[0 km x Usado] VW Move Up! 1.0 TSI 0 km x Peugeot 308 Griffe 1.6 THP 2015
Está com R$ 55 mil no bolso e quer um carro turbo? Vale mais a pena um VW Move Up! TSI 0 km ou um Peugeot 308 Griffe THP Automático usado? Comparamos os dois
Está com R$ 55 mil no bolso e quer um carro turbo? Vale mais a pena um VW Move Up! TSI 0 km ou um Peugeot 308 Griffe THP Automático usado? Comparamos os dois
A busca pela eficiência dos motores passa pelo turbo e injeção direta. No mercado brasileiro, hoje, já há uma boa oferta de modelos turbinados, inclusive de subcompactos, como o Volkswagen Up! TSI, o queridinho de muitos e um dos modelos mais econômicos do país. Mas também tem opção com pegada esportiva e espaço, como o hatch médio Peugeot 308 seminovo com o consagrado THP. Comparamos os dois carros, ambos com preço médio de R$ 55 mil, para ver qual turbo faz a sua cabeça.
Up! | 308 |
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4 ★★★★☆ | 5 ★★★★★ |
Os dois são divertidos, cada qual a sua maneira. O pequenino da Volks usa o turbo pela eficiência, mas o baixo peso e as dimensões enxutas o tornam bastante divertido. Com 105/101 cv e apenas 951 kg, proporciona acelerações ágeis, beneficiado pelas primeiras relações curtas, e retomadas seguras, com o torque máximo de 16,8 kgfm já disponível a 1.500 rpm.
Do outro lado, o 308 tem uma proposta mais arrojada, com direção justa e acerto firme do conjunto. Os 165 cv do THP nem empolgam tanto nas saídas de semáforo, mas em altas rotações, deslancham. A coisa fica animada mesmo quando se pisa fundo com o conta-giros acima das 1.500 rpm. O motor enche rápido, o turbo entra em ação e se tem THP de sobra em uma ampla faixa de rotações. Só mesmo a caixa de seis marchas pode incomodar com uma certa indecisão entre a quarta e a quinta.
Up! | 308 |
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4 ★★★★☆ | 4 ★★★★☆ |
O Up! é um dos poucos modelos com a pontuação máxima de cinco estrelas na avaliação de proteção aos passageiros adultos nos testes do Latin NCAP – leva quatro na parte de proteção infantil. A rigidez torcional do hatch é exemplar e o baixo peso – que poderia torná-lo pouco comportado em uma curva rápida, por exemplo – é compensado pelo controle de tração de série. Mas não vem com outros equipamentos de segurança e só fica no Isofix, sensor de ré, luzes diurnas e obrigatórios ABS e airbag duplo.
Apesar de uma geração defasada em relação à Europa, o 308 também é um carro bem construído, com comportamento dinâmico eficiente na estrada e nas curvas. Tem seis airbags, controles de estabilidade e de tração, sensor de ré, ajuste de altura dos faróis, luzes diurnas e retrovisor eletrocrômico. Contudo, para um carro desta categoria, mesmo 2015, deve Isofix, câmera de ré e assistente à partida em rampas.
Up! | 308 |
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2 ★★☆☆☆ | 3 ★★★☆☆ |
Aqui é até covardia. O subcompacto Up! proporciona boa posição de dirigir e espaço decente para motorista e carona, mas atrás comporta, de fato, apenas dois adultos. O isolamento acústico é competente e a suspensão mais firme reflete nos ocupantes do banco traseiro.
O 308 é um médio, com entre-eixos até de “defasados” 2,60 m, e consegue comportar dois adultos e uma criança sem muito drama no banco traseiro. Os assentos são confortáveis, a ergonomia para o motorista é exemplar, só que a suspensão por eixo de torção na traseira também tem acerto mais rígido e não filtra bem os buracos e desníveis.
Up! | 308 |
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3 ★★★☆☆ | 4 ★★★★☆ |
Na versão Move, o baixinho da VW dança conforme a música do segmento. É equipado com o trivial: ar-condicionado, direção elétrica, trio com vidros elétricos só na frente, ajuste de altura da coluna de direção e do banco do motorista, som com Bluetooth e USB, volante multifuncional, computador de bordo, faróis de neblina e rodas de liga-leve aro 14”.
O Peugeot é mais recheado, como se espera de um hatch médio. Leva ar automático bizona, direção eletro-hidráulica, trio elétrico, bancos de couro, coluna de direção com regulagens de altura e profundidade, retrovisores rebatíveis eletricamente, central multimídia com GPS, volante multifuncional, controle de cruzeiro, ajuste de altura do banco do motorista, porta-luvas climatizado, faróis de neblina, teto panorâmico e rodas de liga-leve aro 17”.
Up! | 308 |
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4 ★★★★☆ | 2 ★★☆☆☆ |
Volkswagen compacto zero tem desvalorização pequena e boa liquidez e o Up segue a tendência. Segundo a Fipe, após um ano, a perda é de razoáveis 6,2%. Já os carros da Peugeot sofrem o inverso. E o 308 2015 é do último ano antes da reestilização da linha 2016, que mudou a grade e as entradas de ar inferiores na frente, e quando o THP passou a ser flex. A desvalorização é de 8,6%, alta para um seminovo.
Up! | 308 |
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5 ★★★★★ | 3 ★★★☆☆ |
A manutenção do Up! também segue a lógica de pós-venda sem sustos nas cifras dos VW. As seis revisões até os 60.000 km com preço fixo totalizam R$ 2.752,27. As peças têm preços dentro do razoável. Um farol custa R$ 516, a lanterna sai por R$ 293 e o jogo com quatro amortecedores soma R$ 1.110.
Em fim de garantia, o 308 tem revisões salgadas. A de 40.000 km cobra R$ 1.216, a de 50.000 km, R$ 556, e a de 60.000 km custará R$ 832. Na mesma comparação de peças, o farol tem preço de R$ 755, a lanterna custa R$ 952 e o jogo de amortecedores, R$ 1.764.
Up! | 308 |
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5 ★★★★★ | 3 ★★★☆☆ |
O subcompacto da Volks é um dos modelos mais econômicos do país, segundo o Inmetro. Faz 10,0 e 11,5 km/l com etanol na cidade e na estrada, e 14,3 e 16,3 km/l, com gasolina, respectivamente. Nota A na categoria e no geral.
O exemplar da marca francesa só teve avaliações de consumo do PBEV quando se tornou flex, o que não é o caso aqui. As médias das avaliações na época apontavam 8,5 km/l e 13,2 km/l.
Up! | 308 |
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1 ★☆☆☆☆ | 4 ★★★★☆ |
Não há milagre no Up!. Pequeno e com pouca profundidade, comporta apenas uma mala média em seu bagageiro de 285 litros. O do 308 não chega a ser um latifúndio, mas leva três malas médias e outros volumes em seu espaço de 430 litros.
Up! | 308 |
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28 | 28 |
Empate técnico, já que o Up! perde muito em espaço e porta-malas. Justamente por ser um carro mais funcional, de baixo custo de manutenção, com desempenho surpreendente e indicado para casais sem filhos, ou como segundo carro da família ou para o pessoal que não precisa do automóvel para levar a casa dentro.
Já o 308 é indicado para quem quer curtir o desempenho e conforto, principalmente para viagens, e não abre mão de sofisticação no acabamento e suavidade no rodar. Só é bom lembrar que, como negócio, vai perder dinheiro e demorar a revendê-lo.
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55k nem em um nem em outro. Fora que mesmo na batalha entre usado X zero. UP não é a razão nem a emoção.
Desculpe…Mas na minha mentalidade classe media brasileira…NUNCA, JAMAIS, EM TEMPO ALGUM….vou sequer pensar em dar R$ 55.000,00 em um carro usado…seja qual for…não nos carros que temos, que rodam nas estradas e ruas que temos…
Sinceramente não sei oq é pior, R$55 em um usado ou 55 em um UP! vem e convenhamos q a volks quer vender um carro feio pra c… que não cabe ninguem dentro a um preço absurdo, prova disso é não estar nem entre os 20 mais vendidos e mesmo assim a volks ainda investe no UP.