Peças automotivas: somente as originais são confiáveis?

Ao contrário de países do primeiro mundo, aqui no Brasil não há uma certificação, um selo para garantir a sua qualidade das peças automotivas

pecas motor shutterstock 76606510
Por Boris Feldman
Publicado em 08/10/2018 às 06h15

Será que dá para confiar também nas peças automotivas não originais, as oriundas do chamado ‘mercado paralelo’?

[TRANSCRIÇÃO]

O ouvinte do programa pergunta: por que eu defendo aqui a peça original, embalada pela fábrica, encontrada na concessionária? Será que não existe também no mercado de autopeças, no chamado paralelo, componentes de boa qualidade?

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

E a resposta é que claro que sim, existe no mercado paralelo de autopeças componentes de mesma qualidade que aqueles encontrados nas concessionárias. O problema é separar o joio do trigo. Porque no mercado paralelo existem peças fabricadas pelos mesmos fornecedores que as fábricas. Entretanto, têm também aquelas vindas de verdadeiros fundos de quintal, sem nenhuma qualidade.

O problema é que, ao contrário de países do primeiro mundo, não há uma certificação, um selo para garantir a sua qualidade. Então, só mesmo os mecânicos, lojistas de peças, o pessoal do setor é capaz de diferenciar e indicar para o leigo quais as marcas confiáveis do mercado.

peças automotivas
Foto Shutterstock
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Enrico Hyppolito 1 de março de 2021

Bom dia. Por enquanto, sim. Apenas três marcas do mercado aberto tenho usado com confiança. O Código de Defesa do Consumidor não basta. Certificação nas “portas de saída” dos fabricantes seria o ideal.

Avatar
Deixe um comentário