Devo acelerar o carro antes de desligar ou depois de ligar?

No áudio de hoje, Boris Feldman responde se essa dica, adotada por tantos motoristas, realmente faz bem para o carro

iStock 464403991
Por Boris Feldman
Publicado em 23/03/2018 às 13h00
Atualizado em 16/01/2020 às 21h38

Você já ouviu aquela recomendação de que se deve acelerar o carro antes de desligar o motor? Outros indicam uma “pisadinha” logo após ligá-lo, pela manhã. Mas será que precisa mesmo? A resposta é que não, e o Boris explica.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Um ouvinte do AutoPapo disse que conversava com um amigo sobre automóveis quando surgiu a seguinte dúvida: devo acelerar o motor antes de desligá-lo à noite ou somente quando ele é ligado no dia seguinte, pela manhã?

Talvez, ainda, nas duas situações? Eles não chegaram a conclusão alguma, e nem havia como chegar, pois ambas as hipóteses estão erradas.

Não se deve acelerar o carro antes de desliga-lo

Não se acelera o motor quando se desliga o carro e muito menos quando o ligamos na manhã seguinte. Acelerar antes de desligá-lo resulta no acúmulo de certa quantidade de combustível, dentro do cilindro, que não é queimada e vai escorrer para o cárter e contaminar o óleo.

Pela manhã, ao se ligar o motor, também não se deve acelerar o carro. Esta é uma hora crítica em que seus componentes internos estão funcionando com pouca lubrificação, pois o óleo do cárter ainda não chegou lá.

Ou seja, não deve-se acelerar o carro antes de desligar o motor, à noite, e nem de manhã ao ligá-lo novamente!

No áudio de hoje, Boris Feldman explica por que não devemos acelerar o carro antes de desligar e nem depois de ligá-lo, pela manã.
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Marcelo lima 16 de abril de 2019

É mestre… Sua dica é muito boa para carros com injeção eletrônica, porém, acredito que você não tenha muita experiência com carros carburados ou pior, além de carburados utilizam o famoso dínamo! Com certeza e inclusive vinha como fica nos manuais desses veículos a prática de acelerar pelo menos uma e não mais que duas vezes antes de dar a partida. Claro que mesmo nesses carros é totalmente inviável acelerar após desligar. Mas fica a dica.. abraço

Avatar
Izabel 24 de maio de 2018

Olá tudo bem? Eu gostaria de saber se o ar condicionado do carro gasta combustível e guanto

Avatar
William 27 de março de 2018

Boris na verdade eu gostaria de saber se ao dar partida no carro e acelerar com a marcha em neutro, existe a possibilidade de se virar os anéis do motor?
Pois mandei meu carro pra fazer o cabeçote e ao pegar o carro de volta está ”fumando” muito coisa que não acontecia antes, e o ”mecanico” disse que isso aconteceu pois eu dei partida no carro em ponto morto e acelerei. E agora essa fumaça está saindo também pelo próprio motor acho que pela junta do cabeçote.
Será que você pode me ajudar ? Desde já agradeço pela atenção.

Avatar
Deixe um comentário