Alternar o combustível no flex pode dificultar a partida?
Às vezes a central eletrônica pode demorar a reconhecer a mudança de combustível e pode haver dificuldades na hora de dar a partida
Por Boris Feldman05/10/18 às 20h00Alternar o combustível no flex, da gasolina para o etanol, em alguns casos dificulta que o automóvel de a partida nas manhãs mais frias. Por quê?
- Flex não reconhece combustível: isso realmente acontece?
- Veja mais dicas e notícias no nosso canal no YouTube
[TRANSCRIÇÃO]
Toda hora tem aí uma advertência para quando você alternar o combustível no flex, do etanol para a gasolina, ou vice-versa. E a dica é de que o carro tem que rodar vários quilômetros até que a central eletrônica reconheça a mudança de combustível. Pois é, ouvir o galo cantar sem saber aonde.
O que acontece é que se você tinha gasolina e, a noite antes de chegar em casa, você substituiu pelo etanol, no caso de manhãs mais frias em carros mais antigos, pode haver uma dificuldade do motor funcionar. Isso porque a central não foi informada ainda da presença do etanol e não comandou a injeção de gasolina da partida a frio.
Em resumo, alternar o combustível é um problema que só acontece quando se muda da gasolina para o etanol, e não vice-versa. E só em carros mais antigos, e só na época de manhãs mais frias. Ou seja, só com muito azar para conjugar todos esses fatores.
