Mesmo superado, Volkswagen Fox continua em produção até 2020

Informação foi confirmada pelos parceiros do Autos Segredos; hatch compacto é vendido no Brasil desde 2004 e passou por duas atualizações

Por AutoPapo20/11/18 às 11h27

O Volkwagen Fox começou a ser vendido no Brasil em 2004 e, desde então, figura entre os 20 carros mais vendidos do Brasil. Há de se considerar, no entanto, que o veterano decepciona quando o assunto é inovação. Nos 14 anos de mercado brasileiro, o Fox apresentou duas atualizações e poucas mudanças significativas.

Uma boa notícia para os fãs incondicionais do hatch: os parceiros do Autos Segredos descobriram, por meio de contato com fornecedores, que o veterano terá sua produção esticada até 2020|2021. Isso porque a Volkswagen comunicou os profissionais que precisará de peças do Fox durante os próximos dois anos.

Segundo apurado pelos jornalistas, a sobrevida do Fox foi possível porque a marca conseguiu adaptar para que ele passe na linha MQB, mesmo usando a arquitetura PQ 24.

O Volkswagen Fox é produzido em São José dos Pinhais (PR), onde são montados também os modelos A3 Sedan e Q3, da Audi, e também o Volkswagen Golf construído a partir da plataforma MQB.

A partir do primeiro trimestre de 2019, a marca também começará a fabricar o SUV T-Cross, que o AutoPapo já presentou.

Atualmente, o Volkswagen Fox é vendido nas versões Connect 1.6 e Xtreme 1.6. A opção Connect conta com opções de transmissão manual de cinco velocidades e a automatizada I-Motion de cinco posições. Já a versão aventureira Xtreme tem somente a opção de câmbio manual de cinco velocidades.

Fornecedores receberam pedidos de peças do Volkswagen Fox até 2020. Apesar do design e câmbio desatualizados, veterano seguirá disponível no Brasil.
Volkswagen Fox | Divulgação

Motorização e câmbio arcaicos

As versões do Fox são equipadas com o motor 1.6 8V, antigo. O propulsor tem potência de 101 cavalos e torque de 15,4kgfm, com gasolina, e 104 cv de potência e torque de 16,6 kgfm, quando abastecido com etanol.

Os câmbios são o manual de cinco velocidades e o muito criticado câmbio automatizado I-Motion também de cinco posições.

Recentemente a fabricante alemã substituiu o I-motion dos modelos Gol e Voyage por um câmbio automático de seis velocidades. Confira o que achamos dos veículos modernizados.

Vendas do Volkswagen Fox

Em outubro, o hatch foi o 19º carro mais vendido do Brasil. Foram 32.462 unidades emplacadas neste ano. Em 2017, 42,7 mil novos Fox foram comercializados.

Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
20 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Armen Loussinian 20 de novembro de 2018

    Possuo um Fox Highline com motor EA-211 (120cv) e acho lamentável a VW deixar de produzi-lo. É um dos melhores carros que adquiri, com potência suficiente, itens de segurança acima da média dos veículos do mesmo segmento, muitos itens de série também ausentes em similares da mesma faixa de preço. Meu Fox teve o motor trocado por defeito de fabricação e, a partir daí, nunca tive o menor problema. O veículos é perfeito!

  • ROSE MEIRE MOREIRA VIEIRA 11 de fevereiro de 2019

    O FOX NÃO PODE DEIXAR DE FABRICADO, É UMA QUESTÃO DE SER UM DOS CARROS QUE MAIS A CLASSE MEDIA AMA, É UMA QUESTÃO DA SER UM DOS MAIS ECONOMICOS, E O FLEX E NOLTA 10, APRIMORAR SIM, MAIS DEXAR DE FABRICAR … JAMAIS

    • Murillo Ortiz 21 de março de 2019

      Já estou no terceiro Fox, tive um modelo City 1.0 2006, Trend 1.0 2014 (adquiri 0km) e agora um Run com teto solar 2017 (adquirido 0km), todos me trouxeram somente alegrias, faço manutenção periódica, mantenho o carro sempre alinhado e balanceado, em viagens consegui consumo de 16km/l, não tenho do que reclamar, para as minhas necessidades está perfeito, além do seguro que é bem barato. O que já é bom, poderia ser melhorado ainda mais, talvez um cambio automático cairia perfeitamente, talvez até um motor TSI, mas para de fabricar seria uma grande perda.

    • Eduardo Cimino 28 de março de 2019

      Tenho essa opinião Também

  • RAMON DOS REIS 22 de fevereiro de 2019

    Ao invés da VW deixar de produzir o FOX (QUE NÃO TEM NADA SIMILAR NESTE SEGMENTO NO MERCADO OU SEJA CARRO ALTO (ótimo para pessoas acima de 1,80), COMPACTO, DIFERENTE), assim pergunto: Porque não retira o Gol e/ou Voyage??? VW qual o carro similar existente hoje no mercado comparado ao FOX?? REAVALIEM, VW sabe o que estou esperando para ONTEM é uma série com cambio automático de 6 marchas o mesmo que colocaram no gol e voyage!!

    • Edmilson 7 de abril de 2019

      Uma vez que a Fiat tirou o idea, não existe carro algum comparado ao fox!

    • Edmilson 7 de abril de 2019

      O que fazer com o meu consórcio?
      Se parar o fox, vou ter que ir de ônix.🤦🏾‍♂️

  • Ricardo Boni 15 de março de 2019

    Também possui um Fox 1.6 Highline, acho excepcional o veículo, ele é excelente pro uso do dia a dia, ágil e versátil para a cidade, potente e econômico, tem um excelente espaço interno deixando carros até mesmo de categorias superiores para trás por acomodar bem pessoas mais altas. Na estrada também continua excelente, com boa dirigibilidade, segurança e economia. Eu aguardo inovações como um motor TSI e o câmbio automático de 6 velocidades para ele, e não a sua retirada do mercado, acho que seria um erro!

    • J Rafael 10 de abril de 2019

      Verdade o melhor carro do seguimento
      Nao dá pra comprar com esses outros carro
      Espaço interno tenho 1,90 fico bem confortável

  • Damião Pereira da Silva 25 de março de 2019

    Já possui dois fox, foram carros ótimos, fiquei com cada um 2 anos, mudei para outra marca e agora voltei para VW, acabei de comprar um Fox Xtreme 2019/2019, não entendo como um carro tão procurado, a empresa VW resolve parar de fabricar, onde fica o gosto do consumidor, entendo com isso, que não é o consumidor que escolhe o carro que quer comprar, e sim, o que eles querem vender, ” Isso é pra pensar se vale apena ser fiel a uma marca “.

    • Marcia 26 de março de 2019

      Pretendo comprar também… acredite que nunca prestei muita atenção no modelo e ontem após visitar uma concessionária para ver o Polo, fiquei apaixonada pelo Fox. Nunca vou entender como a montadora vai “matar” um veículo tão bom. Por que não fazem isso com o Gol e o inútil UP? Já tomei minha decisão e apenas vou aguardar a chegada dos modelos 19/20 para ver se inserem novamente o ESP como opcional. Entretanto, mesmo que não venha, já decidi minha compra.

  • ademar gomes de moraes 27 de março de 2019

    nao gostaria, de ver ofim do fox vw seria uma trajedia para mim,que sou apaixonado por este carro que e otimo.a vw vai dar um tiro no pe’.se compararmos com seu hecte seguidores nao tem comparaçao.pense bem,fim deste carro que nao e bom e muito bom e otimo de mais abrasos,ao presidente da vw no brasil.

  • JULIS NOCCIOLI 29 de março de 2019

    Tenho Fox desde 2008 e venho trocando a cada 2 anos! Estou com o Fox Xtreme 2018/2018, motor antigo, redondo sem dores de cabeça. Sou muito conhecido na concessionária por trocar sempre e ao questionar para o vendedor sobre as vendas, me falaram que ta saindo mais que gol, up, e tem mês mais que polo. Acho que a VW está testando com a redução das versões e eu acredito que o modelo será atualizado. Até 20/21 vão continuar produzindo e até lá já terminam algum projeto de atualização, pois em nenhum lugar a VW disse oficialmente sobre o fim do mesmo! Amo meu FOX!

  • RUY A CYPRIANO 30 de março de 2019

    Sou proprietário de Fox há vários anos, não tenho o que reclamar e nunca apresentou qualquer problema. Lamentável a decisão da VW em tirá-lo de linha, deveriam pensar melhor. Um carro que nunca me deixou na “rua”. Em 2013 fui proprietário de um Fox, o qual rodou mais de 130.000 Km sem nenhum problema alem dos desgastes naturais das peças. É um “excelente” veiculo, prático, versátil, ágil, seguro barato e o melhor de tudo, ninguém sabe quem está dentro deste brilhante veiculo. No ano passado comprei um Fox Xtreme (18/18) para minha esposa e para minha surpresa descobri que é equipado com “piloto automático”. Um apelo a VW não permitam a retirada deste veiculo. “DOI O CORAÇÃO SÓ DE PENSAR NISSO”.

  • Benedito Prazeres 2 de abril de 2019

    Tenho um fox 2015 nunca me deu problemas, gostaria de continuar com ele, mais fiquei triste em saber que vai sair de linha, porque somente não só façam uma atualização nele em vez de sair de linha..

  • André Busch 5 de abril de 2019

    Melhor seria atualizar o Fox e descontinuar o Gol.
    Eu acho que até o Pólo é pior que o Fox

  • Cadu 8 de abril de 2019

    Custo x Benefício o Fox está acima da expectativa.
    Tenho um Fox BlueMotion 2013, excelente carro.
    Muito econômico, estrada 17km – Gasolina – 100km/h – cidade – 11km.
    Obs. Com o ar condicionado ligado e com 5 pessoas.

  • Elizaine 9 de abril de 2019

    sou apaixonada pela família fox… já estou no meu terceiro, nada a reclamar… só alegria.

  • Amarilson Veras de Sena 11 de abril de 2019

    Pode deixar de fabricar o FOX, mas ele nunca será esquecido, é igual ao fusca, para sempre.

  • sonia regina hernandez da silva 14 de abril de 2019

    tenho fox desde 2010. o atual é highline 2017,sensores de estacionamento frente e traseira , com câmera de ré, assistente de rampa, tudo de serie. como vou trocar num outro fox se vai parar de fabricar! por isso fui la no site da vw, fale conosco , e ja deixei minha indignaçao com o fim de um carro que, como já foi dito, não tem igual no mercado. é alto, compacto, fácil de estacionar, espaçoso por dentro ( só peca pela mala pequena). falei da falta de modernizaçao . se bem que a nota no teste de segurança latin ncap é 3. no golf e polo é 5. o fox é o meu tipo de carro.

Deixe um comentário