Atenção ao manômetro: pressão demais na bomba de GNV causa explosão
A ANP determina uma pressão máxima do compressor ao abastecer o cilindro de GNV, para evitar a possibilidade de explosão
A ANP determina uma pressão máxima do compressor ao abastecer o cilindro de GNV, para evitar a possibilidade de explosão
Pessoal que abastece com GNV, Gás Natural Veicular, principalmente nossos amigos taxistas e motoristas de aplicativos, perceberam que alguns postos enchem mais o cilindro de gás que outros. E se o cilindro recebe mais gás, o carro fica com maior autonomia, ele roda mais quilômetros até reabastecer.
E o problema é que, para se injetar uma quantidade maior de gás, o compressor tem que trabalhar com maior pressão, e a máxima autorizada pela ANP (Agência Nacional do Petróleo) é de 220 Bar. Então, tem dono de posto irresponsável que, para faturar mais algum em cada abastecimento, aumenta essa pressão.
Eu consultei a ANP, que me confirmou já ter encontrado pressão perto de 300 Bar. E o risco é de simplesmente explodir (o cilindro) e voar tudo pelos ares. Fique então de olho: o manômetro pode ir, no máximo, até 220 Bar.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Já houve caso desse manômetro explodir no abastecimento?