Amaciar o motor do carro zero? Não só ele…

O tempo passa, mas algumas dúvidas permanecem. Por exemplo, se deve ou não amaciar o motor de um carro zero quilômetro e de outros componentes também

Por Boris Feldman11/09/18 às 06h30

A dica de se amaciar o motor de um carro zero já é bem difundida por aí. Mas, e amaciar outros componentes do veículo?

[TRANSCRIÇÃO]

Até hoje ainda existe uma briga de gerações quando se fala em amaciar o motor de um carro zero quilômetro. Pois, até 20 ou 30 anos atrás se respeitava rigorosamente a recomendação de não acelerar muito o carro até 5 mil quilômetros, não manter o motor em rotação constante durante muito tempo, pois isso tudo poderia vir a danificá-lo.

Pois então, embora alguns ainda recomendem esse amaciamento o que deve se observar é: até os primeiros mil quilômetros realmente não se deve exigir muito do carro, não pisar fundo no acelerador, para que haja um assentamento das partes móveis do motor. Mas, quem exige amaciamento também, durante 200 ou 300 quilômetros, é o sistema de freios, até que pastilhas e lonas se ajustem bem aos discos e tambores. E acredite se quiser, até pneu tem que rodar algumas centenas de quilômetros até oferecer máxima eficiência.

amaciar o motor
Foto Shutterstock
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Mario Fassini 30 de setembro de 2018

    Obrigado pelas boas dicas. Pega do o gancho do amaciamento, gostaria de fazer uma pergunta.
    Seguindo a dica dos primeiros mil quilômetros com parcimônia. Que combustível usar no carro flex nesse periodo? É indiferente?

  • Avatar
    jose 12 de setembro de 2018

    considerando q ninguem hj em dia considera ficar mais de 5 anos com um carro imagine como são os amaciamentos

Avatar
Deixe um comentário