O SUV cupê ganhou versão apimentada para ser a porta de entrada para os esportivos mais caros que a marca irá lançar
A Volkswagen prometeu o lançamento de três esportivos no Brasil em 2025. O primeiro deles é o inédito Nivus GTS, que fica na base da pirâmide e que chega às concessionárias no dia 9 de maio.
O preço sugerido para o Volkswagen Nivus GTS é de R$ 174.990, em pacote fechado de equipamentos e com o jogo de rodas de 18 polegadas sendo o único opcional. Ele justifica a alcunha de esportivo por trazer o motor 1.4 TSI e várias outras mudanças.
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O Nivus GTS chega para ocupar o espaço que foi deixado pelo Polo GTS. O formato de SUV é mais bem aceito pelo público, como podemos ver com o sucesso da linha Abarth da Fiat.
Falando nos italianos, o preço do Nivus GTS fica R$ 3 mil acima do Fastback Abarth. A diferença de preço para um Nivus Highline com os pacotes opcionais fica em R$ 10 mil.
A Volkswagen parece ter dado um carinho maior ao Nivus na hora de torná-lo um GTS. Ela não fez apenas a troca do motor 200 TSI pelo 250 TSI, a suspensão recebeu um carinho especial.
Molas e amortecedores receberam calibração própria, mais firme. Os coxins dos amortecedores vieram do Up GTI europeu, que é referência em dirigibilidade dentro da Volkswagen.
As rodas de 18 polegadas, que são opcionais, vêm calçadas com pneus Continental PremiumContact 6 em medida 215/45 R18. As rodas de 17 polegadas que vêm de série usam pneus 205/55 R17, porém não informaram qual é a marca usada.
Os freios são os mesmos das versões 200 TSI, com discos nas quatro rodas. Apesar de todo esse acerto, o vão livre não foi alterado.
Sob o capô está o mesmo 1.4 TSI que já conhecemos há anos, com 150 cv e 25,5 kgfm. O câmbio automático Aisin de 6 marchas recebeu programação eletrônica específica para o Nivus GTS.
Um item exclusivo para a versão esportiva é o banco dianteiro. Ele possui estrutura própria e mais apoio lateral, com formato que lembra os semi-concha de esportivos mais caros.
A Volkswagen oferece o pacote ADAS completo como opcional no Nivus Highline, no GTS ele vem série. Ele inclui frenagem autônoma de emergência, cruise control adaptativo, assistente ativo de permanência e centralização em faixa.
Outra novidade que veio com o face-lift do SUV foi a nova central multimídia VW Play Connect. Ela conta com internet embarcada, podendo rodar os aplicativos instalados nativamente sem a necessidade de usar o celular como roteador.
Essa internet embarcada também permite usar mais funções no aplicativo Meu VW. O proprietário pode monitorar a localização do veículo, traçar uma cerca visual e acionar algumas funções dele remotamente.
A central atualizada também conta com atalhos fixos para algumas funções, como desligar o start-stop, abrir o porta-malas, configurar o ADAS e outros recursos. Isso evitar que o motorista tenha que ficar procurando itens em menus.
O pacote de equipamentos é completados pelo ar-condicionado automático, painel digital com tela de 10,25 polegadas, 6 airbags, bancos em revestimento premium, sensor crepuscular, câmera de ré, chave presencial e outros itens que já eram presentes no Highline.
A paleta de cores do Nivus GTS é reduzida e conta com as seguintes cores: Branco Cristal, Cinza Moonstone, Vermelho Sunset, Azul Titan e Preto Ninja.
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Como curiosidade, meu Vírtus Exclusive também veio com o escape duplo “escondido”…só fui notar quando fui pegar um objeto caído no chão…