dúvida, sua maior altura transmite sensação de segurança. Isso é indiscutível. Espaço também tem. Tanto quanto a perua, ou até mais. Os pneus e rodas são grandes e enfrentam melhor a “buracada”, as crateras que vemos por aí.

Então temos pontos positivos e negativos.

Mas eu já estava me esquecendo. Você gosta de um SUV? Vai comprar um? Antes procure saber quanto custa para trocar o jogo de pneus. Depois a gente conversa, tá?

suv
Foto Shutterstock
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
elioricardo 27 de maio de 2021

Ah boris tem muito veículo menor não é tão econômico assim o arrizo por exemplo e um veiculo bonito mas na cidade e cerca de 9 por um litro na Estrada e melhor acho que 13 não lembro lembra do antigo palio 1.0 ED ? Bebia como um modelo maior conheço gente que teve um cuspiu maribondos pensou ser econômico hoje são melhores

Avatar
Liduina Távora 7 de junho de 2018

Boris,comprei um carro Audi 2017/2017′,ele tem tirado a minha tranquilidade, pois está apresentando no painel a tampa do catalisador,sinto que o carro perde a potência e sinto um cheiro forte de combustível dentro do carro já levei o carro na concessionária e nada resolvido,o que posso fazer meu carro não tem nem um ano de uso me diga alguma coisa já que sou sua ouvinte diariamente.obrigada . Liduina Távora_-Fortaleza/Ceará

AutoPapo
Felipe Boutros 8 de junho de 2018

Por favor, envie a sua reclamação com mais detalhes para autopapo@autopapo.com.br

Obrigado

Avatar
Claudio Santos 5 de março de 2018

Prefiro os hatches medios esportivos como GOLF GTI

Avatar
Paulo Tark 10 de fevereiro de 2018

Carro baixo só se for um esportivo de verdade é pra capotar um SUV só se você muito ruim ou ultrapassar os limites do carro.

Avatar
Deixe um comentário