Posso acrescentar etanol na gasolina em um carro que não é flex?

Ouvinte tem um carro com motor a gasolina e pergunta se pode acrescentar etanol no tanque também. Mas, essa não é uma boa ideia...

shutterstock 1012712692
Por Boris Feldman
Publicado em 15/09/2018 às 19h00

Ouvinte tem um carro, que não é flex, e pergunta se pode acrescentar etanol na gasolina na hora de abastecer. Será que essa mistura pode dar samba?

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

[TRANSCRIÇÃO]

Ouvinte diz ter lido matéria nossa comentando sobre as vantagens e desvantagens de mais ou menos etanol na gasolina, no tanque do carro flex. E ele diz ter um carro da linha Chevrolet com motor a gasolina e quer saber se pode acrescentar etanol no tanque.

A resposta é que, infelizmente, não se pode nem pensar nisso, por vários motivos: em primeiro lugar, a gasolina vendida no Brasil já tem 27% de etanol, se acrescentar mais um pouco o motor a gasolina não dará conta. Em segundo lugar, o etanol adicionado a gasolina é do tipo anidro, sem água. Se o nosso ouvinte resolver colocar o etanol vendido no posto, que é hidratado, ou seja, tem água, isso vai oxidar, danificar os componentes do seu carro. Afinal, ele não é flex e não foi projetado para receber água.

acrescentar etanol na gasolina
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
7 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Fábio Yukio Nakazoni 11 de outubro de 2021

O álcool na gasolina bagunça todo o ajuste mais fino de carros antigos. Quem faz esse tipo de serviço vai entender, pois a percepção é sutil. Primeiro é o giglê do carburador, que outrora alimentava bem e agr deixa a mistura pobre por conta do álcool que necessita maior quantidade. Mas o menos comentado é a questão do ponto do carro, que fica difícil acertar corretamente. Isso porque o do álcool é completamente diferente. Na prática, quando se acerta o ponto estático, na marcha lenta, a dinâmica (curva) fica muito adiantado, chegando até a dar pré detonação e estouro no carburador. E quando se acerta o avanço dinâmico, a marcha lenta fica com ponto atrasado, causando má queima e cheiro no escapamento, trepidação do motor e dificuldade de partida

Avatar
EVANDRO MARQUES 3 de outubro de 2021

Tenho jeep grand cherokee limited lx 5.9 v8 5.9 a gasolina eu posso usar alcool.

Avatar
David 23 de agosto de 2021

tenho um veículo movido a gasolina e por engano o frentista colocou algool invés de gasolina, 10L, a solução foi completar o tanque com gasolina aditivada e de boa qualidade, acredito que compensou e não houve dano, agora fico atento, tem frentista que não prestam atenção.

Avatar
Osmar 12 de novembro de 2021

Tenho uma capitiva automático 2010 2.4 não e flex posso coloca gasolina e álcool nela não tô dano conta de abartece

Avatar
GERSON A. TEIXEIRA 9 de agosto de 2021

Tenho um gol especial 2001 8 válvulas, não é flex, motor a gasolina, coloco 70% gasolina e 30% álcool no abastecimento, faço isso há 2 anos acreditem nunca tive problemas no motor.

Avatar
Felipe Zilli 20 de abril de 2019

Eu gostaria de saber se a nossa gasolina é muito prejudicial para esses carros importados que não são flex.

Avatar
Antonio Donizeti Martinsd 31 de dezembro de 2018

Eu diria para o ouvinte que não faça isso. Pela lei a gasolina já traz uma mistura de 27% de etanol. Mas, como o Brasil é Brasil, muitas vezes você para seu carro no posto, paga gasolina e leva etanol devido ao fato de o posto aumentar essa proporção. Estraga seu carro e ainda paga combustível mais caro ainda.

Avatar
Deixe um comentário