3 dicas espertas para não passar aperto com os pneus nas férias

Caso coloque o carro na estrada, neste período de férias, ou mesmo se não for viajar, se atente a 3 atitudes básicas para não ter prejuízo com os pneus

Por BORIS FELDMAN11/07/18 às 23h30

Alguns cuidados básicos podem evitar que a durabilidade dos pneus acabe antes do previsto. É bom ficar esperto antes das viagens ou mesmo no uso cotidiano.

[TRANSCRIÇÃO]

Se você vai viajar com o seu carro neste mês de julho, fique atento para essas três dicas sobre pneus. Se você não for, fique atento também. A primeira é em relação ao rodízio, pois muitas fábricas recomendam que se calibre com pressão diferente entre os pneus dianteiros e traseiros: fez um rodízio e trocou uns pelos outros? Confira a calibragem. A segunda dica já é em relação ao pneu sobressalente: em primeiro lugar, lembre-se de calibrá-lo, pois muitos se esquecem dele lá no porta-malas. Em segundo lugar, verifique na banda lateral a data de fabricação. Se já tem mais do que cinco ou seis anos, cuidado para rodar com ele na estrada em velocidades mais elevadas. E, finalmente, alguns motoristas verificam se apareceram bolhas na banda lateral do pneu, pois elas são muito perigosas. Mas, se esquecem de conferir se elas não apareceram do lado interno dos pneus.

durabilidade dos pneus
Foto | Shutterstock

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

1 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Rodolfo 12 de julho de 2018

    Caro Boris, muito bom dia!
    …. Excelentes dicas! Parabéns!
    …. Muita gente se esquece dessas dicas e isso pode ser muito perigoso.
    …. Uma dica que dou em complemento as suas é:
    “Confira se os pneus estão desgastando por igual, ou seja, se o pneu está gastando pelas bordas ou pelo centro”.
    …. Gastar pelas bordas significa que a cambagem está desregulada, logo se deve corrigir a cambagem para não se perder o pneu prematuramente;
    …. Gastar pelo centro significa que a calibragem está muito acima do especificado no manual do proprietário;
    …. Gastar pelas 2 (duas) significa que a calibragem está muito abaixo do especificado, ou seja, o pneu está murcho e a pessoa não tem o hábito de calibrá-lo com certa frequência. Neste caso, sugiro a pessoa calibrar o pneu pelo menos a cada vez que abastecer o carro no posto de gasolina.
    Um forte abraço,

Deixe um comentário