Os componentes de borracha também têm prazo de validade
Com o tempo, os componentes de borracha do automóvel se deterioram. Então, é bom ficar atento a validade e aos sinais de desgastes dessas peças
Por Boris Feldman07/10/18 às 20h00Os componentes de borracha também apresentam sintomas de velhice. Fique atento aos sinais e aos prazos de validade para não ter que gastar mais do que o necessário.
- Fluido do freio: Troca no prazo ou na quilometragem?
- Veja mais dicas e notícias no nosso canal no YouTube!
[TRANSCRIÇÃO]
O automóvel tem muitos componentes feitos com borracha. E todos eles se degradam, tem prazo de validade. O composto de borracha, desde a data de sua fabricação vai se oxidando, perde as suas características originais, resseca, trinca perde a flexibilidade. É exatamente como remédio, ele fica quietinho dentro da gaveta, mas tem prazo de validade de dois anos, quatro anos.
No automóvel, o pneu é um deles, e têm prazo de validade de 5 a 6 anos, não importa se ele estava rodando, ou no porta-malas, ou no estoque da loja de pneus. Depois de cinco a seis anos pode jogar no lixo. E, assim como no remédio, o pneu também tem a sua data de fabricação estampada na banda lateral. Outro dia eu fui comprar um jogo de pneus e dois deles tinham sido fabricados há quase quatro anos. Ou seja, eu só poderia rodar mais um ou dois anos com eles. Claro que eu recusei.
Além dos pneus, o automóvel tem vários outros componentes de borracha e que deve também ser substituídos, como: as palhetas dos limpadores de parabrisas, as correias (do alternador ou a correia dentada), e também, as mangueiras do sistema de refrigeração. E é simples fazer uma vistoria periódica, visual mesmo: se elas deram mostras de ressecamento e começar a parecer pequenas trincas, é porque chegou a hora de trocá-las.
