Booster funciona? Saiba quais são os aditivos realmente necessários

Octane Booster vale a pena se você abastecer seu carro com a gasolina norte-americana, pois com a brasileira é uma tarefa quimicamente impossível

iStock bomba de posto de gasolina enchendo um reservatório
Por Boris Feldman
Publicado em 09/03/2018 às 15h47
Atualizado em 12/02/2020 às 17h46

Fã do AutoPapo diz que parou no posto para abastecer e o frentista, todo solícito, ofereceu um aditivo que ele não conhecia. O chamado Octane Booster, de acordo com o rótulo, “vitamina” o motor. O aditivo é importado e menciona os excelentes resultados obtidos por usuários nos Estados Unidos.

Vale a pena, pergunta ele, usar o Octane Booster? Sim. Deve mesmo aumentar a potência do motor e valer seu preço. Mas somente se você morar lá e abastecer seu carro com a gasolina norte-americana, pois com a brasileira é uma tarefa quimicamente impossível. Não porque a nossa seja pior que a vendida nos EUA, mas pela adição de quase 30% de etanol: esta mistura já é uma super-oxigenação da gasolina. Provavelmente a gasolina para automóveis com a maior octanagem do mundo é a Podium, que se encontra em alguns postos BR.

Em relação aos postos vale uma dica genérica: os frentistas são muitas vezes instruídos para oferecem dezenas de aditivos, com os mais diversos propósitos. Mas poucos são realmente necessários. Um deles, exatamente para a gasolina, é quando se abastece com a comum. Deve-se comprar um frasco da aditivação básica (aditivos dispersantes/detergentes) para evitar a formação de depósitos carboníferos na câmara de combustão. Outro é o etilenoglicol, que deve ser misturado (a proporção é de mais ou menos 50/50) à água do radiador, que reduz a possibilidade de ela ferver quando sobe a temperatura do motor. E tem também a finalidade de manter limpos os dutos do sistema de refrigeração.

Boris explica porque o aditivo Booster não funciona para carros abastecidos no Brasil. Além disso, comenta quais são os aditivos necessários para o seu veículo.

Outros aditivos são, em geral, desnecessários. Fluidos e óleos já são aditivados adequadamente por seu fabricante, seguindo recomendação da fábrica do automóvel. Aliás, já inventaram um jeito de faturar até para calibrar os pneus, oferecendo nitrogênio em vez do ar natural. Vale a pena? Continue acertando a pressão com o ar do compressor mesmo. Exceto se seu automóvel for um Fórmula 1 ou de competição: neste caso recomenda-se o nitrogênio…

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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
8 Comentários
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Thales Augusto Xavier De Souza 5 de junho de 2021

Meio antigo esse post, mas poderia informar sobre carros em que pede gasolina de 93 octanagem.
Seria uma opção viável em vez de abastecer com a Podium e abastecer com gasolina comum e adicionar esse Octane booster?

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Felipe 20 de julho de 2019

Há mais ou menos um ano e meio comprei uma Blazer V6 injeção de aranha, desde que peguei nunca ela ficou 100%, funcionou sempre bem, mas nunca 100%, sempre a lenta um pouco desregulada, leves pipocos em baixa quando ta frio, e aceleração irregualar da lenta até os 2500 rpm, varias idas ao mecanico, revisado e limpo todo o sistema de injeção, sensores e pa, e nada de afinar 100%, ate q uma noite, abastecendo em SP pra voltar pra minha cidade no interior, um frentista me ofereceu o Max Power da bardahl, e por curiosidade coloquei e vim, na rodovia senti uma leve melhora, motor levemente mais folgado doq de costume e a aceleração foi “ficando regular” em baixas rotações, e percebi durante e semana q o carro foi afinando e finalmente ficou os 100% que sempre esperei. Desde entao sempre colocando ou o Max Power bardahl ou o Octane Booster da STP, os dois fizeram efeito igual, experimentei um generico de 10 reais vermelho que promete o mesmo porem desregulou oq os outros tinham afinado, isso aconteceu em dez/18, até agora jul/19 nao tive mais problemas de injeção. motor relogio, lenta bem regulada, e bateu pegou mesmo em dias muito frios

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JOAO LUCAS DE MENEZES 17 de agosto de 2020

Seu carro deve andar na gasolina podium pois esse motor e americano

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H. Souza 9 de outubro de 2020

Fui usar esse produto hoje, deixei derramar na lataria e manchou, vou ter que pintar a lateral do carro, e um jogo de roda, estou revoltado, pois no rótulo não fala nada sobre o risco…. Será que cabe uma ação judicial? Se alguém puder me ajudar eu agradeço muito

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tiago 17 de janeiro de 2019

pode até não aumentar, de fato, a octanagem da gasolina, mas meu carro vivia acendendo a luz de injeção acusando deficiência no catalisador, bastou adicionar o octane booster nessa gasolina podre que vendem (em uma rede grande e conhecida de postos), que acabou o problema…

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Rodolfo 18 de maio de 2018

Vejam a conclusão do 2º CONGRESSO BRASILEIRO DE P&D EM PETRÓLEO & GÁS realizado no Rio de Janeiro, de 15 a 18 de junho de 2003:
“Os ensaios conduzidos nesse trabalho mostram que o mercado brasileiro está aceitando produtos inócuos. Os aditivos testados neste trabalho não mostraram eficiência para promover o aumento da octanagem como sugerido nos rótulos dos fabricantes.
Verificou-se, também, que a gasolina comum brasileira já se encontra com índice de octanagem compatível com as especificações dos motores nacionais. Assim sendo, como a octanagem é um parâmetro de projeto dos motores de combustão interna, a utilização de combustíveis com octanagem superior àquela recomendada pelo fabricante não traria resultados expressivos. Portanto, mesmo que esses aditivos apresentassem o efeito prometido, seu resultado não compensaria o custo”.
Fonte:
AVALIAÇÃO DA ADIÇÃO DE ADITIVOS DO TIPO “BOOSTER” DE OCTANAGEM NO PODER ANTIDETONANTE DA GASOLINA AUTOMOTIVA BRASILEIRA:
http://www.portalabpg.org.br/PDPetro/2/4095.pdf

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Luciano Nicolodi 26 de setembro de 2020

Mas temos que levar em conta que no Brasil também tem carros importados que exigem gasolina de alta octana, e isento de etanol, o que fazer então?

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Fabio 30 de abril de 2018

Muito boas reportagens!

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