‘Água do radiador’ pode baixar no reservatório?

É normal baixar o líquido de refrigeração, que alguns ainda chamam de ''água do radiador"? Mesmo que não haja nenhum vazamento?

Por Boris Feldman13/09/19 às 21h00

É normal baixar o líquido de refrigeração, que alguns ainda chamam de ”água do radiador”?

Sim, é normal, pois mesmo que essa “água do radiador” não chegue a ferver, o motor trabalha com temperaturas mais elevadas e, por isso, ela se aquece e tem uma evaporação normal. Existe perto do motor um reservatório de expansão transparente para se verificar se o nível desse líquido está correto.

E vai aqui uma observação para que esse nível não seja completado apenas com água. Pois esse líquido de refrigeração é metade água, metade um aditivo, o etilenoglicol, que já existe pronto à venda em concessionárias, casas de peças e postos.

E atenção: com o motor frio esse líquido não pode estar acima do nível médio (vide foto abaixo), pois tem que ter um espaço para receber o líquido que se expande quando o motor se aquece.

água do radiador

Foto Shutterstock

Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (4 votos, média: 5,00 de 5)
loadingLoading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Rodrigo nunes 15 de setembro de 2019

    Tenho um golf 99 e ele tá sempre mostrando que está com a temperatura da água está aquecendo o que será esse problema

  • Avatar
    Rogério Leite 14 de setembro de 2019

    As informações são sempre úteis e valiosas para pessoas idosas que muitas vezes se esquecem …

Avatar
Deixe um comentário