As peças de reposição não certificadas são confiáveis ou não?

Comprar peças de reposição no mercado paralelo, pode ser algo arriscado ou dá no mesmo em relação as certificadas?

Por Boris Feldman23/08/18 às 20h30

As peças de reposição compradas sem certificação deixam muitos proprietários de automóveis na dúvida sobre a confiabilidade das mesmas.

[TRANSCRIÇÃO]

As peças de reposição costumam ser mais baratas no mercado paralelo, mas a dúvida é: dá para comprá-las sem sustos? Sim, se forem puramente estéticas. Os frisos, por exemplo, que não interferem com a segurança. Caso contrário, de olhos fechados só na embalagem original da fábrica: Ford, Volkswagen, Fiat ou Mopar ou produzidas pelos mesmos fornecedores das montadoras.

O pessoal mais experiente, como mecânicos e lojistas, pode também recomendar os componentes produzidos por fábricas reconhecidas internacionalmente, como: Bosch, Marelli, Valeo e outras. Se não estão enquadradas nessas categorias aí é salve-se quem puder. Isso porque no Brasil ainda são raríssimas as peças certificadas pelo Inmetro. Ao contrário da Europa, por exemplo, onde não se coloca um parafuso pra vender que não tenha sido certificado por um órgão homologado pelo governo.

as peças de reposição
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    MAGNUS 23 de outubro de 2018

    A pessoa tem que ter muito conhecimento , digo do proprietário ao mecânico, tem muita coisa ruim no mercado, desde as reposições vendidas nas concessionárias até numa lojinha suja. Vc vê no próprio toque na peça a baixa qualidade, um crime.

  • Avatar
    gerson 24 de agosto de 2018

    tem peças boas pra quem entende do assunto pergunte para quem já usou ou mecânico de confiança. já comprei peças na Ford onde quebraram três vezes .não generalizar por a picareta na flat GM e assim vai pois o Brasil é o país da picaretagem inclusive até o presidente é

Avatar
Deixe um comentário