Se regular o carro para viagem, reajuste-o quando voltar

Além de exigir o retorno às regulagens normais, a ocasião também pode fornecer um diagnóstico do carro

Por BORIS FELDMAN28/04/18 às 08h30

Vai viajar com seu automóvel neste feriado? Ao se regular o carro para viagem, é preciso ficar atento. Se você é um bom motorista e seguiu todas as recomendações dos técnicos antes de colocar o carro na estrada, lembre-se de deixá-lo novamente adequado ao dia-a-dia na cidade. Várias das regulagens que foram alteradas devem voltar aos padrões normais.

carro carregado viagem bagagem regular o carro para viagem

1. Calibragem: o carro carregado (com família e bagagem) e as velocidades mais elevadas na rodovia exigem maior pressão dos pneus. Então, está na hora de voltar à calibragem original para o carro que volta a rodar mais leve e devagar. Nestas condições, a calibragem de estrada estaria fora da recomendada provocando um desgaste irregular dos pneus. Não se esqueça de que esta redução da pressão – assim como o aumento – deve ser feita com os pneus frios e jamais depois que rodaram alguns quilômetros e já se aqueceram. Pois com a temperatura mais elevada, há um aumento da pressão que pode distorcer a calibragem.

2. Regulagem dos faróis: se seu carro não conta com regulagem automática e você os regulou antes da viagem para um maior peso, está na hora de voltar à posição normal. Pois, sem a família e a carga no porta-malas, a traseira se levanta, a frente se abaixa e os faróis ficarão muito baixos, quase que iluminando o parachoque dianteiro.

3. Se a viagem foi longa e o carro chegou a rodar alguns milhares de quilômetros, confira no hodômetro se não foi atingida a quilometragem para uma revisão periódica. Ou se não expirou a validade do óleo do motor.

4. Se os pneus foram substituídos antes da viagem, ou se a direção foi alinhada, depois do retorno é o momento ideal para se controlar a geometria de direção. Porque se ela estiver fora do padrão, os pneus (dianteiros, principalmente) vão acusar esta irregularidade pelo desgaste anormal da banda de rodagem. Assim, ao regular o carro para viagem, você estará descobrindo se ele já tinha algum problema anteriormente.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário