XC60, utilitário esportivo da Volvo, agora bebe diesel
Modelo mais vendido da marca sueca chega ao mercado brasileiro com motor diesel e destaque para economia, autonomia e segurança
Modelo mais vendido da marca sueca chega ao mercado brasileiro com motor diesel e destaque para economia, autonomia e segurança
O utilitário esportivo XC60, modelo mais vendido pela Volvo no Brasil, respondendo por mais da metade dos emplacamentos da marca, recebeu agora, para linha 2017, o motor movido a diesel: um 2.4, de cinco cilindros, que rende 223 cv a 4.00 rpm e torque de 44,8 kgfm na faixa de 1.500 rpm a 3.000 rpm.
O XC60 D5 2017 começa a ser vendido em duas configurações. A Kinetic (R$ 199.950) e a Momentum (R$ 224.950). Equipado com sistema de tração integral AWD, com tecnologia para no caso de perda de aderência o torque enviado às rodas variar de acordo com a necessidade. A transmissão do SUV é automática Geartronic de seis velocidades, com paddle shift na coluna de direção.
A segurança, marca da fabricante sueca, está bem contemplada no XC60 D5 2017. Oferece de série o City Safety, um sistema de assistência ao condutor para evitar ou reduzir colisões com o veículo da frente em velocidades reduzidas. O sistema aciona os freios quando detecta falta de reação do motorista a uma possível colisão.
Também equipado com seis airbags, controle avançado de estabilidade (ASC), controle dinâmico de estabilidade e tração (DSTC), monitoramento de pressão dos pneus e sistemas de proteção contra lesões na coluna cervical e de impactos laterais. O banco traseiro conta com Isofix para fixação de cadeiras infantis e assentos integrados para crianças. Oferece ainda o Volvo On Call, que oferece assistência 24h, auxílio de emergência e localização, em caso de roubo ou furto, via para smartphone e smartwatch.
Apesar de ser um modelo na faixa de R$ 200 mil, a alimentação diesel pode agradar motoristas econômicos. De acordo com aferição do Inmetro, o XC60 D5 consome 9,5 km/l na cidade e 12,4 km/l em estrada. Com um tanque de combustível de 70 litros, o modelo pode alcançar 868 quilômetros de autonomia, em condições ideias de consumo.
A versão mais básica, a Kinetic, vem equipada com banco dianteiro elétrico com memória para o motorista, ar-condicionado digital de duas zonas, função start/stop, espelhos retrovisores elétricos retráteis com desembaçador e memória, faróis de xênon com acendimento automático e controle direcional ativo, luzes sinalizadoras dianteiras de LED, piloto automático, freio de estacionamento elétrico e rodas de alumínio de 18”.
A versão Momentum inclui banco com regulagem elétrica também para o passageiro, painel de instrumentos digital de 8” com três modos de tela, teto solar elétrico, câmera traseira de estacionamento, suporte lombar com regulagem elétrica do assento dianteiro e sistema de navegação por GPS (com mapas em 3D e informações de tráfego em tempo real).
Foto Volvo | Divulgação
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