Apesar de não pertencerem ao mesmo segmento de SUVs, a versão de entrada de um e a topo de linha do outro se encontram; confira qual o melhor
O novo Tera foi definitivamente o lançamento mais importante da Volkswagen para 2025 e chegou para concorrer em um acirrado segmento de SUVs. Mas, aparentemente a competição não foi um problema, já que na primeira hora após o seu lançamento foram vendidas mais de 12 mil unidades. Apesar desse sucesso astronômico, o modelo em breve vai ganhar um novo e forte concorrente, o Toyota Yaris Cross.
Mas, você pode estar se perguntando “como assim? O Yaris Cross não será bem mais caro do que o Tera? Como eles vão competir?”. Esses questionamentos são realmente muito válidos, pois o SUV japonês de fato tem uma pegada mais premium e provavelmente virá com um preço mais salgado.
Mas, há um detalhe: o Yaris de entrada deverá estar na mesma faixa de preço da versão topo de linha do Tera e por isso eles podem competir.
VEJA TAMBÉM:
Então, qual a melhor escolha? O que vale mais a pena: confiar no SUV ‘premium’ mais básico ou apostar na versão completa do modelo mais simples? É isso que será discutido nesta matéria.
O Volkswagen Tera chegou para completar a família de SUVs da VW. Ele se posiciona na base do mercado, ficando abaixo do Nivus, T-Cross, Taos e Tiguan com dimensões de:
O modelo será oferecido em 5 versões. São elas: MPI, TSI, Comfort e Highline. Ele também contará com a edição especial Outfit The Town Edition. Todas elas contam com seis airbags e frenagem emergencial autônoma de série.
A versão topo de linha Tera, chamada de Highline, é equipada com o motor 170 TSI 1.0 turbo que produz 116 cv e 17,3 kgfm de torque. O bloco é combinado com transmissão automática de seis marchas e essa versão mais completa foi lançada por R$ 139.990.
O modelo topo de linha ainda oferece como opcional o pacote Outfit The Town Edition o que sobe o preço para R$ 142.290 e oferece:
Também é possível acrescentar o pacote ADAS ao conjunto, que oferece Lane Assist (assistente ativo de mudança de faixa), frenagem autônoma de emergência, câmera multifuncional, sensor de fadiga do motorista e detector de ponto cego com assistente de saída de vaga. Somando esses dois adicionais o modelo ultrapassa o valor de R$ 145 mil.
Enquanto isso, o Yaris Cross ainda não foi lançado, mas está cada vez mais próximo de chegar ao mercado. A sua estreia está programada para acontecer no segundo semestre e o modelo terá tanto opções 100% à combustão, quanto híbridas.
Ele é um SUV compacto menor do que o Corolla Cross, que se encaixa no mesmo segmento do Nissan Kicks ou do Volkswagen Nivus, mas na versão de entrada poderá disputar com outros modelos, como o próprio Tera.
As versões puramente a combustão do Yaris Cross devem ser equipadas com uma evolução do motor 1.5 flex aspirado que rende 110 cv de potência e 14,3 kgfm. Será uma nova versão do bloco usado nos Yaris hatch e sedã com melhorias de eficiência térmica e sistema start-stop, justamente para atender ao Proconve L8. O câmbio será automático CVT que simula sete marchas.
Ele tem praticamente as mesmas dimensões do Hyundai Creta com as seguintes medidas:
A lista de equipamentos do Yaris Cross nacional deve contar com itens como:
O grande questionamento é se essas tecnologias mais avançadas e outras como freio de estacionamento eletrônico e ar-condicionado digital estarão disponíveis desde a versão de entrada. Mas, se seguir a linha da sua concorrência direta que é o Honda HR-V, provavelmente possuirá esses equipamentos.
Apesar do acabamento interno simples, o Toyota Yaris Cross vendido lá fora tem central multimídia flutuante com tela de 10,1 polegadas e conexão com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, além de quadro de instrumentos parcialmente digital.
O modelo deverá custar entre R$ 130 mil e R$ 180 mil, servindo como porta de entrada da marca no mercado nacional. A expectativa da Toyota é conquistar uma fatia importante do segmento de SUVs compactos e repetir o sucesso do Corolla Cross.
Comparando o Toyota Yaris Cross e o Volkswagen Tera, é possível identificar prós e contras para os dois modelos. No geral, o carro japonês é mais comprido, alto, e possui maior entre-eixos do que o Tera, apesar de terem a mesma largura. A capacidade do porta-malas do Yaris também é consideravelmente superior com 121 litros a mais.
Em questões de mecânica, o modelo da marca alemã é um pouco mais potente, com mais torque e ainda possui o motor 1.0 turbo contra o 1.5 aspirado do Cross. Mas, é importante ressaltar que o motor do Yaris Cross é bastante confiável e ainda vai sofrer alterações, embora não devam ser muito significativas.
Em questões de equipamentos, a lista de equipamentos do SUV japonês ainda não foi divulgada, mas a tendência é de que ela seja bem completa, inclusive na versão de entrada. Caso isso aconteça, apesar do interior mais simples, ele terá uma vantagem em relação ao Tera.
Por enquanto, essas são as principais conclusões sobre a disputa entre os dois modelos com as informações e especulações que estão disponíveis. Para a comparação ser certeira e justa, ainda é preciso esperar as características oficiais do yaris Cross serem divulgadas, mas no geral podemos inferir:
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |