‘Água do radiador’ pode baixar no reservatório?
É normal baixar o líquido de refrigeração, que alguns ainda chamam de ''água do radiador"? Mesmo que não haja nenhum vazamento?
É normal baixar o líquido de refrigeração, que alguns ainda chamam de ''água do radiador"? Mesmo que não haja nenhum vazamento?
É normal baixar o líquido de refrigeração, que alguns ainda chamam de ”água do radiador”?
Sim, é normal, pois mesmo que essa “água do radiador” não chegue a ferver, o motor trabalha com temperaturas mais elevadas e, por isso, ela se aquece e tem uma evaporação normal. Existe perto do motor um reservatório de expansão transparente para se verificar se o nível desse líquido está correto.
E vai aqui uma observação para que esse nível não seja completado apenas com água. Pois esse líquido de refrigeração é metade água, metade um aditivo, o etilenoglicol, que já existe pronto à venda em concessionárias, casas de peças e postos.
E atenção: com o motor frio esse líquido não pode estar acima do nível médio (vide foto abaixo), pois tem que ter um espaço para receber o líquido que se expande quando o motor se aquece.
Foto Shutterstock
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Quero saber de no Honda Crv ELX 2009 é preciso colocar aditivo no reservatório ou só no radiador?
Opa boa tarde, eu tenho 1 civic 2010 1.8 manual, o correto é colocar no radiador até a marcado cotovelo no L, e radiador de expansão até a marcaçÃO PARTE EXTERNA QUE PEGA APROXIMADAMENTE UNS 200 MLS DE ADITIVO.
Tenho um peugeot 307 1.6 2009. Levei ele para fazer a manutenção nas partes plásticas do radiador, pois estava ressecadas. Aproveitei e troquei todo líquido de arrefecimento, pois a antiga proprietária só usava água. Coloquei os líquidos correto, porém ele não baixada nada antes dessa manutenção. Após essa manutenção do radiador, de trocar os líquidos, ele ta sumindo o líquido do reservatório parado. Não completei ainda, mas meu esposo disse que pode ser ar no sistema porque mexeu no radiador, será que pode ser isso mesmo? Pois antes não baixava.
Tenho um Peugeot 208, 2014, ja fiz a revisão do sistema de arrefecimento e troca do líquido, não aparenta vazamento, o nível baixa do normal para o mínimo a cada 10 dias, completo com o líquido de arrefecimento. É normal baixar assim o nível?
Quero tirar uma dúvida o meu fiesta 1.6 a cada 1000km abaixa uns 150ml de líquido de arrefecimento isto é normal.
esses carros da Ford não pode baixar água! esse sistema é selado e trabalha com pressão de até 20 libras 20pis 1.4bar, só baixa se tiver vazamento!, existe sim uma proteção se você encher o reservatório de mais, mas nesse caso, terá que levar pra verificar.
Meu new fiesta desde novo baixa cerca de 100 ml cada 2500 km foi testado na concessionaria tudo normal, o que me explicaram que uso severo as atlas temperaturas ele sai um pouco por uma válvula de alivio que tem o reservatório, porem se baixa mais que isso pode ser fluido ruim também
S10 2.4 flex estar baixando água do radiador mais no reservatório estar no nível sera que é normal me ajuda pessoal estou passando muita raiva com isso
Coloquei 2 litros de aditivo pronto para o uso e completei com água tem algum problema
Tenho um Sandero 2015 /1.6/8v está abaixando água e não consigo achar o problema
S10 2.4 flex estar baixando água do radiador mais no reservatório estar no nível sera que é normal
S10 2.4 flex estar baixando água do radiador mais no reservatório estar no nível ser lá que é normal
Olá! Tenho um Fiat 500, modelo 11/12. Há 15 dias, o sistema acusou aquecimento do motor. Parei o veículo, esperei ‘ficar frio’, olhei o reservatório do radiador e estava seco. Levei na oficina para revisão geral. Fizeram os ajustes, peguei o carro e no mesmo dia que tirei da oficina, horas depois, o motor aqueceu novamente. Olhei o reservatório e estava seco, sem o aditivo líquido. Na oficina novamente, acusaram problema no reservatório. Comprei um novo, original da Fiat, dias pra chegar e etc. Oficina fez a troca, sai da oficina com o carro certo. Fiquei três dias com o carro normal, reservatório do radiador normal, líquido ok. Mas hoje, antes de sair, fui verificar e o aditivo liquido estava todo no chão, vazou (cor rosa), e o reservatório do radiador vazio. Não faço ideia do problema, vou voltar pra oficina. E detalhe: o líquido vazou do lado esquerdo e o reservatório do radiador fica do lado direito.
Tem ar quente ?
Mesma água que refrigera o motor, é usada no AC, pra aquece o veículo..
Existe radiador interno, e mangueiras e um cano…chamado cano binóculo, que levam água quente pro radiador interno..
Tem que ver estas mangueiras e o cano.
O Meu fiat uno vivace 2013 estava com o líquido de arrefecimento constantemente diminuindo também, o problema era a mangueira abaixo do reservatorio de água, troquei, problema resolvido… Odetalhe é que como a mangueira esquenta e o líquido q estava vazando acaba secando,mas ficou uma parte úmida ,daí surgiu a suspeita certeira.
Meu camarada a mangueira de boirracha que liga o reservatório ao radiador ou alguma outra mangueira qualquer está rompida. Quando você liga o carro a água toda sai por essa tal nmangueira. É só procurar qual é, e trocá-la. Um mecânico experiente faz isso em meia hora.
SUA OFICINA , MISERICORDIA. ELES TEM UM APARELHO PARA CERTIFICAR, LEVE NUM ESPECIALISTA EM RADIADOR, AI SIM. TEM TODOS EQUIPAMENTOS , E PRATICA, NO MEU CASO , PRIMEIRA VEZ, UM FURINHO JUNTO AO RESERVATORIO, ENCURTEI A BORRACHA, DIAS DEPOIS ESVASIOU NOVAMENTE, ABRI O CAPO. DEU PARA PERCEBER, A PRESILHA NAO ESTAVA APERTADA, BEM NA ENTRADA DO MOTOR, MAS COMO EU TENHO CHAVE DE FENDA, DEI SORTE ERA ISSO. RESOLVI… MAS ACABO DE COMPRAR TOODAS AS MANGUEIRAS, PELO MERCADO LIVRE ORIGINAIS DA FOR. ACHO SAO 5.
meu fiate 2006 ontem começou vazar de bica perto do radiador no motor. Hoje andando desapareceu o problema?
Tenho um gol g2, esta parado pra reforma e esta baixando a agua mesmo sem andar porem sem sinal de vazamento. Alguém sabe me explicar isso? Colocamos agua sexta estava a noite sabado a tarde estava vazio deixamos um tapete no chao e nao amanheceu molhado, perto das mangueiras tambem estava seco.
Meu astra baixava sempre, um copo a cada semana, era uma fissura na junta do cabeçote. Mas é normal nos gm PRINCIPALMENTE COM MAIS DE 6 ANOS, ser mangueira rachada. Uma dica é, desligar o carro quando bem quente, e ouvir em um local bastante silencioso se escuta som de pingos próximo ao motor, ou então chiado de vapor vazando em algum local, tive um celta que era isso, mangueira rachada.
Hoje tenho um hb20 2022, o mesmo saiu da concessionária 0km com o reservatório bem na risca do mínimo, e até agora com 3.000km rodados em 3 meses, baixou uns 2 centímetros, mas até então não parece ter problema ou fuga de água pra dentro ou pra fora…
Meu Corsa abaixa uns 200 a 300 ml a cada uns 100km ou mais está assim a 3 meses, será que é junta, percebi que tem uma mangueira de ar condicionado que fica um pouco úmido será que pode ser isso?
Descobriu o que era amigo?
Olá, há 2 meses queimou o cabeçote mas por conta que estava saindo uma baita fumaceira do escapamento. Levei na oficina para arrumar, arrumou tudo certinho, ficou bom. Teve que trocar o reservatório e o líquido de arrefecimento e a mangueira, mas desde então ficou baixando o nível sem vazamento. O que poderia ser?
olá amigo estou com problema parecido, você chegou a ver o que é ? teve algum retorno ou conseguiu arrumar ?
Boa tarde meu celta 2012 super aqueceu a agua do reservatorio fazendo com que o msm ficasse vazio comprei nova tampa pois a outra estava trincada do lado pensei esse ser o motivo mas daí ontem e hj vou a aquecer novamente e agua novamente voltou a sair c toda por baixo fazendo com que ate fumassasse n sei se a fumassa foi por conta da quentura enfim ja é a terceira vez da semana passada pra hj que isso aconte e ele esta super aquecendo mais ainda quando se da a ré estamos quaze enlouquecendo n sei oque fazer nem a solucao nos ajudem ah nao alertou no painel o aquecimento ele é flex mas quando ponhe alcool ele perde forca comeca a cortar e ate para de ligar da partida mas n funciona
É a bomba d’água amigo. Tive um corsa que teve o mesmo problema.
causas provaveis: Bomba da água; sensor de temperatura ruim; problema no cabecote
Curiosos .
Aditivos radiador
Ar condicionado e um
Sem ar e outro?
Bom dia porque a água do reservatório da Montana está baixando além.do normal completo o reservatório rodo com o carro 50 km e vou olhar o reservatório está pelo meio
Junta do cabeçote quimada
Sim,
Aconteceu com meu peugeot..
Uma X junta cabeçote,
Outra X radiador interno AC , furou…
Meu gransiena 2015, 1.4 sinalizou alta temperatura, por dois momentos seguido, após ter resposto água no sistema, parei o veículo, levei a uma oficina, não encontraram nenhum vazamento após injetar pressão no sistema.. troquei o reservatório fiz a limpeza do sistema, adicionei fluído novo e três dias depois observo que o reservatório está baixando água novamente… chega até amanhecer seco..! Não observo sinais visíveis do local…que será…? Pesquisando sobre já ouvir falar que pode ser pelos selos, até às juntas …
boa tarde amigo, tenho um novo palio 2014 e estava assim, água sumindo do nada, estava com um vazamento no serpentina do ar quente ,
olha ja vi varios carros fiat com vazameto na sepertina que fica dentro do carro no painel e onde faz o aquecimeto do ar quente a troca de calor por esta agua cai no carpete do carro e nao consegue encontrar no motor o vazamento e tambem nao pinga no chao debaixo do motor , outro defeito e junta do cabecote queimada ai essa agua sai no escapamento por um tempo ate que o carro perda a compressao do motor e so fazendo a retifica para corrigir o defeito , mas vale lembrar que isso tudo tem que ser verificado pelo um profissional nao um trocador de pecas . fique atento …
Meu gransiena elevou a temperatura estava com vazamento no ar quente, quando andar tempo bom olha se tá molhado em baixo do tapete do motorista
Tenho um corolla 2009 XEI 1.8 automático, o reservatório de água dele de expansão sempre esteve vazio, isso é normal?
Procurei uma oficina de referencia aqui em minha cidade e constataram vários problemas , como trocas de cavalete, Mangueiras com vazamentos e troca de radiador ele estava dando muito AR , para um problema que estava sendo difícil valeu a pena $ 1004,00 tudo com mão de obra . Antes fosse a junta do cabeçote mesmo , nesse caso o peço voltaria para $ 810,00 pelo que me passaram , de toda forma agradeço os comentários
Tenho um Sandero 2009 1.6 8 válvula está aquecendo sem ter vazamento quando vou verificar estar sem água ,porém quando ando com o carro ele está com reservatório no seu limite normal ,depois aquece a água some e não tem vazamento .O que pode ser ?
Tenho um Sandero 2009 1.6 16 válvula está aquecendo sem ter vazamento quando vou verificar estar sem água ,porém quando ando com o carro ele está com reservatório no seu limite normal ,depois aquece a água some e não tem vazamento .O que pode ser ?
Eu tenho um Corsa Millenium 2002, e ele abaixa a água muito rápido mesmo, eu tenho que completar a água todo dia…. coloco a água até mais pra cima do máximo, ando uma meia hora ele abaixa pra baixo do mínimo, mas não apresenta super aquecimento do motor no painel. O que pode ser?
Gostaria de fazer uma pergunta , estou com uma duvida intensa que mecanicos ñ sabem até agora , meu gol 2005 1.0 8 v anda baixando água , porem quando vou completar a agua com o carro frio ela sobe ao nível normal , o que pode ser ? Obrigado
Não sei se seria o seu caso, mas já vi várias situações parecidas. O reservatório de expansão serve para o liquido de arrefecimento se expandir quando a temperatura do mesmo aumenta. O sistema de arrefecimento trabalha pressurizado justamente para conter as moléculas e ajudar a controlar a temperatura, a tendência seria quanto mais quente o liquido, mais alto seria o nível no reservatório de expansão. No caso de estar baixando o nível com o liquido quente e voltando ao normal quando frio, ou quando abre a tampa do reservatório, pode ser problema com alguma mangueira que esteja absorvendo essa pressão e vindo a “inchar”, fazendo que o nível do reservatório baixe. ( o liquido que deveria se expandir no reservatório se expandiu na mangueira que inchou ), quando o liquido esfria a pressão baixa, a mangueira “desincha”, e o nível volta ao normal.
Obrigado , irei verificar att
O meu palio estava assim. Era junta do cabeçote empenado. Quando ligava o carro o líquido entrava no motor, e quando desligava a água ia voltando aos poucos para o reservatório.
Esse Boris vezes por outra parece que posta o que ele acha e não os fatos, não tem que baixar nada!
Não creio que ele esteja errado, a água aquece e por isso tende a evaporar, mesmo que pouco. É uma questão de ciência e não de opinião.
Tenho um Voyage 1.6 2012 a água do reservatório abaixa rápido e demais saio com a água no nível máximo e quando rodo 50 km chega no mínimo, mais a temperatura não passa dos 90, é normal.
Não é normal, devemos verificar o nível uma vez na semana, e completar se for o caso, mas no seu carro existe algum vazamento, leve no seu mecânico.
Manoel e qual era o problema? Tbm tenho um Voyage 2013 e está acontecendo a msm coisa
História pra boi dormir. Se usar líquido de arrefecimento de acordo com o fabricante e cuidar do carro com as trocas corretas não baixa nunca. O líquido ali dentro está sob pressão, vai evaporar para onde? Se evaporar se liquefaz de novo.
O único carro que tive que baixava água estava com o radiador furado. Minha Outlander 2014 vai fazer a primeira troca do fluido de arrefecimento agora (seguindo o manual), sabe quanto baixou em 8 anos? Nada.
Todo o vapor tem que sair e sai por um lugar no carro,faça uma análise,no caso da minha spin,pelo escapamento,o líquido não retorna totalmente do sistema ao recepiente,perde parte no caminho,ou tô errado?
Bastante errado amigo. Líquido de arrefecimento saindo no escape? Só se a junta estiver queimada, aí nesse caso teu motor estaria correndo o sério risco de bater, pois está adicionando água à mistura de combustão, o que além de errado é muito prejudicial a seu motor. Sistema de arrefecimento é para refrigerar o motor do carro, não tem que sair por lugar nenhum. Não tem vapor no líquido de arrefecimento, não tem evaporação ali, ele está sob pressão.
O que sai pelo escapamento é o resto da queima do combustível, às vezes com um pouco de óleo. Se sair mais que isso é sinal de defeito do motor.
Estou com uma dúvida cruel me ajudem, tenho um celta 2008, está baixando água, levei no mecânico pq até então tinha vazamento em uma mangueira, é troquei a mangueira, troquei a bomba de agua, continua baixando, de 3 em 3 dias tenho que colocar água até o máximo eu rodo com o carro é baixa um pouquinho, o mecânico já disse que é junta de cabeçote, agora não apresenta mais vazamento, o mais estranho é que ele não aquece, não tem borra de café como pode ser junta sem apresentar sinais????
Pode experimentar um selante de junta de cabeçote. tem no mercado livre um abro super seal, produto americano. caso leve como o seu deve resolver bem
Tenho uma Zafira e tive um problema com superaquecimento, estourou uma tubulação e descobri que a tampa do reservatório estava com problema. Acontece que a tampa tem uma válvula que funciona como escape e é por aí que acontece a evaporação, consequentemente o nível baixa. No meu caso troquei a tampa com essa válvula e o problema foi resolvido. Detalhe, sempre uso aditivo, nunca água de casa.
Troquei a tampa do meu tbn e voltou a super aquecer e evaporar agua por todo canto n sei por onde chega a ficar vazio o reservatorio sera pq apenas coloco agua sem o fluido
Água,
Tem que ser desmineralizada.
Corrigindo um comentário.
A tampa do reservatório é essencial para aliviar a pressão do sistema.
Baixou sim, 8 anos sem manutenção, deve estar tudo podre por dentro.
Claro, tu tá adivinhando né? O carro é meu, troquei o líquido no fim de 2021. Não tinha abaixado até lá, troquei e não abaixou de novo amigo. Hoje é março de 2023, troquei em novembro de 2021 por recomendação do manual. Vou seguir o manual e se a água abaixar, vou levar no mecânico.
Ah sim, não tem nada podre não, o líquido se arrefecimento saiu da cor que entrou. Fica podre quando se usa água de torneira e líquido fora do especificado. Se tu fizer a manutenção corretiva e usar tudo de acordo com o fabricante, tudo funciona bem. É isso que fiz.
Ah tá amigo, o carro é meu, eu que faço a manutenção (troquei o líquido no fim de 2021, de acordo com o manual do carro), saiu limpinho. Agora só troco no fim de 2024, novamente de acordo com o manual.
Se tu tá acostumado a carro com manutenção mal feita e água de torneira do radiador, aí sim amigo, o radiador do seu carro fica um lixo.
Minha l200 triton tá com o reservatorio de expansão vazio mas o radiador tá completo. Tenho q colocar fluido no reservatório?
Claro que sim, podem coloca líquido p radiator ate nível indicado bem cedo
Não amigo, cuidado com as dicas de quem não conhece o carro. Você completa o aditivo de qualquer carro Mitsubishi pela tampa no radiador, não no tanque de expansão. O tanque de expansão é justamente para o líquido se expandir, e só deve ser mexido caso você vá fazer a troca.
O que acontece é que alguns carros, geralmente mais populares e nacionais, não têm abertura no radiador para se colocar aditivo, o sistema é alimentado pelo tanque de arrefecimento. Nos Mitsubishi ele é para expansão e verificação do nível, devendo ser completado pelo radiador em casa de nível baixo.
Sim, o reservatório de expansão deve ser completado com líquido de arrefecimento até o nível indicado
A strada 2011 baixa muito água do reservatório sei que é normal mais não tem vazamento no reservatório porque baixar tanto, será que se trocasse o reservatório ou pode ser outro problema
No meu Fiat bravo baixa muita também. Mais o frentista medeu a dica de por anticongelante aí fiz o teste com um Litro e notei que Hoje baixa bem menos vó completar com mais um litro acho que vai resolver
Verifique se não é decorrente de vasamentos de agua em forma de vapor na mangueira de arrefecimento.observe a tampa do reservatorio de agua do liquido aditivo veja se esta fazendo um barulho em forma de escape de vapor.terceira dica:verifique se a tubulaçao do evaporizador esta em perfeito estado.para alguns testes acima e necessario colocar o relogio de pressao no reservatorio do liquido arrefeciador.caso a pressao continue instável e possivel que seja a junta do cabeçote com problemas;entao nesse caso procure uma oficina especializada.
Meu golf baixa as vezes rápido outras vezes devagar,verifico o óleo e sempre parece estar normal, notei liquido de arrefecimento nas mangueiras do ar condicionado será que pode ser o problema, ar condicionado não funciona
Boa tarde!
Tenho um corolla 2010, 1.8 AUTOMÁTICO ele está abaixando água aos poucos toda semana tenho que colocar agua pra completar oque deve ser já levei oficina e não resolverão o problema
Ja pensou em trocar o reservatorio?
Tenho um golf 99 e ele tá sempre mostrando que está com a temperatura da água está aquecendo o que será esse problema
As informações são sempre úteis e valiosas para pessoas idosas que muitas vezes se esquecem …
Oi boa tarde tenho um Palio 2001 16v
Ele funcionando não baixa a água e nem ergue a temperatura e normal mas quando parado no reservatório abaixa sozinho e tem que completar o que pode estar acontecendo?