7 hábitos comuns do motorista que devem ser banidos
A culpa é da fábrica, da concessionária, do governo, do posto, da loja, da estrada. Nunca daquela "famosa peça" entre o volante e o banco
Por Boris Feldman16/03/18 às 09h43Alguns vícios e hábitos adquiridos por motoristas podem ser extremamente prejudiciais tanto para ele quanto para o automóvel. Alguns colocam o motorista – e outras pessoas – em perigo. Outros provocam desgaste mecânico que vão te causar prejuízo em breve. Listamos sete desses hábitos que devem ser banidos. Confira!
Motorista x sono
Não adianta o motorista na estrada achar que espanta o sono, pois acabará irremediavelmente nocauteado por ele. Não é por acaso que alguns automóveis mais modernos e sofisticados detectam sua sonolência e acendem um aviso no painel, acompanhado de uma xícara de café… Motoristas mais experientes nem tentam: quando percebem o sono chegando, encostam no primeiro lugar seguro, como um posto, para uma cochilada. Uma soneca de meia hora costuma reabilitar o motorista para mais algumas horas ao volante.
Pé na embreagem
Outro vicio é o péssimo hábito do pé apoiado no pedal da embreagem e a mão na alavanca de mudanças. Quando alertados, juram que só encostam o pé (ou a mão) sem acioná-los. Engano: qualquer trepidação ou pequeno solavanco é suficiente para que sejam acionados imperceptivelmente. Não é à toa que muitos automóveis são projetados com um apoia-pé à esquerda da pedaleira.
Braço do lado de fora
Motorista nem imagina o risco que corre ao dirigir com o braço esquerdo dependurado fora da porta. Muitos já sofreram ferimentos graves e foram parar no Pronto Socorro por esta inexplicável mania. Outro perigo é dirigir na estrada com os vidros abertos: além de outros riscos, se o carro se envolve num acidente e capota, o braço (esquerdo) do motorista ou (direito) do passageiro podem se movimentar para fora e serem atingidos – ou até esmagados pela carroceria. É por isto que modelos mais modernos e sofisticados, ao detectar a possibilidade de um capotamento, entre outras providências, fecham o teto solar e os vidros.
Ladeira abaixo
Quantos carros já desceram sozinhos ladeira abaixo sem motorista ao volante e provocaram acidentes graves? Logo depois, a cena habitual: o dono do carro que chega apavorado jurando que puxou o freio de mão. Mas, se o carro desceu sozinho é porque se esqueceu de engatar primeira ou ré. E, se puxou o freio, não o fez com muita força, como manda o figurino. Mas, por que exagerar o esforço ao puxar a alavanca do freio de estacionamento? Porque, ao ser estacionado, os componentes do freio estavam aquecidos e dilatados. Minutos depois, quando esfriam e “encolhem”, não travam mais as rodas caso a alavanca não tenha sido acionada com muita força.
Recirculação perigosa
Ar-condicionado está se popularizando. Além do conforto virou item de segurança, pois permite manter os vidros fechados. Um de seus comandos é um botão que tem desenhado um círculo com uma seta. Ele bloqueia a troca do ar ambiente com o externo e deve ser acionado em locais com muita poeira ou fumaça – e também atrás de um caminhão expelindo uma nuvem preta de fuligem. Ou para acelerar a refrigeração do carro muito aquecido. Entretanto, a maioria dos motoristas não percebe o perigo de manter este comando acionado durante horas. Com as janelas fechadas e a troca entre os ambientes externo e interno bloqueada, o ar do habitáculo ficará viciado e contaminado com o gás carbônico expelido pelos passageiros, o que é nocivo à saúde.
Remédio e direção
Motorista que faz uso de remédio tarja preta (ansiolíticos, antidepressivos e outros) pode ter prejudicada sua atenção ao volante, perder concentração, rapidez de reflexos, coordenação motora e avaliação de riscos. O mais grave – e que poucos imaginam – é que remédios simples e vendidos sem controle (antigripais, antialérgicos e analgésicos) também causam reações adversas, pois contêm anti-histamínicos que causam sonolência e tonturas.
Que habilidade, hein?! (Só que não!)
Tem motorista que se sente um ás ao volante (ou “asno”?) por sua extraordinária coordenação motora. Ao parar numa subida, controla a embreagem e o acelerador para manter o carro parado sem pisar no freio. Depois vai à concessionária exigir garantia do disco de embreagem que se desgastou na metade do tempo previsto…
