Ar-condicionado: posso ligá-lo com o carro em movimento?
Ligar o ar-condicionado com o veículo em movimento pode causar algum dano ao compressor? Essa informação procede?
Ligar o ar-condicionado com o veículo em movimento pode causar algum dano ao compressor? Essa informação procede?
Leitor do AutoPapo pergunta se é verdadeira a dica que ele recebeu para jamais ligar o ar-condicionado do seu automóvel quando ele está em movimento, quando o motor tem elevadas rotações, para evitar o tranco no compressor do equipamento, que poderia danificá-lo.
E ele diz não ter visto essa recomendação nem no manual, nem na oficina da concessionária. E, se não viu nem ouviu, é porque não existe esse problema. Aliás, nos carros mais modernos o compressor do ar-condicionado funciona de forma variável e raramente desliga.
Mas no passado recente, os compressores ligavam e desligavam para manter a temperatura desejada, assim como a geladeira ou o próprio ar-condicionadona nossa casa. Então, o compressor sempre foi projetado para receber, de repente,esse tranco pra começar ou voltar a funcionar.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Os ar condicionado que desligam pelo termostato, tem um auto índice de quebra do conjunto de embreagem do compressor, devido ao torque na hora de acionamento. Nós carros atuais o controle de temperatura é feito com acionamento de calor controlado manualmente pelo condutor. Neste caso não há necessidade de desligar o ar condicionado
Prezado Boris, acho que o problema apontado pelo leitor se relaciona com a conexão do eixo de rotação do compressor ao eixo do motor, que vai se desgastando excessivamente ao ser acionado em alta rotação. Vc poderia rever esse comentário? Grato.
A questão é que não existe essa “conexão de eixo de rotação do compressor com o eixo de rotação do motor”… Não é assim que funciona o mecanismo da polia do compressor. A rotação do motor pode ser quase a mesma com o carro em movimento ou parado, depende de velocidade e de marcha… Não confunda o torque das rodas com o torque da correia auxiliar, não tem relação.
Pois é o amigo acima não entende vem sobre conexão
Que falta de conteúdo!