Ar-condicionado: posso ligá-lo com o carro em movimento?

Ligar o ar-condicionado com o veículo em movimento pode causar algum dano ao compressor? Essa informação procede?

Por Boris Feldman17/10/19 às 08h00

Leitor do AutoPapo pergunta se é verdadeira a dica que ele recebeu para jamais ligar o ar-condicionado do seu automóvel quando ele está em movimento, quando o motor tem elevadas rotações, para evitar o tranco no compressor do equipamento, que poderia danificá-lo.

E ele diz não ter visto essa recomendação nem no manual, nem na oficina da concessionária. E, se não viu nem ouviu, é porque não existe esse problema. Aliás, nos carros mais modernos o compressor do ar-condicionado funciona de forma variável e raramente desliga.

Mas no passado recente, os compressores ligavam e desligavam para manter a temperatura desejada, assim como a geladeira ou o próprio ar-condicionadona nossa casa.  Então, o compressor sempre foi projetado para receber, de repente,esse tranco pra começar ou voltar a funcionar.

ar-condicionado
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (4 votos, média: 2,50 de 5)
loadingLoading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Ananias 19 de outubro de 2019

    Os ar condicionado que desligam pelo termostato, tem um auto índice de quebra do conjunto de embreagem do compressor, devido ao torque na hora de acionamento. Nós carros atuais o controle de temperatura é feito com acionamento de calor controlado manualmente pelo condutor. Neste caso não há necessidade de desligar o ar condicionado

  • Avatar
    Cristiano 17 de outubro de 2019

    Prezado Boris, acho que o problema apontado pelo leitor se relaciona com a conexão do eixo de rotação do compressor ao eixo do motor, que vai se desgastando excessivamente ao ser acionado em alta rotação. Vc poderia rever esse comentário? Grato.

    • Avatar
      Alex 18 de outubro de 2019

      A questão é que não existe essa “conexão de eixo de rotação do compressor com o eixo de rotação do motor”… Não é assim que funciona o mecanismo da polia do compressor. A rotação do motor pode ser quase a mesma com o carro em movimento ou parado, depende de velocidade e de marcha… Não confunda o torque das rodas com o torque da correia auxiliar, não tem relação.

      • Avatar
        Rogério 18 de outubro de 2019

        Pois é o amigo acima não entende vem sobre conexão

  • Avatar
    Carlos M 17 de outubro de 2019

    Que falta de conteúdo!

Avatar
Deixe um comentário