Acendeu? Pare! Saiba quais são as luzinhas mais alarmantes do painel

Saiba quais são as luzinhas que, quando se acendem no painel, exigem imediata providência do motorista

Por BORIS FELDMAN01/05/18 às 11h25

Leitor da coluna confessa preguiça para entender o significado de “tantas luzinhas” que acende no painel. Leu aqui recentemente a importância de reparar se não tem nenhuma queimada ou com mau contato, pois todas devem se acender quando se vira a chave de ignição, antes de acionar o motor de arranque.

Ele quer saber se dá para destacar quais são as mais importantes de fato. Quais as luzes que, quando se acendem, exigem imediata providência do motorista.

Luzinhas do painel: a de óleo indica falta de lubrificação do motor
Luz de óleo indica falta de lubrificação do motor e exige que o motorista pare o veículo imediatamente

Sem entrar em detalhes, uma fórmula rápida para se ter noção de algum perigo à vista é reparar na cor da luz de alerta que se acendeu. Pois elas podem ser verde, azul, branca, amarela ou vermelha.

As duas que requerem maior atenção são as amarelas e vermelhas. Quando alguma da cor amarela se acende, significa alguma anormalidade no carro e que você deve levá-lo para a oficina o mais rápido possível. Mas nenhum problema se for necessário continuar rodando mais algumas horas ou quilômetros com ela acesa no painel. Durante uma viagem, por exemplo, dá para “segurar a barra” até chegar em alguma cidade ou oficina da estrada.

As vermelhas exigem atuação imediata:  quando uma delas se acende,  o problema é mais grave, não dá nem para levar o carro para a oficina. Recomendável estacionar imediatamente e chamar o mecânico ou o reboque. Pois o defeito que faz uma luz vermelha se acender é sinal de problema que pode se agravar. Se for, por exemplo, a luz que indica falta de lubrificação do motor, ele pode vir a fundir poucos quilômetros depois. Se for a luz do freio, nem pensar em continuar circulando, por motivos óbvios…

Luzinhas de outras cores indicam, em geral, o funcionamento normal de algum dispositivo. A verde, por exemplo, se refere aos faróis e lanternas, azul indica farol alto aceso. Outras indicam ventilação ou ar condicionado, desembaçador dos vidros, etc.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

2 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Sheila leite 7 de setembro de 2018

    Parabéns aos idealizadores boas dicas !!

  • Jorge Luiz Claro Dos Santos 28 de junho de 2018

    Bom dia, gostei muito do site.Excelente dicas.Parabéns

Deixe um comentário