XCMG E7-80T: caminhão elétrico mais potente do Brasil é chinês

Esse cavalo mecânico é um dos três modelos rodoviários elétricos da marca chinesa, que também atua com maquinário pesado de caminhões fora de estrada

XCMG E7 80T braco frente parado
São 747 cv e quase 300 kgfm (Fotos: XCMG | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 22/10/2024 às 08h00
Atualizado em 22/10/2024 às 15h28

Na Europa existe uma briga entre Volvo e Scania para decidir quem possui o caminhão mais potente do mundo. No Brasil quem tomou esse título, dentre os elétricos, foi a chinesa XCMG, que apresentou na Fenatran 2024 o E7-80T de 747 cv. O torque fica em 2.800 nm (285,5 kgfm).

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Esse cavalo mecânico possui capacidade máxima de tração (CMT) de 80 toneladas. O pacote de baterias possui 400 kWh de capacidade, o que resulta em uma autonomia de 150 km rebocando sua capacidade máxima de carga. Se tiver puxando 49 toneladas a autonomia sobe para 250 km.

VEJA TAMBÉM:

O novo XCMG E7-80T faz parte da linha rodoviária da marca chinesa, que já possui outros dois caminhões elétricos e um com motor diesel. O lançamento é o extrapesado da família, que já possuída modelos leves e médios a bateria.

Além de veículos elétricos, como o E7-80T, a XCMG também trabalha na descarbonização de sua gama com biocombustíveis e hidrogênio. Segundo Ricardo Senda, Head de Veículos Elétricos da empresa, eles estão trabalhando na homologação de um veículo com alguma dessas soluções para ser exposto na Fenatran.

A XCMG está presente no Brasil desde 2004 e possui uma fábrica em Pouso Alegre (MG). A empresa vende maquinário pesado como tratores, escavadeiras, empilhadeiras, guindastes, caminhões fora de estrada e outros equipamentos especializados.

Desde a chegada no país, a XCMG já realizou a entrega de mais de 20 mil veículos. Sua estrutura no Brasil conta com a fábrica, 45 concessionárias e centros de distribuição de peças em Guarulhos (SP), Contagem (MG), Catalão (GO) e Parauapebas (PA).

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
MAURICIO BRISOLARA SIAS 22 de outubro de 2024

Cabine é uma cópia do Mercedes Actros, e a potência fica aquém de Scania 770.

Avatar
RAFAEL BRUSQUE TOPOROWICZ 22 de outubro de 2024

Scania vende aqui o 770 cv em versão V8 diesel. Logo, o chinês do texto não é o mais potente.

Avatar
Deixe um comentário