Acendeu a luz do ABS! Vou ficar sem freio?

Por BORIS FELDMAN30/11/16 às 18h52

Uma exigência do governo obrigou nossos automóveis a serem equipados desde janeiro do ano passado com air bags e freios ABS. Entretanto, não se fez nenhuma campanha educativa para esclarecer o motorista e ocupantes do automóvel como funcionam estes dois equipamentos eletrônicos de segurança. O importante era faturar, o resto não importa…

Como nada se explicou, quase nenhum motorista conhece os detalhes do funcionamento do ABS e air bags. Esta coluna já recebeu diversas questões sobre o assunto. Uma das que mais aparece é a dúvida do motorista quando se acende no painel a luz de alerta do ABS. Ele fica sem saber se está correndo o risco de perder o freio. Um deles disse que, ao acender o alerta, foi dirigindo bem devagarinho até a oficina e mostrou a luz para o mecânico. Que disse não ter problema nenhum, que ele podia continuar rodando mas que deveria levar o carro para o reparo. Que ao se acender, a luz só indica que o sistema eletrônico o ABS deve ter entrado em pane, mas que o carro continua contando normalmente com os freios. Que só exige mais atenção do motorista pois o sistema anti-bloqueio não vai funcionar numa freada de emergência. Ou seja, as rodas vão travar e sair deslizando pelo asfalto.

O ABS é um dispositivo que interfere no circuito hidráulico dos freios ao perceber que as rodas estão se travando quando o motorista pisa com muita força no pedal. Ou num piso molhado, ou com areia ou terra. Então, para evitar que elas se travem, o ABS reduz a pressão do sistema hidráulico.

Então, quando a luz do ABS se acende, pode ser um problema no circuito elétrico que acionou o alerta. Muitas vezes, basta desligar e ligar novamente o carro para que ela se apague.

Mesmo que o sistema esteja em pane e a luz de alerta tenha se acendido corretamente, para avisar ao motorista que leve o carro à oficina, o sistema de freios continua funcionando normalmente. Exatamente como num automóvel que não tenha o dispositivo ABS.

Veja mais sobre:


Boris Responde

Tem alguma dúvida sobre o funcionamento do seu carro? O que vai melhor no carro flex: gasolina ou etanol? Quando substituir o cinto de segurança? Com que frequência trocar o óleo do motor? O Boris responde essas e outras dúvidas. Digite sua pergunta na caixa abaixo.


1 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Renato mussel 4 de Março de 2018

    Sobre a luz do absurdo acender

Deixe um comentário